Várias pessoas, em pelo menos duas freguesias do concelho de Terras de Bouro, foram abordadas por falsos técnicos da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) informando da abertura de candidaturas para recuperação de habitações degradadas.
As pessoas devem ficar alerta para esta e outras possíveis burlas.
De acordo com o que foi possível apurar, em Terras de Bouro, o alvo foram pessoas idosas.
Foram referenciados dois homens que actuaram ao final da tarde e se apresentaram como técnicos da ATAHCA disponibilizando-se para elaborar os projectos para a recuperação das habitações.
O presidente da Direcção da ATAHCA, Mota Alves, foi informado que “andavam uns senhores a dizer que eram técnicos da Associação” e adverte que “é um indício de burla”. Isto porque a ATAHCA não tem técnicos no terreno e nem tem candidaturas abertas para a recuperação de habitações. Mesmo que houvesse candidaturas, os técnicos da ATAHCA não podem elaborar os projectos, salvaguarda o dirigente da Associação.
No sentido de prevenir as pessoas, Mota Alves tomou a iniciativa de contactar a GNR, através dos Postos Territoriais de Terras de Bouro e do Gerês, bem como a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, outro dos quatro concelhos abrangidos pela ATAHCA.
Os burlões servem-se, muitas vezes, de instituições credíveis, para enganar as pessoas. Desta vez, usaram o nome da ATAHCA, mas, noutros casos, é a Segurança Social, os CTT, a EDP as Finanças ou outras usando argumentos como a troca de notas que vão sair de circulação.
São pessoas bem vestidas e bem falantes e escolhem, na maioria das vezes, idosos como vítimas.
Deve sempre desconfiar deste tipo de pessoas e nunca deixar que lhe entrem em casa.
Em caso de dúvida, o melhor é alertar as autoridades.
Fonte: Correio do Minho, em 30-09-2012
Sem comentários:
Enviar um comentário