quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Portugueses e galegos reuniram no Mezio

No âmbito do projeto Valor Gerês-Xurés, reuniu pela primeira vez, no passado dia 30 de novembro, na Porta do Mezio, Arcos de Valdevez, o grupo de trabalho para definir um modelo comum de gestão das Portas do Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés.
O grupo de trabalho integra os parceiros do projeto, a saber, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima; a Ardal - Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima; os Municípios dos Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca e Terras de Bouro; o Ecomuseu - Associação Barroso, a In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras; o Ayuntamiento de Ourense e a Deputación de Ourense, a Adere Peneda-Gerês e as Administrações do Parques da Peneda-Gerês e do Parque Natural Baixa Límia Serra do Xurés. Este grupo de trabalho visa discutir, definir e validar um modelo articulado de funcionamento em rede para as onze Portas do Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés, das quais cinco do lado português já estão em funcionamento e as seis do lado galego serão construídas no âmbito deste projeto. Este modelo de gestão irá servir um duplo objetivo: permitir a gestão em rede da totalidade das onze portas do Parque Transfronteiriço e elaborar um documento de referência que enquadre o funcionamento das Portas construídas e a construir.
A transferibilidade do conceito e do modelo (com as devidas adaptações atendendo à legislação espanhola), para as Portas do Xurés, acrescenta valor ao projeto e aportam o carácter transfronteiriço que é a condição essencial para o sucesso do mesmo. Pretende-se, pois, conciliar o desenvolvimento com a conservação da natureza, encontrando soluções sustentáveis onde a componente ambiental é encarada como uma oportunidade e não como uma restrição.
As próximas reuniões deste grupo de trabalho realizar-se-ão nas restantes portas do lado português (a saber: Portas de Lamas de Mouro, Porta do Lindoso, S. João do Campo e Portas de Paradela), permitindo assim que os parceiros galegos entrem em contato com o modo de funcionamento das portas do lado português.
O projeto Valor Gerês-Xurés, cofinanciado pelo POCTEP, pretende promover o turismo sustentável no Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés, enquanto fator de desenvolvimento, através da estruturação da oferta, da criação de valor acrescentado aos produtos endógenos e do desenvolvimento de uma marca identitária, contribuindo para a geração de riqueza a favor das populações que habitam no Parque Transfronteiriço e, de um modo geral, a região.
Para mais informações consulte o site do projeto Valor Gerês-Xurés em www.valorgeres-xures.pt.
** Texto da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima **

Sem comentários: