quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Valdozende celebra Festa das Colheitas

A edição deste ano da ‘Festa das Colheitas’ de Valdozende, concelho de Terras de Bouro, realiza-se nos próximos dias 8 e 9 de Outubro, no lugar do Assento, sob a égide da Igreja Evangélica e Metodista local.
Nestes dois dias, várias pessoas da freguesia fazem as suas doações de vários produtos agrícolas, que são utilizados para enfeitar a capela local. De acordo com os responsáveis pela organização, este evento é “em tudo, semelhante aos que são realizados segundo a tradição católica”.
Antes, durante o ano, a própria comissão de festas promoveu diversas angariações de fundos, em iniciativas como o Cantares dos Reis ou a Feira da Carne.
No domingo de manhã, são benzidos os produtos, antes de desfilarem, pelas 13h00, num cortejo integrando grupos de crianças e outras pessoas enfeitadas com trajes à moda do Minho, e animado com diversos tractores e ranchos folclóricos, acompanhados por fogo e pela charanga de Parada de Bouro.
A tarde é, ainda, animada pelo leilão dos produtos e oferendas, onde se encontra madeiras, lenha, segredos, produtos agrícolas e outros. A festa encerra com o fogo-de-artifício, antecedido pelo Festival de Folclore, com a participação dos Ranchos Folclóricos de Balança e Carvalheira.
Fonte: Terras do Homem, em 29-09-2011Programa
Sábado, dia 8 Outubro
9h - Preparativos de todos os produtos oferecidos
10h - Música gravada.
12h - Sessão de fogo-de-artifício.
13h - Entrada da Charanga Parada de Bouro que percorrerá toda a aldeia
22h - Actuação do Conjunto ‘Belcanto’
24h – Fogo-de-artifício
Domingo, 9 de Outubro
9h - Culto de Acção de Graças.
10h - Música gravada
13h - Início do cortejo de oferendas.
14h - Bênção das oferendas, actuação das crianças participativas no cortejo.
14h30m - Início da arrematação das oferendas
18h - Actuação da Charanga.
21h - Festival de Folclore (no intervalo, sorteio das rifas, pela próxima Comissão Festas).
23h - Encerramento com fogo-de-artifício.

Sem comentários: