quinta-feira, 9 de junho de 2011

Caminhada do coração pela saúde

Dezenas de pessoas participaram na primeira caminhada pelo trilho dos moinhos e regadios tradicionais de Santa Isabel do Monte, promovida pela Unidade de Cuidados da Saúde Particulares de Terras de Bouro, em parceria com a Câmara Municipal, com vista à celebração do ‘Mês do Coração’ e com o intuito de “promover estilos de vida saudáveis”.
Assim, todos os colaboradores e funcionários do Agrupamento de Centros de Saúde Gerês/Cabreira – agrupamento que abrange os concelhos de Vila Verde, Terras de Bouro, Amares, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho – estavam convidados a participar nesta jornada saudável.Pouco passavam das 8h30, quando os caminheiros, reunidos no largo Padre Martins Capela, junto à Câmara Municipal de Terras de Bouro, deram início à caminhada de quase três horas, ao longo das quais percorreram perto de sete quilómetros.
Com um grau de dificuldade baixo, este passeio previu a passagem pela ‘Escola do Monte/Centro Interpretativo dos Moinhos’ e uma visita aos Moinhos em funcionamento.
No decurso da caminhada, os visitantes puderam, ainda, apreciar alguns recantos da freguesia de Santa Isabel do Monte, local onde se situa o ‘Trilho dos moinhos e regadios tradicionais’. Esta freguesia é, no entender dos responsáveis pela iniciativa, “detentora de grandes potencialidades, pela sua riqueza e diversidade do património cultural, natural e histórico”. Do património rural patente neste trilho, os organizadores destacaram as construções de apoio às actividades agrícolas tradicionais, os sistemas produtivos e os ciclos de transformação de cereais, que vão desde o cultivo, passam pelo seu armazenamento e pela transformação dos seus grãos na produção das farinhas até ao fabrico do pão.
Fonte: Terras do Homem, em 9-06-2011

Sem comentários: