sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fase Charlie de combate aos incêndios florestais arranca hoje

Arranca hoje, dia 1 de Julho, a Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2011. Esta fase, que se prolonga até 30 de Setembro, é considerada a época ano em que o risco de incêndio é mais elevado, e em que os meios de combate elevam os níveis de prontidão. Arranca hoje, dia 1 de Julho, a Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2011. Esta fase, que se prolonga até 30 de Setembro, é considerada a época ano em que o risco de incêndio é mais elevado, e em que os meios de combate elevam os níveis de prontidão.
Durante a Fase Charlie de combate a incêndios vão estar operacionais 9.210 elementos, 2022 veículos e 41 meios aéreos, além dos 237 postos de vigia da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (GNR). A 1 de Julho é igualmente accionado o Plano de Operações Nacional para o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PONG). Trata-se de um Plano Operacional Integrado para intervenção no Parque Nacional da Peneda-Gerês destinado aos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, na área ocupada pelo Parque Nacional e que contempla a definição de duas zonas prioritárias de prevenção dos incêndios florestais: a Mata do Ramiscal, no concelho de Arcos de Valdevez, e a Mata de Albergaria, no concelho de Terras de Bouro.
O PONG assume-se como um instrumento proactivo de gestão operacional conjunta e plurianual, que permite planear, organizar e coordenar um Dispositivo Conjunto de Defesa Contra Incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês, constituído por meios e recursos das entidades intervenientes, de forma a salvaguardar as áreas consideradas de maior interesse. O combate é a última das soluções, sendo que o grande objectivo é diminuir o número de ignições.
Fonte: Notícias de Vila Real, em 01-07-2011

Sem comentários: