Os mais belos exemplares de cavalos de raça garrana criados em terras de Vieira do Minho foram, ontem, apresentados ao público, em mais uma edição da Feira da Ladra, com o objectivo de a promover e divulgar. Se há alguns anos atrás, esta era uma raça em extinção, hoje em dia esta é uma raça com futuro garantido em todo o país.
A garantia foi deixada pela Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana - cuja sede a nível nacional está localizada precisamente em Vieira do Minho - que a par dos concelhos de Terras de Bouro e Arcos de Valdevez constitui-se como o grande ‘solar’ desta raça cavalar, nomeadamente na Serra da Cabreira e no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
“Esta é uma das raças mais antigas da Península Ibérica e quiçá da Europa que até há bem pouco tempo estava em risco de desaparecer, mas que graças a apoios comunitários foi possível preservar e neste momento é uma raça com futuro garantido em Portugal, onde existem cerca de dois mil exemplares”, indicou José Leite, secretário técnico daquela associação, fundada em 1993 precisamente com o objectivo de impedir a extinção do animal - que também existe na vizinha Espanha, sobretudo, na Galiza.
“Ainda há pouco mais de 20 anos, não havia casa minhota que não tivesse exemplares destes animais - pois são de menor porte que os cavalos e eram muito utilizados na atrelagem para actividades agrícolas”, indicou o responsável, salientando que actualmente são muito usados para a iniciação à equitação e na atrelagem em derby’s, em demonstrações e até como elemento de atracção em casas de turismo rural.
Feira Medieval e muita animação
A vila de Vieira do Minho estava, ontem, a ‘abarrotar’ de gente, que aproveitou para visitar a I Feira Medieval e a própria Feira da Ladra, montadas em pleno centro histórico.
Queijos da serra, enchidos de Mirandela, ginja de Óbidos, artigos em filigrana, peles, produtos em madeira, como brinquedos , almofarizes e colheres de pau e algumas barraquinhas de ‘comes e bebes’ com ementas que apetecem a quem passa como ‘porco no espeto’ pautam a feira.
Hoje, o destaque vai para a Feira do Cavalo (no parque Florestal) - a partir das 10 horas, um concerto de bandas e durante toda a tarde a transmissão do programa televisivo ‘Somos Portugal’, que passa na TVI.
Fonte: Correio do Minho, em 7-10-2012
Sem comentários:
Enviar um comentário