quinta-feira, 7 de julho de 2011

Verão trouxe fortes incêndios

O Vale do Homem está a ser fortemente atingido pelo flagelo dos incêndios florestais. Aos primeiros dias de Verão os primeiros sinais de alarme vieram, essencialmente, do concelho de Vila Verde, onde o dia 25 marcou o arranque de uma fase particularmente negra, registando, nalguns dias e nalguns momentos, diversas ignições activas em simultâneo.
Um dos primeiros incêndios lavrou em Escariz S.Martinho, desde as 13.20 horas até ao final da tarde, mobilizando 24 bombeiros, quatro elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, cinco elementos da Força Especial de Bombeiros, 11 veículos e um heli-bombardeiro no combate a uma frente activa. Este incêndio teve, depois, diversos reacendimentos, alastrando-se a outras freguesias, como Marrancos. Entretanto, os bombeiros vilaverdenses combateram as chamas noutras freguesias, como Arcozelo, Esqueiros, Sabariz, Lage, Cervães, Oleiros e Prado S. Miguel, que também acabaram atingidas pelos incêndios que consumiram centenas de hectares de mata e pinhal.A totalidade da área ardida ainda não é possível contabilizar porque, de acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, “ainda não há medições dos maiores incêndios ocorridos”.
Uma coisa é certa, as zonas Centro e Sul do concelho têm sido, até agora, as mais atingidas pelos mais de 50 incêndios já registados.
Os concelhos de Amares e Terras de Bouro conhecem, aparentemente, dias mais tranquilos até ao momento. Em território amarense apenas se verificaram “alguns incêndios de pequena dimensão”, que atingiram “essencialmente áreas de mata e pinhal”. “Para estas ocorrências de fraca gravidade só houve necessidade de destacar equipas de cinco ou seis homens”, garantiu fonte dos Bombeiros Voluntários de Amares.
Em Terras de Bouro, o único caso registado dá conta de um incêndio que deflagrou na freguesia de Chorense, no passado dia 25, e que consumiu cerca de 500 metros quadrados de mata. Também neste caso só foi necessário o recurso a um carro de combate e a uma equipa de cinco 'soldados da paz'.
Terras do Homem, em 7-07-2011

Sem comentários: