sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Peneda Gerês tem 60 alojamentos Parques com Vida

A central de reservas da ADERE- Peneda Gerês abrange os cinco concelhos que se incluem no Parque Nacional da Peneda Gerês e trabalha actualmente com 10 empresas de animação e 123 alojamentos, concentrando em si e promovendo as ofertas existentes para os visitantes. E têm sido cada vez mais, sublinha a administradora delegada, Sónia Almeida, apoiando-se numa comparação feita pelo ex-Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade: «Entre 2010 e 2011 houve um acréscimo muito significativo, em mais de 50 por cento», sublinha responsável, ressalvando que o número de visitantes que entram no parque não são necessariamente aqueles que optam por ficar alojados.
A maioria são portugueses, mas há de tudo: espanhóis, franceses, norte-americanos. Todos os alojamentos são licenciados pelo Turismo de Portugal, mas só alguns são Parques com Vida, resultado de um projecto dinamizado por várias entidades públicas e que abrangeu também o Parque Nacional. A marca é reservada aos alojamentos que preservem e conservem a natureza, sensibilizem a população sobre a importância e as necessidades da natureza e sejam destinos turísticos de natureza social e ambientalmente responsável. Actualmente, são 60, e têm de prestar contas de dois em dois anos.
O Parque Nacional, foi considerado Reserva da Biosfera da UNESCO e pertence à rede de parques de excelência (Pan Parks) a nível mundial. A adesão dos empresários já levou a 20 alojamentos poderem ostentar o galardão. «Temos agora um sistema de avaliação online que cobre todos os alojamentos», nota a responsável da ADERE.
As actividades mais procuradas são, para além dos passeios pedestres, as actividades aquáticas, como canoagem, rafting, BTT e passeios a cavalo. «O critério ambiental verifica-se na escolha à priori», afirma Sónia Almeida.
A ADERE espera ainda a aprovação do financiamento para o projecto VER-BIO, que ronda os 1,5 milhões de euros para melhorar a sustentabilidade para a protecção e conservação do programa de cooperação territorial do espaço Sudoeste europeu (SUDOE). A parceria conta com nove beneficiárias, sete portugueses e dois espanhóis e é para executar num prazo de dois anos.
Fonte: Ambiente online, em 24-08-2012.

Sem comentários: