sábado, 27 de fevereiro de 2010

Luz Verde ao Natur Parque e Intermaché

Na página da Câmara Muncipal, pode ler-se que a Assembleia Municipal de Terras De Bouro deu Luz Verde ao Natur Parque e ao Intermaché.
Também pode ler-se que o presidente da Junta de Moimenta, Manuel Dias, considerou que a implantação do Intermaché será uma mais-valia e uma oportunidade que o concelho não deve perder.


Passo a transcrever o texto publicado no dia 26 de Fevereiro no site da Câmara Muncipal: «A Assembleia Municipal de Terras de Bouro, presidida pelo deputado Ricardo Gonçalves, deliberou no passado dia vinte e dois do corrente mês, dar luz verde ao executivo de Joaquim Cracel Viana para avançar com o projecto do Natur Parque de Vilarinho da Furna e viabilizar a implantação na sede do Concelho, de uma superfície comercial da rede Intermaché.
Relativamente ao Natur Parque de Vilarinho da Furna foi apresentado nessa Assembleia um parecer da Comissão que havia sido constituída com o objectivo de reavaliar aquele projecto, face a algumas dúvidas levantadas quanto à sua real possibilidade de concretização, gestão e sustentabilidade.
Os trabalhos dessa Comissão desenvolveram-se durante quatro reuniões onde, para além dos elementos representativos da Assembleia, também teve assento o Presidente do Município. A esta Comissão foram chamados o ex-presidente da Câmara António Afonso e os representantes da Associação AFURNA que, através dos seus depoimentos, muito contribuíram para clarificar determinados aspectos, quer em termos de direitos de propriedade dos terrenos onde serão implantadas as obras, quer dos contactos e parcerias já efectuados.
Nesse aspecto, foi realçado pelo presidente da Comissão, Avelino Soares, o espírito de cooperação encontrado nos diversos intervenientes e na vontade unânime de dar corpo a um empreendimento que, não fazendo perigar o equilíbrio financeiro do Município, lhe empreste maior visibilidade como referencial de atracção turística na valorização de um espaço memória dedicado às gentes de Vilarinho da Furna e à sua aldeia afundada pela barragem do mesmo nome.
Este trabalho foi coroado de êxito ao ser o referido parecer aprovado por unanimidade nessa Assembleia.
Assim, e em termos de obras poder-se-ão ver concretizadas as seguintes:
1) Praia fluvial e parque de merendas, com sanitários, parque de estacionamento e outras estruturas de apoio (posto de socorros, balneários etc.)
2) Posto de observação de animais selvagens.
3) Trilho pedestre na serra Amarela.
4) Museu subaquático. (este, constituído pelas actuais ruínas da aldeia submersa e a ser visitado nos moldes já praticados actualmente pelas empresas de mergulho).
Quanto à implantação do Intermaché e depois de terem sido tecidas várias considerações que iam no sentido de ser criada uma Comissão para estudar os prós e os contras de um estabelecimento dessa natureza, foi proposto e unanimemente aceite, que o executivo liderado por Joaquim Cracel Viana tome as acções e medidas necessárias na resolução dessa pretensão.
Ainda antes, o presidente da Junta de Moimenta (Vila de Terras de Bouro), Manuel Dias, havia referido, a esse propósito, que a implantação do Intermaché constituía, pelos postos de trabalho que prevê criar (cerca de trinta) e pela dinâmica local que pode gerar, “uma mais valia e uma oportunidade que não se deve perder”.»


Sem comentários: