quinta-feira, 7 de julho de 2011

Terrabourenses querem rentabilizar investimentos turísticos

Dando seguimento ao desejo de descentralizar o debate e a tomada de decisões a nível local, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro voltou a reunir, à terceira sessão ordinária de 2011, fora do edifício dos Paços do Concelho, desta feita na Sala da Geira, no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna.
No período da Ordem de Trabalhos, foi aprovada, por unanimidade, a desafectação de uma parcela de domínio público municipal (238m2) de acesso à Ponte Dr. Artur Arantes, em Souto, no sentido de complementar o plano de permutas relativamente à área abrangida pelos acessos à ponte. Também por unanimidade, foi aprovada a actualização do ‘Contrato de Recolhas de Efluentes’ entre o município e a agora denominada empresa ‘Águas da Noroeste’.
Nesta terceira sessão, sob presidência de Ricardo Gonçalves, os “fortes cortes orçamentais” de que os municípios estão a ser alvo, a “política de contenção e apoios sociais praticados”, os custos inerentes de construção do Museu da Geira – cerca de 1,5 milhões de euros –, assim como da sua manutenção e formas de rentabilização dos investimentos efectuados”, foram alguns dos temas abordados e estudados.
Para além destes assuntos, também foi debatida a “necessidade evidente de atrair turistas culturais, além dos amantes da natureza”, bem como “a viabilidade de utilização pedonal do percurso da Geira, com pedidos de intervenções frequentes de limpeza do piso e zonas envolventes” ou a “possível fusão de freguesias e municípios”.
Finalmente, as obras de limpeza e melhoramento da rede viária – assim como de implantação de saneamento básico –, o “ponto da situação do arranjo urbanístico das Margens da Albufeira da Caniçada”, em Rio Caldo, e a relação do município com a Escola Profissional Amar Terra Verde foram outros dos assuntos discutidos.
Terras do Homem, em 7-07-2011

Sem comentários: