quinta-feira, 30 de junho de 2011

6.º Sentido: A primeira Megafesta da Espuma

No Sábado, dia 2 de Julho, no 6.º Sentido, em Paredes – Carvalheira, realiza-se a primeira Megafesta da Espuma deste ano.
Estará, pela segunda vez, o DJ Roger Milan produtor do tema Ayeh Kuduro.
Esta é mais uma noite que uma noite que promete ser de muita farra e de animação, com a música excelente do residente Dj Carlos Guerreiro até altas horas de madrugada.

Assembleia Municipal de Terras de Bouro reuniu no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna/Porta do PNPG

Na passada segunda-feira, dia 27 de Junho, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro realizou a sua terceira sessão ordinária de 2011 e, dando continuidade à vontade expressa pelo seu Presidente, Dr. Ricardo Gonçalves, de levar este órgão o mais perto possível dos terrabourenses, decorreu, desta vez, na Sala da Geira, no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna/ Porta do PNPG.
Ainda antes do período da ordem do dia, os membros da Assembleia Municipal e o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Joaquim Cracel, efectuaram uma visita ao Museu da Geira, estrutura que se situa na zona envolvente ao local onde se realizou a reunião e onde puderam constatar o ponto da situação relativamente ao conteúdo já patente no Museu, maquetes recreativas e demais objectos representativos da “presença romana” em Terras de Bouro, assim como as possíveis utilizações futuras que irão ser dadas, logo que possível, ao espaço em questão, nomeadamente, ao auditório.Já no decorrer da sessão registaram-se intervenções sobre os seguintes assuntos: os fortes cortes orçamentais de que os Municípios estão a ser alvo, assim como da política de contenção e apoios sociais praticados; os custos inerentes de construção do Museu da Geira, cerca de 1.500.000,00 euros, assim como da sua manutenção e formas de rentabilização dos investimentos efectuados; a necessidade evidente de atrair “turistas culturais” além dos “amantes da natureza”; a viabilidade de utilização pedonal do percurso da Geira com pedidos de intervenções frequentes de limpeza do piso e zonas envolventes; a possível fusão de freguesias e municípios; obras de limpeza e melhoramento da rede viária assim como de implantação de saneamento básico; o ponto da situação do arranjo urbanístico das Margens da Albufeira da Caniçada, em Rio Caldo, e a relação do Município com a Escola Profissional “Amar Terra Verde”, entre outros. De realçar ainda as palavras elogiosas do Senhor Presidente da Câmara Municipal, do Senhor Presidente da Assembleia Municipal e do Senhor Secretário da Assembleia Municipal, Senhor Avelino Soares, relativamente ao Senhor Deputado Manuel Aguiar Campos, cujo abandono de funções na Assembleia Municipal foi alvo de lamento, devido ao seu inegável contributo e experiência neste órgão do Município. De seguida e já na Ordem de Trabalhos, além da apresentação usual da actividade do Município, foi aprovada por unanimidade a desafectação de uma parcela de domínio público municipal (238m2) de acesso à Ponte Dr. Artur Arantes, em Souto, no sentido de complementar o plano de permutas relativamente à área abrangida pelos acessos à ponte. Também por unanimidade, foi aprovado a actualização do “Contrato de Recolhas de Efluentes” entre o Município e a agora denominada empresa “Águas da Noroeste” e, por último, as designações dos Senhores Deputados, Maria Filomena dos Santos Silva Araújo e António Manuel da Cunha Martins, para substituir o Senhor Deputado Manuel Aguiar Campos, nas funções até aqui exercidas por este último, como membro da Assembleia Municipal, na CPCJ de Terras de Bouro e deputado da Assembleia Intermunicipal da CIM Cávado, respectivamente.
Fonte: Município de Terras de Bouro (texto e fotos)

Braga: PNPG com equipas permanentes de vigilância e primeira intervenção para "atacar" incêndios

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai dispor, a partir de 1 de Julho, durante 24 horas por dia, de equipas de vigilância e primeira intervenção, para prevenir e combater fogos florestais, foi hoje anunciado.
Segundo o director do PNPG, Lagido Domingos, esta é uma das medidas Plano de Operações Nacional para o Parque, que é accionado a 1 de Julho e ficará em vigor até 30 de Setembro, a chamada Fase Charlie de combate a incêndios.O plano contempla a definição de duas zonas prioritárias de prevenção dos incêndios florestais: a Mata do Ramiscal, no concelho de Arcos de Valdevez, e a Mata de Albergaria, em Terras de Bouro.
Fonte: Lusa, em 30-06-2011

Incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês: Extinto fogo em Ponte da Barca

Um incêndio no concelho de Ponte da Barca, que esteve activo durante mais de 17 horas, foi dado como extinto às 02:30, segundo informação disponibilizada no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil. O incêndio deflagrou pouco antes das 9:00 de quarta-feira, em Carvalhal, próximo da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre as freguesias de Britelo e Paradamonte, e chegou a ser combatido por cerca de 60 bombeiros, apoiados por um Grupo de Reforço de Incêndios Florestais do distrito do Porto.
A morfologia do terreno e ventos fortes dificultaram o trabalho dos bombeiros, actualmente em operações de rescaldo.
Fonte: Lusa, em 30-06-2011

Optimus lança aplicação “LaFora”

A Optimus anunciou o lançamento da aplicação “LaFora”, um guia turístico que desafia os utilizadores a descobrir as maravilhas paisagísticas e naturais de Portugal. Esta aplicação é gratuita e está disponível para todos os utilizadores de iPhone, iPad e iPod Touch, independentemente da rede que utilizam.
Portugal é um país rico em paisagens naturais de rara beleza. Desde o Parque Nacional da Peneda-Gerês ao Vale do Guadiana, passando pelo deslumbro paisagístico da Madeira e pela imponência da natureza dos Açores, com a aplicação “LaFora” by Optimus os utilizadores encontram compilados num guia “mobile” milhares de locais para passear, conhecer e desbravar. A aplicação “LaFora” localiza e disponibiliza informação sobre mais de 4.500 locais de interesse paisagístico, entre os quais se incluem lagos e lagoas, áreas protegidas, cascatas e quedas de água, rios e albufeiras, miradouros, aldeias típicas, parques e jardins, percursos naturais e muito mais. A aplicação é gratuita e fornece a informação completa de cada local, incluindo descrições detalhadas, formas de acesso, serviços, duração e dificuldade dos percursos (no caso dos percursos naturais), tipo de área (no caso das áreas protegidas), notícias e, para quem quer partir à descoberta mas não sabe por onde começar, uma sugestão por semana de “locais a explorar”.
Além de permitir a actualização da informação pela coordenada geográfica actual, a aplicação “LaFora” by Optimus possibilita a pesquisa de informação de diversas formas, incluindo pesquisa pelo mapa ou por uma determinada localidade. Se o utilizador preferir, pode ainda consultar a listagem de “sugestões”, que, em função do seu perfil, analisa as escolhas das pessoas com as mesmas características para lhe sugerir os locais que melhor se lhe adequam. Existe ainda a possibilidade de construir uma lista pessoal de locais “favoritos” para futura visita com familiares e amigos.
Esta aplicação tem ligação ao Facebook, o que permite aos utilizadores votar nos locais de preferência, comentar e partilhar informações e fotografias com os seus amigos. A “LaFora” by Optimus está disponível para utilizadores de iPhone, iPad ou iPod Touch, e pode ser descarregada na Appstore, ou enviando um SMS grátis com LAFORA para o 1293.
Fonte: Lusomotores, em 30-06-2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Caminho de Pesqueiras – Campo de Futebol à espera de melhores dias

O caminho de Pesqueiras – Campo de Futebol precisa de uma intervenção urgente. As fotografias mostram que este está impedido e que o acesso entre a ponte e o Campo de Futebol é muito difícil de se fazer.
Disponibilizamos foto da ponte antiquíssima. Uma raridade! Belíssima!

Parque da Vila arrancará brevemente

A Câmara procedeu à limpeza do terreno entre os Bombeiros, o Campo de Futebol e a Toca do Caçador, junto ao ribeiro das Gordairas.
Podemos depreender que a obra do "Parque da Vila" arrancará brevemente. Aguardamos pela execução desta obra que valorizará muito a nossa Vila e permitirá, nomeadamente requalificar o nosso Centro Cultural/Cívico que se encontra no mais completo estado de abandono e de degradação.

Painel digital instalado na Vila de Terras de Bouro

Ontem, no final da manhã, estava instalado este painel digital que informará de forma precisa a hora e a temperatura.
O blogue Terras de Bouro aplaude esta ideia…

Romanos voltam ao Gerês

No âmbito da programação de “Animação de Verão 2011”, o Município de Terras de Bouro promove, de sexta-feira a Domingo, a “IV Feira Romana”.
O certame, dinamizado em conjunto com a Junta de Freguesia de Vilar da Veiga e com o apoio da Empresa Águas do Gerês, no Parque das Termas da Vila do Gerês, é organizado pela “Associação Velha Lamparina”.
Conta com uma feira-mostra de produtos comercializados à época e outros, actuação e animação musical de um grupo alusivo também à era romana, além de intervenientes vestidos a rigor, que irão conceder assim ao acontecimento uma interessante perspectiva de “intemporalidade”.O Município pretende avivar a memória e despertar a curiosidade histórica de todos os terrabourense e demais turistas que visitem o evento, relembrando uma época de tanto significado e que recria a história da ocupação e civilização romana em Terras de Bouro.
Crianças apresentaram Marchas Populares
Os Jardins-de-Infância e as crianças do 1.º e 2.º Ciclos dos Agrupamentos de Escolas de Terras de Bouro animaram a sede do concelho ao apresentarem as marchas populares organizadas pela câmara municipal com a participação incondicional das escolas.
A Av. Dr. Paulo Marcelino, encheu-se de colorido e alegria dos 700 jovens participantes e das pessoas que se deslocaram à vila, vendo os mais novos dar azo à imaginação, alicerçada nas tradições dos santos populares e no empenho que as escolas colocaram em manter as tradições e na interacção com a comunidade. De destacar a presença de 50 elementos da população mais idosa que, além de assistir ao desfile, brindaram os presentes com algumas cantigas alusivas ao evento.
Fonte: Correio do Minho, em 29-06-2011

Rancho Folclórico da Balança: Lindo Manuel e Linda Margarida

Disponibilizamos mais um vídeo da actuação do Rancho Folclórico da Balança na Senhora do Livramento, na freguesia de Vilar.

terça-feira, 28 de junho de 2011

2.ª Clássica de Ciclismo Póvoa de Varzim - Terras de Bouro

A 17 de Julho a Bikeservice, com o apoio das Câmara Municipais da Póvoa de Varzim e de Terras de Bouro, organiza a prova de ciclismo Póvoa de Varzim - Gerês-Terras de Bouro. Esta é uma das 4 provas que fazem parte do Troféu Cidade da Póvoa.
O percurso de 81.6 quilómetros tem início às 9:30 junto da Praça de Touros. Este é um passeio aberto à população em geral, excepto para menores de 18 anos, mas que pede já algum tipo de preparação para enfrentar a dureza de tês horas de percurso. Inscrições:
As inscrições na prova Póvoa de Varzim - Gerês-Terras de Bouro estarão abertas até ao dia 12 Julho. Podem ser realizadas on-line no site bikeservice.pt. O valor da inscrição é de 20,00 euros.
O pagamento por transferência bancária para o NIB 004514674022511789630 - (Crédito Agrícola) - envio do comprovativo para geral@bikeservice.pt.
Todos os que se inscrevem constarão numa lista provisória, contudo só farão parte da lista definitiva depois de efectuarem o pagamento.
Ao inscreverem-se terão direito a:
- Participar na Prova
- Reforço líquidos
- Dorsal
- Primeiros socorros e assistência médica
- Seguro de acidentes pessoais de acordo com a lei em vigor
- Acesso aos balneários para banho no final
Limite de inscrições:
O passeio estará limitado a 500 participantes.
Cronometragem:
Cronometragem realizada pela Fullsport com sistema de chips .
Os chips devem ser levantados no secretariado junto à partida, até 30 minutos antes da hora partida, após esta hora não serão entregues chips
Devem todos os participantes deixar no acto de levantamento do chip uma caução de 10 euros e um documento de identificação. Após a chegada será recolhido o chip e entregue a caução e o respectivo documento de identificação.
Por cada chip extraviado ou danificado será cobrado O VALOR DE 100.00 EUROS
Participação:
A participação só é permitida aos indivíduos maiores de 18 anos e que tenham validado a sua inscrição antes da partida e exibam o dorsal fornecido pela organização com o respectivo número.
É obrigatório o uso de capacete devidamente colocado durante o percurso.
Secretariado:
Os kits podem ser levantados nas lojas oficiais a partir do dia 14 de Julho, ou no secretariado, no dia do evento a partir das 8:00 até às 9:00 junto à Praça de Touros.
Percurso:
Dificuldade média alta
Distância: 81.64 km
Ganho de elevação: 1,152 m
Perda de elevação: 531 m
Elevação mín.: -5 m
Elevação máx.: 622 m
A partida é às 9h30 junto à Praça de Touros.
O grupo irá compacto até Rendufe, a partir desta localidade será aberto.
Brevemente:
Todos os concorrentes, ao entregarem a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, aderem, sem restrições, ao presente Regulamento.
A organização deste passeio não poderá ser imputada qualquer responsabilidade no que respeita a doenças e acidentes e suas consequências, quer tenham sido causados pelos concorrentes, quer hajam sido estas as vítimas, quer provenham ou não do veículo concorrente. Do mesmo modo não lhe será imputada qualquer responsabilidade, quanto às consequências de infracção às leis, regulamentos e códigos em vigor, a qual deverá ser suportada pelos infractores.
A organização do passeio reserva-se o direito de aplicar sanções, que poderão ir até à exclusão do passeio a qualquer concorrente que não respeite a letra e o espírito do presente Regulamento ou que, por qualquer forma, prejudique o bom nome, imagem e prestígio do passeio ou de qualquer dos seus promotores. Nenhuma responsabilidade poderá ser imputada aos organizadores por eventuais prejuízos que de uma decisão deste tipo possam advir.
Fonte: bikeservice.pt

Rancho Folclórico da Balança: Vira de Quatro, Vira de Entrada e Chula Velha

Disponibilizamos mais três vídeos da actuação do Rancho Folclórico da Balança na Senhora do Livramento, na freguesia de Vilar.


National Geographic destaca Peneda-Gerês

Designado como uma "combinação entre beleza natural e vida local", o Parque Nacional da Peneda-Gerês merece uma reportagem especial na edição de Julho da revista National Geographic. O artigo é acompanhado por uma extensa reportagem fotográfica.
A reportagem de Tom Mueller, intitulada “O equilíbrio delicado do primeiro parque nacional de Portugal”, descreve a beleza dos cerca de 270 quilómetros quadrados do parque.A aldeia de Pitões das Júnias é, refere a National Geographic, a "porta de entrada" para os cerca de 270 quilómetros quadrados do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A revista especializada em assuntos da Natureza refere a dimensão reduzida do parque. Porém, a National Geographic indica que, entre as fronteiras da Peneda-Gerês concentra-se uma grande variedade de vida selvagem aliada à arquitectura ancestral, de granito, da aldeia de Pitões.
De tudo o que foi vivenciado, o jornalista da National Geographic destaca os cerca de 40 lobos ibérios - uma espécie ameaçada - que habitam o parque.
O jornalista atribui parte da beleza do parque à aliança entre o ser humano e a vida selvagem da Peneda-Gerês, uma vez que sempre viveram lado a lado, desde a Idade da Pedra.As fronteiras que atribuem a beleza
"Situado geograficamente no canto norte de Portugal, colado à fronteira espanhola, o parque da Peneda Gerês é esculpido entre as montanhas, os rios, as ravinas, os cursos de água e os desfiladeiros", conta o jornalista.
O jornalista sublinha ainda que o parque do noroeste português atrai os turistas não só pela beleza natural das quedas e cursos de água distribuídos pela paisagem, mas também pelas ruínas que datam de ano 4.000 a.C.
Clique AQUI para aceder ao artigo original e AQUI aceder à fotoreportagem.
Fonte: Boas Notícias, em 28-06-2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rancho Folclórico da Balança: Cana Verde, Rosinha e Cana Verde de Saída

Disponibilizamos mais três vídeos da actuação do Rancho Folclórico da Balança na Senhora do Livramento, na freguesia de Vilar.



Museu de Vilarinho da Furna recebe Assembleia Municipal

Hoje, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro, presidida pelo Dr. Ricardo Gonçalves, reuniu em sessão ordinária, pelas 14:30, no Museu de Vilarinho da Furna.
Da ordem de trabalhos fazia parte, além das actividades do Município e da sua situação económico- financeira, a desafectação de terreno de domínio público para acesso à ponte Dr. Artur Arantes, em Souto, e outros assuntos de interesse para o nosso concelho.

Feira Romana na Vila do Gerês em Terras de Bouro

No âmbito da programação de “Animação de Verão 2011”, o Município de Terras de Bouro irá promover, em conjunto com a Junta de Freguesia de Vilar da Veiga e com o apoio da Empresa Águas do Gerês, no Parque das Termas da Vila do Gerês, a “IV Feira Romana”.O certame, organizado pela “Associação Velha Lamparina”, irá desenrolar-se ao longo de três dias, de 1 a 3 de Julho. Conta com uma feira mostra de produtos comercializados à época e outros, actuação e animação musical de um grupo alusivo também à era romana, além de intervenientes vestidos a rigor, que irão conceder assim ao acontecimento uma interessante perspectiva de “intemporalidade”.O Município pretende, aliás à semelhança do que aconteceu o ano transacto, em que a feira teve um apreciável sucesso, avivar a memória e despertar a curiosidade histórica de todos os terrabourense e demais turistas que visitem o evento, relembrando uma época de tanto significado e que recriará, na medida do possível, a história da ocupação e civilização romana em Terras de Bouro.
Fonte (texto e foto): Câmara Municipal de Terras de Bouro

Crianças de Terras de Bouro apresentam Marchas Populares

Os Jardins-de-Infância e as crianças do 1.º e 2.º Ciclos dos Agrupamentos de Escolas de Terras de Bouro animaram a sede do concelho ao apresentarem as marchas populares organizadas pela Câmara Municipal com a participação incondicional das escolas.Este ano, o evento decorreu na Av. Dr. Paulo Marcelino, onde trouxe colorido e alegria não só aos 700 jovens participantes, mas também às inúmeras pessoas que se deslocaram à vila, vendo os mais novos dar azo à imaginação, alicerçada nas tradições dos santos populares e no empenho que as escolas colocaram em manter as tradições e na interacção com a comunidade.
De destacar a presença de 50 elementos da população mais idosa que, além de assistir ao desfile, brindaram os presentes com algumas cantigas alusivas ao evento.
Fonte (texto e fotos): Câmara Municipal de Terras de Bouro

Áreas protegidas garantem ter “dispositivo adequado” para prevenção a incêndios

A prevenção de incêndios nas áreas protegidas tem o “dispositivo adequado”, garante o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) que, este ano, dá particular atenção ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
“Temos feito o reajustamento do dispositivo atendendo aos factores de risco nas áreas protegidas, mas também aos condicionalismos financeiros e orçamentais”, disse ontem à agência Lusa, Carlos Figueiredo, vice-presidente do instituto.
O ICNB tem “o dispositivo adequado aos factores de risco nas áreas protegidas, em função do histórico”, mas pontualmente poderá ter de reforçar viaturas ou equipas, admitiu o responsável, referindo que as condições meteorológicas são decisivas. Embora esteja integrado no sistema conjunto de prevenção e combate a incêndios da Protecção Civil, o ICNB tem cerca de 35 viaturas com kit adaptado a estas situações e mais alguns veículos de apoio e cerca de 30 equipas. Carlos Figueiredo explicou que o dispositivo do instituto está mais direccionado para a vigilância e primeira intervenção, e procura principalmente apostar na silvicultura de prevenção nas áreas protegidas, trabalhando ao longo de todo o ano, com várias tarefas, como a limpeza das áreas.
Este ano, o ICNB está a dar particular atenção ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, em articulação com a Protecção Civil para ter equipas a fazer vigilância em permanência, por turnos, focando-se nas zonas com valores naturais mais relevantes ou com mais povoamento florestal. De acordo com dados do ICNB, só em Agosto do ano passado arderam 8162 hectares no Parque Nacional, correspondendo a 11,7 por cento da área total daquela área protegida. Os maiores fogos aconteceram na Mata do Cabril, onde em 15 dias arderam 3529 hectares, no Soajo (2465 hectares), em Vilar da Veiga (1479 hectares) e em Fafião (689 hectares). Segundo os dados do ICNB, arderam 724 hectares em Zonas de Protecção Total (a maior parte na Mata do Cabril), correspondendo a 26 por cento da área de protecção total do Parque Nacional.
Ainda olhando para o histórico, o Parque Natural da Serra da Estrela também merece atenção especial, acrescenta o instituto responsável. Até ao final de Setembro do ano passado, tinham ardido nesta área protegida 5,6 por cento da sua área, o que corresponde a 5021 hectares. O fogo destruiu uma das áreas mais importantes do parque, a Reserva Biogenética, onde foram afectados 720 hectares.
De acordo com o ICNB, na última década, o ano de 2003 foi aquele que registou a maior extensão de área ardida na rede nacional de áreas protegidas, com 28.272 hectares queimados. Destes, 8971 hectares eram áreas prioritárias para a conservação da natureza.
A época mais crítica de incêndios - fase Charlie - começa a 1 de Julho e dura até 30 de Setembro, mobilizando um total de 41 meios aéreos, menos 14 que em 2010, e cerca de nove mil operacionais.
Fonte: Público, em 27-06-2011

domingo, 26 de junho de 2011

Senhora do Livramento: Rancho Folclórico da Balança encanta

Hoje, dia 26 de Junho de 2011, o Rancho Folclórico da Balança actuou em Refonteira, na freguesia de Gondoriz, e na Senhora do Livramento, na freguesia de Vilar.
Felicitamos este jovem rancho pela sua alegria e pela excelente qualidade mostrada em palco.
Bem-haja a todos!
Disponibilizamos vídeos: Chula Batida e Vira Cruzado. Durante a semana disponibilizaremos vídeos de toda a actuação realizada.

Festa de Refonteira

Fomos encontrar o Berto em cima do palco a fazer a arrematação. Ah! Grande Berto! Muito calor nesta festa onde actuou o surpreendente Rancho Folclórico da Balança.
Disponibilizamos fotos do interior da capela e do andor de S. João… Ambos belíssimos!

Vaivém Oceanário esteve em Terras de Bouro

O Vaivém Oceanário, projecto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa, esteve de 22 e 25 de Junho em Terras de Bouro, na Praça do Município.
Durante quatro dias, o Vaivém Oceanário recebeu a visita de várias escolas do município e desenvolveu várias acções de educação ambiental dirigidas ao público escolar, a professores, a educadores e ao público em geral.

Sirilo com a sua concertina

No sábado à noite, na esplanada do Café Corredoura Sirilo, Berto e Álvaro estiveram no seu melhor.
Sirilo é mais um dos terrabourenses com mãos mágicas para a concertina. Quantos temos neste concelho? Imensos... E podemos orgulharmo-nos de todos eles!

2.ª jornada do Torneio Concelhio de Futsal

Ontem, teve lugar a 2.ª jornada do Torneio Concelhio de Futsal. Conforme já referimos neste blogue, este torneio é organizado pela ADR Terras de Bouro e joga-se no Vale do Homem (no Pavilhão Municipal da Vila de Terras de Bouro) e no Vale do Cávado (no Pavilhão de Rio Caldo).
Disponibilizamos os resultados da 2.ª jornada das equipas que jogam no Pavilhão Municipal da Vila de Terras de Bouro:
Grupo A
- CALIDUM 3 - Caçadores de Cibões e Brufe 0
- Associação de COVIDE 1 - Chamoim 1Grupo B
- Carvalheira 2 - Juvenis do ADR Terras de Bouro 2
- ADRC Chorense 0 - Motard's só Fumo 5
Como os Caçadores de Cibões e Brufe não compareceram, perderam por falta de comparência o jogo com a CALIDUM por 3-0, conforme prevê o regulamento deste torneio.
Na quinta-feira passada antecipou-se um jogo da 2.ª jornada que opôs a equipa dos Motard's só Fumo à equipa da ADRC Chorense, tendo os Motard’s vencido por 5-0.
Nesta primeira jornada descansaram a ACRI da Ribeira (Grupo A) e Vilar (grupo B).Disponibilizamos fotos do jogo disputado entre a Associação de COVIDE e Chamoim que foi de muita qualidade e muito aguerrido.
O empate aceita-se, mas ambas as equipas procuraram vencer este jogo.
Parabéns pelo empenho e fair-play mostrados em campo.

Valdozende mais solidária

O Centro de Solidariedade Social de Valdozende, em Terras de Bouro, inaugurou ontem a valência de lar de idosos, com capacidade para 15 utentes.
Esta IPSS da Igreja Evangélica e Metodista, reforça o leque de respostas sociais que começaram com a creche e jardim-de-infância, desde 2010, e se alargaram ao Serviço de Apoio Domiciliário.
O trabalho solidário começou em 1985 quando a Segurança Social começou a comparticipar das suas actividades que começaram num imóvel junto à igreja Metodista, apoiando 33 crianças.
No novo imóvel, base do apoio domiciliário para 25 utentes, funciona agora um moderno Lar de Idosos comparticipado por diversas instituições, como ATAHCA (114 mil euros), Câmara Municipal de Terras de Bouro (25 mil), Igreja Evangélica (mais de 35 mil).
Apesar destas ajudas e dos capitais próprios da Fundação Arca de Noé (200 mil euros), falta pagar ainda metade do investimento de 1,2 milhões de euros.Solidariedade local é exemplo para o mundo
Na sessão inaugural de ontem estiveram representantes da Igreja Evangélica Metodista (David Rock e Ullas Tanker) bem como o bispo da Igreja em Portugal, José Teixeira, para alem do presidente do Município, a representante da Segurança Social, entre outros.
Na breve sessão solene, o pastor Emanuel Dinis sentiu-se “admirado com a ajuda de Deus e orgulhoso da ajuda recebida” para que esta obra fosse realidade”.
O pastor daquela comunidade do lugar do Assento, em Valdozende, não poupou agradecimentos às entidades que ajudaram com dinheiro e boa vontade, destacando uma empresa Nova Frio que forneceu todo o equipamento sem garantia de pagamento.
Daí que seja “um profundo sentimento de gratidão e alegria porque Deus deu-nos a graça de o servirmos, servindo o nosso próximo, sem distinção”.
Aqui houve sonho e Deus quis
Pegando nas palavras dos bispos metodistas presentes, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro disse que a frase pessoa “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce” nunca teve tanta propriedade como aqui, pois houve a mão de Deus para que este sonho das pessoas fosse realidade”.
Joaquim Cracel manifestou o “apreço da autarquia pelo trabalho feito pelo Centro de Solidariedade Social de Valdozende que é uma referência em Terras de Bouro” tendo pena da autarquia “só poder dar o que pode e não o que devia”.
Aliás, foram estas características que justificaram a presença especial de Maria do Carmo, Directora da Segurança Social de Braga, dado que está em regime de gesta corrente.
Antes de uma prolongada visita às instalações exemplares, para os idosos, com todos os serviços e conforto, foi descerrada uma lápide evocativa deste dia que culminou com um lanche para todos os convidados.
Fonte: Correio do Minho, em 26-06-2011

sábado, 25 de junho de 2011

Agrupamento de Escuteiros 1248 – Moimenta – festeja aniversário

No Domingo, dia 19 de Junho, celebrou-se uma Eucaristia e realizaram promessa dois dirigentes, cinco lobitos e um explorador. Nesta cerimónia religiosa, que teve lugar na Igreja de Moimenta, participaram os Chefes de Núcleo de Braga e de Famalicão, a Fanfarra e Grupo Coral do Agrupamento XII de S. Martinho de Dume. Participaram, também, Escuteiros oriundos de Braga, de Famalicão, do Porto, de Guimarães e de Fafe (este último Agrupamento, por lapso, não surgiu referenciado na notícia publicada na edição do Diário do Minho, de 23 de Junho).No final da Eucaristia, cantaram-se os parabéns pelo nono aniversário e ofereceram-se lembranças aos participantes e aos Escuteiros de Moimenta.
Esta festa, que muito dignifica a nossa terra, só foi possível graças ao empenho extraordinário dos pais dos Escuteiros, de alguns amigos e familiares.
Com o apoio dos pais, o Agrupamento de Escuteiros 1248 – Moimenta – concretizou, merecidamente, o seu aniversário.
Felicitamos, mais uma vez, o Agrupamento de Escuteiros 1248 de Moimenta e, em particular, todos os que ajudaram a concretizar esta belíssima festa.
Bem-haja a todos!