quarta-feira, 31 de julho de 2013

Campanha no Santuário de S. Bento da Porta Aberta: GNR sensibiliza peregrinos com a ajuda de crianças

Militares da Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, acompanhados por 25 crianças da CPCJ de Terras de Bouro e do ATL do Gerês, promoveram, ontem de manhã, uma campanha de sensibilização junto dos peregrinos no Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, no Gerês, Terras de Bouro.
Esta campanha, inserida no programa “Peregrino Seguro”, pretende transmitir conselhos de segurança aos peregrinos para evitar acidentes, naquela que é uma das peregrinações tradicionalmente mais frequentadas no Norte de Portugal.
Segundo o Alferes Abreu, do comando do Destacamento da Póvoa de Lanhoso, «o envolvimento das crianças nesta operação é fundamental porque permite cumprir dois dos objetivos do programa. Por um lado a comunicação com os peregrinos torna-se mais facilitada, e por outro promove-se a participação cívica das crianças e incentivam-se desde cedo comportamentos de segurança entre os mais novos».
De acordo com a mesma fonte, à semelhança do que sucedeu noutras alturas, os peregrinos reagiram «muito bem» e mostraram-se muito interessados nos conselhos que lhes foram transmitidos oralmente e através de panfletos, que foram distribuídos pelas crianças em pontos fundamentais do Santuário.
Durante a iniciativa foi também distribuído material refletor destinado a ser usado durante a peregrinação.
A Secção de Programas Especiais salienta que é imprescindível que os peregrinos adotem condições de segurança, recordando que ainda «no ano passado morreu uma peregrina, vítima de atropelamento mortal».
«Infelizmente muitos peregrinos desconhecem ou apesar de terem conhecimento, não cumprem os conselhos e recomendações para caminhar na estrada. Não caminham em fila indiana, caminham na estrada e não na berma e não usam material refletor», argumentou. Segundo o Alferes Abreu, dada a afluência significativa que o Santuário de S. Bento apresenta durante o mês de agosto, o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso direcciona para aquele ponto o maior número de efetivos possível, garantindo assim um apoio significativo aos peregrinos.
Entre os conselhos a quem caminha destaque para andar em, fila indiana e não em grupo; não andar na estrada, mas na berma e não caminhar nas horas de mais calor, entre outros.
Ontem a operação decorreu sem incidentes e todos os peregrinos se mostraram interessados em aprender e colocar em prática os conselhos.
Fonte: Diário do Minho, em 31-07-2013

Animação de Verão continua na Vila do Gerês

O Verão de 2013 no Gerês conta com muita animação. Incluindo teatro, animação de rua, folclore e música para todos os gostos, foi criado um programa a pensar em todos aqueles que visitam ou queiram visitar o Gerês. De Julho a Setembro, são vários os artistas nacionais e estrangeiros que actuarão durante este período. Este fim-de-semana, no dia 2 de Agosto, às 21h, há um concerto com «Days of July», estando Teatro de Rua programado para o dia 3 de Agosto.
Fonte: O Amarense, em 31-07-2013

Missa solene em honra de S. Bento no santuário de S. Bento da Porta Aberta, por D. Jorge Ortiga

O santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, acolhe a tradicional romaria de agosto entre os dias 10 e 15. O principal momento das acontece no dia 13, com a celebração de uma eucaristia solene às 11h30, presidida pelo Arcebispo Primaz.
A procissão realiza-se às 18h00.
Fonte: Diário do Minho, em 31-07-2013

terça-feira, 30 de julho de 2013

Festividades em S. Bento da Porta Aberta entre 10 e 15 de Agosto

O Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, vai ser o palco principal para as festividades que vão decorrer entre os dias 10 e 15 de Agosto com um programa religioso e cultural já definido. Assim nos dias 10 e 11 haverá várias celebrações da Eucaristia e o acolhimento aos peregrinos. O dia 12 é dedicado à cultura regional com a participação das Associações Culturais e Recreativas do concelho, bem como do ATL, que entre as 15h e as 18h vão desfilar junto ao Santuário mostrando todo o trabalho que vêm desenvolvendo.
O dia 13 de Agosto é o dia maior. Às 11h30 há a solene Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Depois entre as 15 e as 18h tocam duas bandas musicais: a banda musical da Branca e a Banda Musical Arcuense. Às 17h há exposição e ósculo da relíquia de S. Bento, seguida, uma hora depois, da procissão que terá andores de todas as freguesias do concelho. Dias 14 e 15 de Agosto haverá várias celebrações da Eucaristia no Santuário.
Fonte: O Amarense, em 30-07-2013

Jovem detido por injúrias em Rio Caldo

Detidos por injúrias e coacção
Por resistência e coação, a GNR deteve um homem, em Sequeade, concelho de Barcelos.
A GNR foi chamada para uma alegada situação de violência doméstica e foi mal recebida pelo suspeito que acabou detido e notificado para comparecer ontem no Tribunal Judicial de Barcelos.
Em Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro, um jovem de 18 anos recebeu mal a fiscalização da GNR e injuriou o militar ao ser abordado.
Também foi detido e notificado para ir ao Tribunal de Vieira do Minho.
Fonte: Correio do Minho, em 30-07-2013

Manaus, reforço do Terras de Bouro

O avançado Manaus é um dos reforços do Terras de Bouro para a nova temporada futebolística onde, em princípio, vai disputar a Pró-Nacional.
Na apresentação da sua nova equipa, e falando dos objetivos para a época, Manaus disse que «passam
por ajudar o clube e se possível com golos. No entanto, o mais importante é o grupo de trabalho». Recordou, ainda, que «este é um namoro antigo. Estive para jogar aqui há alguns anos mas apenas esta época foi possível.
Individualmente espero uma época sem lesões, porque nos dois últimos anos tive azar. Um avançado vive de golos se não marcarmos ninguém se lembra de nós». Quanto ao novo campeonato, perspetiva que «vai ser muito competitivo, equivalente a uma III divisão com equipas muito fortes. Esperamos fazer um campeonato dentro dos nossos objectivos que passam pela manutenção e tentar andar do meio da tabela para cima».
Fonte: Diário do Minho, em 30-07-2013

Desafio Serra Amarela 2013: Em Ponte da Barca, no dia 18 de Agosto

Realiza-se no dia 18 de Agosto, em Ponte da Barca, o Desafio Serra Amarela, iniciativa que contemplará percursos de Maratona e Meia-Maratona. A iniciativa é promovida pela Valsa dos Sentidos e conta com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.
Ponte da Barca, em pleno coração do Alto Minho, com paisagens de rara beleza natural e um património histórico e cultural notáveis, acolhe no dia 18 de Agosto o Desafio Serra Amarela, actividade de BTT, oficializada como prova aberta, que integrará percursos de Maratona (65 Kms) e Meia-Maratona (35 Kms).
O Desafio Serra Amarela começará junto às piscinas municipais de Ponte da Barca, pelas 9h30, estando os percursos classificados como de dificuldade técnica e física média.
As inscrições têm o custo de 10 euros, acrescendo o valor de 5 euros para quem estiver interessado em participar no almoço. As inscrições devem se efectuadas no blogue do evento, onde encontrará outras informações referentes à participação, tais como pagamento e email para envio da sua confirmação.
Ponte da Barca, o pulmão do Parque Natural Peneda Gerês (declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO) oferece paisagens de total deslumbramento, cruzando montes e vales, rios, riachos, cascatas e outros motivos de interesse.
Fonte: MultiDesportos, em 30-07-2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Terras de Bouro apresentou plantel com nove caras novas e dois ex-juniores

Técnico Francisco Nascimento «preparado para as dificuldades»
A oficina do Terras de Bouro abriu, no passado sábado, as portas para a nova época, com a apresentação da equipa à comunicação social e a incerteza se vai jogar na Pró-Nacional ou na Divisão de Honra.
Recorde-se que o Conselho de Disciplina da AF Braga já puniu o Dumiense com uma derrota no jogo com o Águias da Graça na conclusão do inquérito instaurado ao clube bracarense, mas este recorreu para o Conselho de Justiça que irá dar o veredito final sobre este caso.
O treinador do Terras de Bouro pede celeridade neste processo, pois esta «indefinição não é boa para ninguém». «Estamos com um misto de ansiedade para saber se jogamos numa divisão ou noutra, mas o espírito que vou incutir aos jogadores é que vamos jogar na Pró-Nacional. É uma situação que não está definida e espero que a AF Braga resolva o mais rápido possível porque se isto começa a eternizar... complica-se», atirou Francisco Nascimento, que promete uma equipa aguerrida para lutar pela manutenção na Pró-Nacional.
«Vai ser uma época que temos de encarar com muita responsabilidade, num campeonato muito difícil. Inicialmente formámos uma equipa forte para a Divisão de Honra para jogar para os primeiros lugares. Quem luta por esses lugares nessa divisão pode jogar para a manutenção na Pró-Nacional.
Sabemos das dificuldades mas estamos aqui para as enfrentar», finalizou.
«Indefinição condiciona o nosso trabalho»
Miguel Rodrigues não esconde que o clube ficou condicionado na formação do plantel devido à indefinição que se criou com o inquérito instaurado ao Dumiense.
No entanto, o presidente dos terrabourenses sublinha que os jogadores que transitaram da época finda e os novos reforços lhe dão totais garantias de fazer um bom campeonato. «Não nego que podíamos ter aqui mais dois ou três jogadores se soubéssemos em que divisão iríamos jogar. Mas este plantel dá-nos garantias para lutar pela manutenção na Pró-Nacional», começou por referir o líder máximo do Terras de Bouro, acrescentando que «é um orgulho enorme estar na maior divisão da AF de Braga». «Porém, acho que é mais importante para o concelho pois vai promover mais a nossa terra. Vamos jogar com equipas de topo, muitas delas habituadas a jogar nos nacionais. Isso vai trazer mais gente a Terras de Bouro. Todos os clubes gostavam de jogar neste campeonato», asseverou.
Quanto ao inquérito instaurado ao Dumiense, Miguel Rodrigues diz que continuam «numa angústia», mas «tranquilos», pois, na sua opinião «cumpriu-se a lei». «Não se pode contornar as leis e o Dumiense infringiu-as. Isso dá derrota e multa. Continuamos a trabalhar de forma condicionada e espero que isto se resolva rapidamente», finalizou.
Plantel para época 2013/14
O plantel do Terras de Bouro conta com nove reforços para a nova temporada mas ainda pode receber mais alguns reforços. Durante a pré época, Francisco Nascimento vai avaliar a condição física de dois ou três atletas que poderão integrar o grupo de trabalho dos terrabourenses. Eis o plantel:
Guarda-redes
Márcio, Miko e Malheiro (ex-Dumiense)
Defesas
Vítor, João Pereira, Minguinhos, Branca, Teixeira (ex-Gerês), Júlio (ex-Martim), Paulo (ex-júnior do Vilaverdense), Mussansa (ex-júnior) e Castilho (ex-júnior)
Médios
Martinho, Xavier, Neiva, Tita, Jeremy (ex-FC Amares) e Xiço (ex-Vilaverdense)
Avançados
Miguel Gama, Zé Tiago, Leão (ex-GD Prado), Tuca (ex-Lanhas), Manaus (ex-Martim)
Treinador
Francisco Nascimento
Técnicos-adjuntos
Jorge Azevedo e Joaquim Ribeiro
Presidente
Miguel Rodrigues
Fonte: Diário do Minho, em 29-07-2013

O Município de Terras de Bouro aumentou a rede municipal de trilhos pedestres

O Município de Terras de Bouro aumentou a rede municipal de trilhos pedestres com a inauguração do PR14 denominado Sobreiral da Ermida do Gerês.
A sessão de inauguração do PR14 Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês, decorrida no passado dia 27 de julho, contou com a colaboração do presidente da ATACE, Sr. Daniel Rocha, da Cruz Vermelha do Gerês, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, da Selvagem Aventura (empresa de animação turística) e de um grupo de 30 participantes.
O percurso foi inaugurado com as boas-vindas do Sr. Presidente da Câmara Municipal que também enalteceu o trabalho em parceria com a ATACE e PNPG que esteve implícito na implantação do trilho, cujas potencialidades naturais inerentes concedem-lhe condições para ser um produto turístico de excelência.
A aldeia da Ermida, a cascata do Arado, os currais de montanha foram atributos que agradaram aos turistas e pedestrianistas que estiveram presentes na inauguração.
Fonte: Município, em 29-07-2013

Peneda-Gerês tem taxas para peões 105 vezes maiores do que nos carros

Em certos locais do Parque Nacional da Peneda Gêres são aplicadas taxas de circulação quer para automóveis, quer para os pedestrianistas. Os amantes das caminhadas reuniram-se na Portela de Leonte, em Terras de Bouro, para demonstrar o descontentamento perante a aplicação destas taxas que dizem que afastam as pessoas do parque.
Fonte: Porto Canal, em 29-07-2013

Taxa no superior subiu 700 por cento em 20 anos

A taxa de escolarização real no ensino superior entre a população do Vale do Cávado disparou mais de 700 por cento ao longo das duas últimas década, levando a sub-região a subir ao terceiro lugar no ranking da região do Norte.
Em 1991, os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde tinham 6,9 por cento da população com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos a frequentar o ensino superior, mas a percentagem atual é de 30,4 por cento, revela o estudo “Escolarização na Região do Norte. Evolução das disparidades territoriais 1991-2011”.
O trabalho da responsabilidade da Comissão de Coordenação e do Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte faz saber que, entre 1991 e 2001, a sub-região cresceu quase 15 pontos percentuais na taxa de frequência do superior, acompanhando a tendência generalizada da região do Norte e do país. Mas o grande salto no ranking regional foi consumado durante a última década.
O Cávado passou da quinta para a terceira posição entre as oito sub-regiões nortenhas, imediatamente atrás da sub-região de Alto Trás-os-Montes, que tem uma taxa de escolarização real no ensino superior de 30,9 por cento. O Grande Porto lidera com uma taxa de 31 por cento. Os 30,4 por cento do Cávado superam não apenas as taxas das sub-regiões do Minho-Lima (28,2), Ave (26,8), Tâmega (20,6), Entre Douro e Vouga (28) e Douro (28,2), mas também a taxa do continente (29%) e das regiões de Lisboa e Vale do Tejo (30,3), Alentejo (25,7) e Algarve (22,8).
Fonte: Diário do Minho, em 29-07-2013

ADRC Terras de Bouro: Com o pensamento na pró-nacional

Em acção. O Terras de Bouro apresentou ontem o plantel com que vai atacar a pró-nacional na temporada 2013/2014. Ainda se sente o ‘fantasma’ do processo disciplinar ao Dumiense, mas a equipa terrabourense já não pensa noutra divisão.
Plantel do Terras de Bouro 2013/2014 foi apadrinhado, no seu regresso aos trabalhos, pelo presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel Viana.
Ainda sob um cenário de alguma indefinição quanto à divisão que vai disputar, o Terras de Bouro apresentou à comunicação social o plantel que construiu para atacar a pró-nacional na temporada 2013/2014.
Os terrabourenses não têm dúvidas quanto ao lugar que devem ocupar e esperam apenas por uma decisão final da Associação de Futebol de Braga para concretizar os seus intentos e preparar a equipa para essa divisão.
Para o treinador, Francisco Nascimento, esta situação não é nada benéfica para o clube e cria alguma ansiedade em toda a gente. De qualquer forma, o técnico acredita que vai disputar a pró-nacional e construiu o plantel para isso mesmo.
“Estamos ainda com um misto de sentimentos. Há alguma ansiedade porque ainda não há decisões definitivas se jogamos numa divisão ou outra, mas o espírito que vou incutir nos jogadores é o de que vamos disputar a Pró-nacional. Também por isso vamos começar já a trabalhar amanhã”, começou por referir o treinador, acrescentando que espera que a “AF Braga resolva a situação o mais rápido possível. O clube não pode ficar nesta situação indefinidamente”.
O campeonato da pró-nacional é completamente diferente da I divisão que o Terras de Bouro disputou na época passada. Nascimento sabe disso e considera que a equipa vai ter que dar o seu melhor para conquistar o seu objectivo, que passa por assegurar a manutenção o mais rápido possível. “Esta será uma época que temos que encarar com grande responsabilidade. Esperamos um campeonato difícil. Os nossos objectivos são a manutenção e já formamos a equipa para isso.
Numa Divisão de Honra teríamos equipa para espreitar os primeiros lugares, pelo que na pró-nacional acredito que poderemos realizar um campeonato tranquilo e conquistar a manutenção logo que possível”, afirmou, acrescentando: “as aquisições que conseguimos concretizar são verdadeiras mais-valias para o plantel e dão-nos garantias de sucesso”.
Quanto ao plantel, ainda não está encerrado, uma vez que o treinador espera conquistar mais alguns reforços.
“Ainda falta conseguir assegurar mais algumas aquisições. Vamos ter dois ou três jogadores a realizar a pré-época que poderão vir a ser jogadores do clube. Temos que ver como estão a nível físico e depois logo se verá”, salientou ainda o técnico do Terras de Bouro.
Presidente: “Plantel garante objectivos”
Miguel Rodrigues é muito claro na hora de apontar os objectivos da equipa: “construímos uma equipa para a Pró-nacional. Qualquer equipa gostaria de disputar esta divisão e nós não somos excepção. O nosso objectivo para esta época é conquistar a manutenção e o plantel que construímos dá-nos as garantias para conseguirmos alcançar os objectivos”, referiu o presidente.
Fonte: Correio do Minho, em 29-07-2013

domingo, 28 de julho de 2013

Figueiredo: Festas em honra de S. Tiago (Cibões)

Hoje, realizou-se, no belíssimo lugar de Figueiredo, a festa em honra de S. Tiago. Nem a chuva nem o frio afastaram os moradores de Cibões e de outros pontos do concelho que ocorreram em grande número a esta tradicional festa.
Depois das cerimónias religiosas, atuou o Rancho Folclórico da Balança e dançou-se o Vira Geral e a Cana Verde Geral.
Disponibilizamos algumas fotografias.

No distrito de Braga, a Câmara de Terras de Bouro está entre as que reduziram o seu passivo

Endividamento dispara em Vizela
A dívida direta da Câmara Municipal de Vizela subiu em flecha em 2012, fazendo da autarquia presidida pelo socialista Dinis Costa a mais despesista das 14 câmaras municipais do Baixo Minho.
Os números avançados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo aos anos de 2011 e 2012 revelam que a dívida vizelense disparou 24,31 por cento durante o ano passado, impondo aos cofres municipais um encargo acrescido de 4 milhões de euros. O Município vizelense entrou em 2013 com um passivo exigível de 20.479.030 euros, valor que compara com a dívida de 16.473.229 euros com que encerrou o exercício de 2011.
No ano em que divergiu fortemente da tendência distrital, a autarquia vizelense só foi acompanhada no aumento da dívida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho. A edilidade presidida pelo socialista Jorge Dantas viu a sua dívida subir 10,30 por cento. O agravamento de quase 1,5 milhões de euros colocou o passivo municipal direto em 15.671.345 euros, valor que compara com a dívida de 14.207.814 euros, que vinha de 2011.
No sentido oposto foi a responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Verde. Em ano pré-eleitoral, o executivo liderado pelo socialdemocrata António Vilela reduziu o passivo exigível em 13,57 por cento. A edilidade vilaverdense entrou em 2013 com uma dívida direta de 25.256.970 euros, menos 4 milhões que os 29.225.135 com que fechou 2011. Reduções menos pronunciadas nas respetivas dívidas contabilizaram as câmaras municipais de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro. No seu conjunto, devem 48.355.818 euros, menos 5.311.958 euros que os 53.667.776 euros que deviam no final de 2011.
Fonte: Diário do Minho, em 28-07-2013

sábado, 27 de julho de 2013

Torneio concelhio de Terras de Bouro 2013: Deburicis 3 – Lírios do Gerês 2

Num jogo impróprio para cardíacos, hoje, foi encontrado o segundo finalista do Torneio Concelhio de Terras de Bouro 2013.
Numa partida, que se iniciou às 21:00, no Pavilhão Municipal de Rio Caldo,  a equipa do Deburicis e a equipa dos Lírios do Gerês jogaram as meias finais. Ambas se entregaram ao jogo e deram tudo por tudo para vencer o encontro, mas depois do tempo regulamentar encontravam-se empatadas a duas bolas o que obrigou a 10 minutos de prolongamento.
Felicitamos os Lírios do Gerês e o Deburicis que, numa entrega total, deram um grande espetáculo de futebol o que muito contribuiu para dignificar este torneio.
Para ver mais fotos, clique AQUI!
 

Torneio concelhio de Terras de Bouro 2013: Valdozende 1 – Motards Só Fumo 7

Hoje, às 20:00 horas, jogou-se no Pavilhão Municipal de Rio Caldo a primeira meia final para apurar um dos finalistas do torneio concelhio de Terras de Bouro.
No final da primeira parte, a equipa Motards vencia com quatro tentos sem resposta a equipa de Valdozende.
Na segunda parte, o Valdozende marcou o seu tento de honra, mas não impediu de sofrer uma pesada derrota (7-1).
Entre a assistência encontrava-se o senhor presidente da Câmara, Dr. Joaquim Cracel Viana, que honrou com a sua presença estas meias finais.
Para ver mais fotos, clique AQUI!

Chamoim: Festa em honra de S. Tiago

Disponibilizamos algumas fotos da festa em honra de S. Tiago que decorre em Chamoim neste fim de semana. O momento alto destas festividades será, amanhã, com a realização da procissão.
O andor do Senhor dos Aflitos, aparelhado pela D. Maria, será carregado por homens, enquanto que o andor da Senhora das Dores será transportado por mulheres.
À tarde, haverá animação com a atuação de dois ranchos folclóricos.

ADRC Terras de Bouro apresenta plantel para a época 2013-14

A ADRC Terras de Bouro apresentou à comunicação social o seu plantel sénior para a época 2013-14.
O senhor presidente da Câmara Municipal, Dr. Joaquim Cracel Viana, também esteve nesta cerimónia de apresentação.
De destacar a presença também de Sameiro, que nesta época terá o filho a jogar na equipa sénior.
Entretanto, o Terras de Bouro, com um pé no Pro-Nacional, prepara a nova época aguardando com tranquilidade o desfecho do recurso apresentado pelo Dumiense.