quinta-feira, 11 de julho de 2013

Hoje, no jornal “Diário do Minho”: Bom Jesus das Mós celebra Centenário

Monumento ao sagrado coração de jesus, ícone do arciprestado de TERRAS DE BOURO, celebra 100 anos este sábado e decorre um programa vasto de comemorações para assinalar a efeméride.
O Arciprestado de Terras de Bouro vive, este domingo, a sua peregrinação arciprestal ao Bom Jesus das Mós, no alto da Carvalheira.
Esta manifestação popular de fé fica este ano marcada pelas comemorações do centenário da inauguração do monumento ao Sagrado Coração de Jesus.
Está neste momento a decorrer um vasto programa de comemorações que inclui conferências, uma exposição, celebrações religiosas e momentos musicais.
O programa iniciou-se, no passado dia 8 de julho, com uma Eucaristia em memória do padre Martins Capela, fundador do monumento. No final da celebração decorreu ainda a inauguração de uma exposição e a encenação de uma peça de teatro.
Entretanto realizam-se duas conferências centradas na vida e obra de Martins Capela e, ainda, um tríduo de oração, orientado pelo padre Dário Pedroso.
Esta noite, pelas 21h30, terá lugar a apresentação do livro “Senhor Jesus do Monte das Mós - Cem anos da fé e devoção”.
Entretanto, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, vai presidir este sábado, pelas 21h00, a uma eucaristia comemorativa, no preciso dia em que se completam 100 anos sobre a bênção apostólica do Papa S. Pio X. Após esta celebração, que decorre nas Mós, vai ser apresentada a medalha comemorativa do centenário.
No domingo, último dia das comemorações vai ser celebrada uma missa solene no Bom Jesus das Mós, pelas 11h00, seguida de procissão e bênção ao Arciprestado, presidida pelo Bispo auxiliar D. António Monteiro.
Pelas 15h00 decorre uma procissão do Santíssimo Sacramento, seguindo-se um concerto de bandas.
100 ANOS DE HISTÓRIA
O monumento de Bom Jesus das Mós, que invoca o Sagrado Coração de Jesus, foi iniciado em 1912, porém a bênção apostólica do Papa Pio X foi dada apenas no dia 13 de julho de 1913, perante numerosa assistência. A sua fundação deve-se ao enérgico padre Martins Capela (1842-1925), que o erigiu no alto do monte das Mós, espetacular miradouro sobre o município de Terras de Bouro.
Fonte: Diário do Minho, em 11-07-2013

Sem comentários: