domingo, 19 de junho de 2011

Voluntários «de olho» no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Os primeiros voluntários que, este Verão, vão vigiar o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), vão para o terreno já amanhã. É a primeira ‘patrulha’ das dezenas de voluntários que já responderam ao desafio lançado pela Associação Mãos à Obra (AMO) Portugal, numa parceria estreita com a direcção do Parque Nacional e com a Secção do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) no Comando Territorial de Braga da GNR. A pé ou de bicicleta, estes voluntários, identificados e munidos de equipamentos de comunicação para participarem eventuais incêndios florestais, vão patrulhar a área central do parque, a partir de amanhã e até 30 de Setembro, cobrindo o período crítico de incêndios. A AMO Portugal - herdeira da organização de base do projecto ‘Limpar Portugal’ - estabeleceu como objectivo angariar uma centena de ‘vigilantes’. Até agora já se inscreveram 90 voluntários, confirmou ao ‘Correio do Minho’ Carlos Evaristo, da AMO Portugal. Os períodos de vigilância dependem da disponibilidade das pessoas, mas foram estabelecidos turnos de seis horas.Dos 80 já inscritos, 25 já confirmaram as datas em que estão disponíveis para esta acção de vigilância que envolve a sociedade civil na protecção do único parque nacional do país.
Alguns voluntários podem ficar o fim-de-semana, outras a semana e outras ainda o mês todo, explica Carlos Evaristo.
Em conjunto com a Direcção do PNPG do parque foram definidos os trilhos para os voluntários percorrerem. Um deles tem mais de dez quilómetros de extensão mas é também dos mais usados pelos turistas.
Estas acções centram-se no concelho de Terras de Bouro, na zona da Ermida, na serra do Gerês, à volta dos trilhos “por onde anda mais gente”, precisamente para cumprirem as “missões” de vigilância a eventuais descuidos e prevaricações, mas também de sensibilização aos turistas, descreve o coordenador do projecto.
As acções de vigilância fazem--se também em colaboração com a GNR que preparou brochuras para ‘ensinar’ aos voluntários as normas a cumprir.
Ainda há espaço para mais voluntários. Basta inscrever-se pela Internet no site da AMO Portugal.
Fonte: Correio do Minho, em 19-06-2011

Sem comentários: