domingo, 4 de abril de 2010

Gerês Antigo: a mala-posta

“A empresa Zenha & C.ª, foi sucessora da velha mala-posta, da qual me entre lembro, pois a sua chegada ao Gerês é para mim inesquecível.
Chegava ali pelas 22 horas. Era a hora do chá com bolachas, refeição, que nunca há-de acabar de se servir. Seria da guizalhada, do tiro, ou seria das bolachas? Sei que era um acontecimento para todos, a sua chegada. Ficou para sempre gravado na minha memória. É de memória que descrevo esta ocorrência, importante na vida das Caldas.
Após a entrega e recebimento das malas do correio, e dos aparelhamentos para a nova viagem de retorno, lá partia pela meia noite com os que regressavam a suas terras, finda a cura, com destino a Braga, aonde chegava pelas 10 da manhã, sonolenta e cansada.
Que tempos heróicos e que resistência mesmo para doentes do fígado!
Revi-as mais tarde nos filmes do Far-West americano.
As tipóias que se utilizavam para quem não quisesse viajar em comum, e para as excursões à serra, ainda hoje me fazem saudades pois permitem que se aprecie melhor a paisagem, no que nunca tive pressa, e se respire o ar perfumado das colinas. Há em Sintra destes trens assim como em Freudenstadt.

A velha e romântica diligência, na qual ainda viajei, era puxada por 5 cavalos. A meio do percurso - Santa Maria de Bouro - fazia-se a muda dos animais. Existem aí ruínas de um antigo convento cisterciense, onde Link que herborizou por estas paragens, se agasalhou. Conta ele que os frades curiosos lhe estragaram um instrumento científico. Vidé Voyage au Portugal. A 5 km fica N.R Senhora da Abadia.
Nas lombadas de Valdozende o cocheiro pedia aos passageiros que se apeassem para ajudar os animais na prolongada subida. Isto hoje soa a patranha, mas garanto que é verdade."

2 comentários:

Anónimo disse...

Exmo Sr

Tendo em conta o interesse pelo seu artigo e sendo eu descendente de Geresianos ,ramo Paterno - Familia Ribeiro (antigo Hotel Ribeiro ) e materno Familia Baltasar da Silva (Pensão Central Jardim pertenceu aos meus avós , e Pensão Baltasar outrora propriedade de tios ), gostaria de saber se me autoriza a copiar parte do seu texto e fotos , os quais seriam publicados ( com a indicação do autor) na arvore genealógica que a minha familia está fazendo e onde também deixamos informações do Gerês e sua região. Antecipadamente agradecida e se não autorizar compreenderei a sua decisão . Melhores cumprimentos.
Ana Maria da Silva Ribeiro Jolaine
anajolaine@orange.fr

Anónimo disse...

eu partilhei na nossa pagina da familia beijokaS ANA ......OUTRA NETA ISABEL