quinta-feira, 4 de julho de 2013

Caça ilegal ao porco bravo sob investigação

Nos últimos meses, o Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana tem apreendido algumas armadilhas - também conhecidos por laços - utilizados na caça ilegal ao porco bravo. A garantia foi dada pelo próprio comandante do posto territorial da GNR da Póvoa de Lanhoso, Capitão Amado, que explica que essas investigações “são realizadas de forma discreta”, para que se tornem “mais eficazes”.
Os caçadores da região manifestam, por seu turno, a sua preocupação com o desenvolvimento do fenómeno que, no entanto, “não é novo”. Além disso, este tipo de caça “pode constituir perigo para a saúde pública”, uma vez que muitos animais, depois de feridos, acabam por se deslocar do local onde a armadilha foi colocada, ficando a apodrecer ao ar livre.
Nos últimos dias, na freguesia de Bouro Santa Maria, foi encontrado um porco bravo de grandes dimensões, no areal de uma zona de lazer junto ao Rio Cávado, com "marcas evidentes" de que terá sido apanhado numa dessas armadilhas. Ora, depois de morto, o animal terá sido trazido pela corrente do rio, tendo ficado a decompor-se em pleno areal.
Fonte: Terras do Homem, em 4-07-2013

Sem comentários: