quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Festa da Europa: Gerês é um “diamante” para ajudarmos a lapidar

A Festa da Europa arrancou ontem, na vila do Gerês, com a inauguração da exposição ‘Portugal Europeu: Meio Século de História’. E foram muitas as individualidades locais que se juntaram ao eurodeputado minhoto José Manuel Fernandes na abertura desta festa, que se prolonga até ao próximo domingo e que promete fazer reflectir sobre as “forças e potencialidades da região”.
O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e os seus antecessores, representantes do Parlamento Europeu e do Instituto de Emprego e Formação Profissional fizeram questão de marcar presença na abertura do evento, lançado pelo eurodeputado e aceite pela autarquia terrabourense, enquanto entidade parceira.
Joaquim Cracel, edil de Terras de Bouro, agradeceu em público a José Manuel Fernandes pelo facto de ter escolhido o Gerês para a promoção desta Festa da Europa.
“Esperamos que este encontro sirva para nos enriquecer, não só a nível do conhecimento sobre a Europa, mas também a nível do nosso país e do nosso concelho, uma vez que vamos ter aqui várias conferências que vão debater questões muitos importantes para nós co mo o desenvolvimento regional ou a questão da floresta e da água”, assinalou o autarca terrabourense.
O eurodeputado José Manuel Fernandes apontou a “sustentabilidade” como a palavra-chave do desenvolvimento rural, da água e da floresta, quer da região, quer do país.
Um conceito que, segundo o responsável, “ainda não interpretámos bem”, assinalando que deve efectivar-se “em termos económicos e ambientais” - por isso mesmo, “nada melhor do que escolher este diamante que é Terras de Bouro e o Gerês, que todos temos que ajudar a lapidar, para falar precisamente de sustentabilidade”. José Manuel Fernandes defende que “a melhor forma de protegermos os nossos recursos como a água e a floresta é torná-la disponível, e também acessível, ainda que com regras às populações”.
Entre os vários desafios que o eurodeputado tem definidos como metas para vencer está um dos que mais afecta o território de Terras de Bouro e todo o mundo rural: o envelhecimento populacional. “Este é um problema que é comum a toda a UE e que é preciso vencer”, apontou o eurodeputado.
Fonte: Correio do Minho, em 9-08-2012

Sem comentários: