domingo, 4 de setembro de 2011

Montalegre: Congresso polémico

Marcado pela homenagem ao padre Fontes, o segundo dia do XXV Congresso de Medicina Popular voltou a ser invadido pela magia do desconhecido. Visitantes, aliciados pela curiosidade, rumaram à aldeia do concelho de Montalegre em crescendo. Durante a tarde e noite tiveram lugar vários debates onde a polémica foi protagonista. A animação tomou conta do espaço ao som de concertinas e do grupo AGAPE.
Após o sucesso da inauguração adivinhava-se um dia seguinte próspero. Com o São Pedro a ajudar, espaços contingentes ao congresso encheram-se de gente. Perante duas áreas distintas, uma sede de congressos e expositores, foi possível assistir a diversas actividades. No primeiro teve lugar uma série de debates polémicos.
A saber: ‘Perspectivas recentes da medicina popular’, apresentado por João Sanches; ‘Medicina caseira na região de Valpaços’, a cargo de António Mosca; ‘Sabugueiro na medicina medieval’, por Altino Cardoso e ‘Exorcismo, esotérico e oculto’, intervenção do Mestre Alves. Coube ainda a Telma Teixeira desenvolver a temática ‘Desmistificação de exorcistas, médiuns e videntes’, bem como a Berta Nunes mostrar um pouco do ‘saber médico do povo’. Alexandro Minguez focou atenções na importância dos ‘cogumelos na medicina popular’. Por fim, José Ribeiro e Lurdes Proença falaram de ‘Frutos silvestres comestíveis e medicinais’. Os presentes foram ainda brindados com uma apresentação de imagens de curandeiros de Vilar de Perdizes, trabalho de Pedro Proença, que outrora esteve em exibição no Centro Português de Fotografia.
Fonte: Correio do Minho, em 4-09-2011

Sem comentários: