sábado, 3 de abril de 2010

Vale do Homem está mais limpo

Centenas de toneladas de lixo recolhidas pela mão de um milhar de voluntários
Cerca de 100 mil voluntários, espalhados por todo o país, participaram, em nome da iniciativa ‘Limpar Portugal’, na recolha de mais de 70 mil toneladas de lixo, fazendo de Portugal um ‘jardim’ mais limpo. O Vale do Homem não foi excepção, tendo os grupos de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro recolhido centenas de toneladas de resíduos, apesar da participação voluntária ter ficado afectada pelo mau tempo que se fez sentir ao logo do dia 20 de Março. Os resultados obtidos “estiveram de acordo com as expectativas, embora até pudesse ser melhor se o tempo tivesse ajudado”, começou por analisar o coordenador nacional da iniciativa, Paulo Torres, sublinhando que “ao todo, cerca de 100 mil pessoas participaram na iniciativa, tendo recolhido entre 50 a 70 mil toneladas de lixo”. “Só na área de influência da Braval – em que estão inscritos os concelhos do Vale do Homem – foram recolhidos entre 550 a 600 toneladas de resíduos”, acrescentou.Entre os concelhos que mais lixo recolheram contam-se os de Guimarães, Famalicão, Santo Tirso. No fundo, “todo o Norte de Portugal” recolheu várias toneladas de lixo das florestas nacionais. De acordo com Paulo Torres, estes resultados estão intimamente ligados com o facto de serem “zonas de forte concentração industrial”.Considerando que “correu tudo dentro do previsto”, Paulo Torres garante, ainda, que “foi tudo feito nos dias marcados para o efeito”. “Apesar do mau tempo dificultar, por exemplo, a triagem do papelão, entre sábado e terça-feira tudo ficou concluído”, rematou, defendendo que “o mais importante agora é garantir que estas lixeiras continuem vigiadas para que não haja, sequer, necessidade de uma nova intervenção futura”.
Porque não ‘Limpar Amares’?
Confessando-se um coordenador “quase por acidente”, Paulo Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros e líder do grupo amarense afecto à iniciativa ‘Limpar Portugal’, frisou o papel da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Amares, Sara Leite, que se “empenhou muito”, tendo convocado uma reunião com vários presidentes de junta, com vista a uma melhor organização da ‘investida’ em Amares.A Câmara Municipal disponibilizou os meios para recolha dos resíduos, que se deslocaram ao Monte de São Pedro, à Senhora da Paz e a Lago, onde grupos de jovens e de escuteiros locais actuavam. “Também em Prozelo, um grupo de jovens interveio num parque industrial”, descreveu Paulo Gomes.No concelho amarense a estratégia acabou por ser ligeiramente diferente, por força do reduzido número de participantes, tendo-se optado por, faseadamente, ‘atacar’ diferentes lixeiras. “A ideia era juntar apenas um grupo e deslocarmo-nos a cada lixeira”, explicou o responsável de Amares. O caso “mais grave” encontrava-se no Monte da Senhora da Paz, na freguesia de Amares, tendo Paulo Gomes convocado os voluntários para aí actuarem. Ainda assim, neste concelho, existem outros pontos que requerem especial cuidado. São os casos do lugar de Abadia, em Bouro Santa Maria, e de S. Bartolomeu, na freguesia de Santa Marta de Bouro.De acordo com Paulo Gomes, mais importante que a recolha do lixo, em si, foi o “despertar de mentes que a iniciativa provocou”. “Até já abordei algumas individualidades locais para outra questão. Porque não fazermos um ‘Limpar Amares’, começando por actuar junto aos rios?”, interrogou-se o presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros.“Tratou-se, essencialmente, de uma iniciativa pedagógica, para que as pessoas tenham mais cuidados no futuro mas, também, para os autarcas locais criarem mais pequenas iniciativas específicas nas suas áreas de influência”, considerou.Assim, “o Limpar Portugal mexeu com muitas consciências”. “Pelo menos por um dia, toda a gente pensou no meio ambiente”, acredita Paulo Gomes, desvendando que já entrou em contactos com a Braval para a instalação de um ‘Ponto Electrão’, na freguesia de Ferreiros, para “recolha de electrodomésticos velhos”, “sensibilizando as pessoas e informando-as de que se deslocam a suas casas, caso assim pretendam para recolher esses mesmos objectos de grandes dimensões”.

Vila Verde recolheu centenas de toneladas de resíduos
Cerca de 750 pessoas estiveram envolvidas, no passado dia 20 de Março, na ‘caça às lixeiras’, no concelho de Vila Verde. O número foi avançado por Paulo Barbosa, coordenador do grupo vilaverdense da iniciativa ‘Limpar Portugal’. Este número leva os responsáveis locais a traçarem um “balanço bastante positivo, uma vez que se registou uma forte adesão das pessoas um pouco por todo o concelho”.“Tivemos também uma forte adesão das juntas de Freguesia e um apoio considerável da Câmara Municipal de Vila Verde, apesar da ausência de apoio logístico pesado”, descreveu Paulo Barbosa. Contudo, foi “a adesão das crianças, das escolas e dos grupos de jovens que se tornou na ‘pedra de toque’ deste sucesso registado”.Até ao momento, ainda não há números oficiais das toneladas de lixo recolhidas por este grupo vilaverdense, até porque “ainda se aguardam os dados, que deverão chegar nos próximos dias, por parte da Euroseparadora e da Braval”. Contudo, “tudo aponta para um número acima das 200 toneladas” de resíduos recolhidas.A Junta de Freguesia de Covas, por sua vez, também “não quis ficar de lado”, tendo-se associado ao movimento ‘Limpar Portugal’. Apesar da forte chuva, reuniram-se dez pessoas que, numa só tarde, conseguiram tirar das bermas da EN 101 mais de 3 toneladas de lixo. Esta experiência “agradou” à Junta de Freguesia e aos restantes participantes, ao ponto de ficar já no ar a ideia de “repetir-se esta excelente iniciativa em toda a freguesia, num dia de sol e antes do Verão”.

Grupo terrabourense dedicou-se ao PNPG
Em Terras de Bouro, a coordenação do grupo, anteriormente a cargo de Paulo Torres – coordenador nacional do projecto ‘Limpar Portugal’ – ficou a cargo de Mota Pires. O grupo terrabourense terá optado por acções mais localizadas, preferindo efectuar limpezas em zonas mais específicas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, até porque “não haveria problemas de maior, com lixeiras de grandes dimensões”.

Autor: Terraimagem 2010/04/01

Sem comentários: