domingo, 12 de agosto de 2012

«A melhor forma de proteger a Natureza é torná-la acessível»

“Todo o potencial do Gerês só se torna possível se for acessível às pessoas”. A chamada de atenção foi deixada, ontem de manhã, pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, que percorreu o ‘Trilho dos Currais’ para mostrar a importância do turismo da Natureza no Parque Nacional Peneda-Gerês, em mais uma das iniciativas no âmbito da Festa da Europa, que ali decorre até hoje.
“O objectivo desta caminhada é o contacto privilegiado com a Natureza que o Gerês permite, através dos seus trilhos, dos seus cursos de água, da albufeira e desportos”, assinalou o eurodeputado.
“O Gerês é turismo de Natureza e este trilho serve precisamente para evidenciar que este turismo tem que ser devidamente explorado”, indicou o responsável, apontando, por exemplo, para uma cadeia empresarial, económica e social “que permita valorizar os produtos locais”.
Seja qual for a sua gestão e ordenamento, José Manuel Fernandes defende, todavia, que em relação ao acesso ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, “o parque não pode ser para as elites. Ele tem que estar acessível a todos, ainda que haja condicionamentos”.
Considerando que o Gerês é, ainda, um diamante por lapidar, o eurodeputado José Manuel Fernandes entende que a este nível, “há, ainda, muito a fazer em termos turísticos no Gerês e em todo o país, pois nós não sabemos vender as nossas potencialidades e, também por outro lado, nós somos um país demasiado burocrata - o que não favorece nada à sustentabilidade”.
Destacando a importância do cuidado e protecção que deve existir com o meio ambiente, o eurodeputado entende que “a melhor forma de proteger a Natureza é torná-la acessível, porque são as pessoas que vão exigir a sua qualidade, a sua conservação e a sua preservação”.
Fonte: Correio do Minho, em 12-08-2012

Sem comentários: