domingo, 2 de dezembro de 2012

«Sem Fronteiras» de José Manuel Fernandes desafia jovens para programas europeus

Facultar aos jovens e diferentes instituições ligadas à juventude todos os programas de apoio disponíveis nas áreas da educação, cultura, formação profissional e juventude foi o objectivo que levou o eurodeputado José Manuel Fernandes à concretização de uma obra inédita, que foi editada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Com cerca de 650 páginas, o livro ‘Sem Fronteiras – Programas disponíveis para jovens’ compila uma série de programas cujo montante global de financiamento, ao abrigo do orçamento da União Europeia para o período 2007 a 2013, ascende a mais de 16 mil milhões de euros. Explicita ainda as políticas europeias e informação estatística sobre juventude.
O lançamento da publicação vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 7, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre. A apresentação da obra estará a cargo do reitor da UM, Prof. António Cunha.
No prefácio da obra, o Secretário de Estado, Alexandre Mestre, sublinha a importância de se conseguir «coligir, numa sistemática ‘user friendly’, múltiplas informações de interesse para os jovens que queiram aceder a programas, projetos, bolsas e ações promovidas internacionalmente – com destaque para a União Europeia – e disponibilizados em Portugal».
«Esta obra consegue dar a conhecer, incentivar a adesão e maximizar uma miríade de ofertas e possibilidades para o engrandecimento pessoal e o enriquecimento profissional dos Jovens portugueses, num contexto moderno: o de uma Juventude Global», refere Dr Alexandre Mestre.
Vincando que é nos jovens que deposita «uma enorme esperança e confiança para o Portugal do futuro» – contando com a sua irreverência e ambição, mas também capacidade de agir de forma construtiva e consequente –, o governante aponta o livro ‘Sem Fronteiras’ como um dos recursos para «propiciar aos jovens as melhores condições para que possam corresponder às expectativas»..
Fonte: Vilaverdense, em 2-12-2012

Sem comentários: