quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Parabéns ao nosso poeta

No dia 20 de Abril de 2009 escrevi no jornal o “Geresão” o texto “João Luís Dias, o Poeta da Montanha”. Hoje, felicito-te por mais um aniversário e peço-te que com o teu engenho e arte continues a ser um “pastor do Ser”.
Parabéns por mais um aniversário, "Poeta da Montanha"!
A ti, João Luís, dedico-te novamente os últimos parágrafos desse meu texto.
Bem haja!
Na verdade, a criação poética é um mistério indecifrável e que não está ao alcance da maior parte do comum dos mortais. A arte da criação poética não se aprende nos livros e não pode ser ensinada. Não se conhecem receitas para ensinar a composição de um verso ou de um poema.
De facto, os poetas são nossos mestres, nós que somos homens vulgares, e bebem em fontes que nos estão vedadas a todos nós. E um grande poeta, de acordo com o escritor inglês Gilbert Chesterton, “existe para mostrar ao homem pequeno o quanto ele é grande”.
Para mim, João Luís Dias é um grande poeta que deve orgulhar-nos a todos nós terrabourenses! Vou mais longe e ouso dizer que João Luís Dias é um «pastor do Ser», na tão bela expressão de Heidegger.
De facto, a sua sensibilidade estética revela-nos o “Ser” e o encanto do que, sem ele, para nós não seria. Bem haja ao nosso “Poeta da Montanha”, aos seus versos e ao seu grande amor pela poesia e pela cultura!
Obrigado, João Luís. Tão só: muito obrigado por partilhares connosco a tua inspiração, o teu talento e os teus poemas!

Sem comentários: