terça-feira, 14 de junho de 2011

Elevação do Gerês a vila: recordamos a alegria dos geresianos

Publicamos este texto do Dr. Agostinho Moura que retrata de uma forma brilhante a alegria dos geresianos quando a povoação do Gerês, por decisão da Assembleia da República foi, em 20 de Julho de 1991, elevada a vila.
O texto e as fotografias seguintes foram extraídos da obra “Vila do Gerês”, publicada em 2001, pela CALIDUM.
"Logo que, no final da tarde desse histórico dia 20 de Junho, chegou ao Gerês a agradável notícia da decisão da Assembleia da República muitos foram os geresianos que saíram para a rua a festejar o acontecimento e em caravana de automóveis, com a Charanga do Vilar da Veiga à frente, foi ruidosamente saudada a promoção desta estância termal à categoria de vila, ficando desde logo a Comissão Pró-Gerês/Vila a preparar o programa das celebrações solenes do acontecimento, aprazadas para o dia 6 de Julho.

Entretanto, na Assembleia Municipal de Terras de Bouro reunida em 28 de Junho, um grupo de deputados municipais geresianos apresentou uma moção de congratulação pela elevação da sua terra a vila, felicitando por isso todos quantos tal tornaram possível, sendo a mesma aprovada por unanimidade e aclamação.
Memoráveis seriam, no entanto, os festejos realizados em 6 de Julho, nos quais participaram os deputados Dr. António Braga (PS) e Dr. José Leite Machado (PSD), o Presidente da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, Dr. Manuel Antunes da Lomba, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. José António Araújo, o Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, Dr. Francisco Torres Sampaio, o Administrador da Empresa Hoteleira do Gerês, Carlos Padrão e os Presidentes da Assembleia e da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga, respectivamente António Matos Ferreira e Carlos Manuel Pereira Guimarães, para além de muito público.

Na Missa Campal de Acção de Graças, concelebrada, num palco montado no Parque Tude de Sousa, pelo pároco, Pe. Albino Azevedo Faria, Pe. Custódio Ferreira Pinto e Pe.. Luís Jácome, e abrilhantada pelo Coro da Banda de Música de Lousada, à homilia, o Pe. Albino transmitiu a todos os presentes a mensagem evangélica da necessidade de todo o homem se promover, a todos os níveis, como símbolo da perfeição com que o Criador o fez à sua imagem e semelhança, devendo a promoção do Gerês a vila ser assim entendida e agradecida pelos benefícios que daí poderiam resultar para a comunidade geresiana, cujos antepassados que já transitaram para o Além seriam oportunamente recordados.
As individualidades presentes seriam, entretanto, obsequiadas com um lauto almoço que a Pensão Jardim, num gesto assás significativo, se dignou oferecer-lhes em sinal de regozijo pela efeméride celebrada.
A meio da tarde, iniciou-se, junto ao antigo hospital, o desfile comemorativo da elevação do Gerês a vila, o qual abria com um gracioso dístico empunhado por dois jovens geresianos onda se lia: VILA DO GERÊS.

Seguiam-se os homens da Charanga do Vilar da Veiga, com os seus bombos e gaitas-de-foles a rufar festivamente, os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, com todas as viaturas disponíveis, numa delas ostentando o dístico: "Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro saúdam Gerês/Vila", os Ranchos Folclóricos de Cibões, Terras de Bouro e de Goães, Amares, rigorosamente vestidos com os seus atraentes trajes garridos e estandartes a desfraldar ao vento, a renomada Banda de Música de Lousada interpretando, de forma solene, o Hino do Gerês, encerrando o histórico cortejo com as diversas entidades presentes e muito povo, todos se encaminhando em direcção ao Parque Tude de Sousa, onde num palco improvisado iria decorrer a sessão solene.

A abri-la, um grupo de crianças da Escola Primária e da Telescola do Gerês, acompanhadas pela referida Banda de Música, interpretaram o Hino do Gerês. E foi comovente ouvir, das vozes cândidas das crianças, como também de muitos adultos espalhados, pela numerosa assistêncla aquelas estrofes que tanto dizem aos geresianos:
"Ó Gerês, terra bendita/ Nesta Pátria de cantigas/ Tens a grandeza infinita/Das serras em que te abrigas./Ó Gerês, tão pequenino/Mas no mundo sem rival/És um milagre divino,/ Milagre de Portugal. Farol de esperança e de amor/ A brilhar na serrania/ Tens mudado muita dor/ No calor duma alegria./ E d'alma aberta e florida/ A luz dos teus horizontes/ Guardas a fonte da Vida/ Na água das tuas fontes.../ Formosa terra de encanto/ Onde a serra é sem igual/ És o mais lindo recanto/ Do jardim de Portugal./ E foi p'ra maior louvor/ Do bom nome português/ Que Deus criou, com amor/ O primor deste Gerês!"
As mesmas crianças interpretaram, seguidamente, diversos poemas da autoria do Dr. Matias Araújo Lima, extraídas da sua obra "Gerês- Quadros e Canções", publicada em 1939, onde são retratadas antigas figuras do Gerês como o Mestre Serafim, o Eiras, o Mestre Silva, o Bernardino da Florinda, o Manuel Guarda-Fios, o Frutuoso, o Mestre Pereira, o Dias, o Arão e o Armando Espada, este lá presente, recebendo forte ovação.
A série de discursos foi iniciada por Agostinho Moura, em representação da Comissão Pró-Gerês/Vila, seguindo-se o presidente da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga, o Presidente da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, o vereador Manuel Aguiar Campos, da Câmara Municipal de Terras de Bouro e os deputados António Braga e Leite Machado, sendo tónica comum de todas as intervenções o apelo à população geresiana para que, a partir daquela data, soubesse dar jus à categoria de vila recém-assumida pela sua terra.
Um animado arraial popular, à boa maneira minhota, abrilhantado pelos já citados Ranchos Folclóricos e Banda de Música encerraria o programa da parte de tarde, o qual se prolongaria até à noite, com a actuação de um conjunto musical que fecharia com chave de ouro uma das datas mais significativas da nóvel Vila do Gerês.
Reunida em 17 de Julho seguinte, a Junta de Freguesia de Vilar da Veiga deliberou por unanimidade atribuir um voto de louvor e de reconhecimento a Agostinho Dias de Moura, principal responsável da Comissão Pró-Gerês/Vila e director do jornal "GERESÃO", "por ter sido o verdadeiro corpo dinamizador de todo o processo conducente à elevação do Gerês à categoria de vila".
Por sua vez, o "Diário da República" de 16 de Agosto de 1991 publicou, na I Série-A, a Lei n°96/91 que seguidamente, se reproduz em "fac simile", onde em artigo único, é criada oficialmente a Vila do Gerês.
Durante o primeiro Almoço-Convívio dos Geresianos e Amigos do Gerês, realizado em 2 de Novembro de 1991, no Hotel do Parque, foi solenemente apresentada e benzida a primeira bandeira com as armas da Vila do Gerês".

Sem comentários: