quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Reveillon 2013 no Restaurante Lua de Mel


Construção do Lar de Moimenta

Sob o lema «Vamos construir a nossa casa», o futuro Lar de Moimenta iniciou a sua construção. Ainda falta muito para que esteja concluído. Entretanto, facultamos uma foto que mostra o muro em betão construído para suportar as terras do adro da Igreja Matriz de Moimenta.
Com capacidade para 36 utentes de lar e 15 de Serviço de Apoio Domiciliário, o edifício será composto por cinco pisos, com uma área bruta de construção de 2.900 m2. Na cave, ficará a parte do economato, garagem, instalações sanitárias e balneários do pessoal. O rés-do-chão vai contemplar as áreas de lazer e serviços, como sejam os gabinetes médicos e da direção. Nos três pisos superiores ficarão 24 quartos para 36 utentes.

Obras no Centro de Saúde

As obras no Centro de Saúde da Vila de Terras de Bouro, a cargo da empresa Arlindo Correia & Filhos SA, ainda não estão concluídas.
Entretanto, os serviços clínicos continuarão a funcionar nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.

I Divisão: Terras Bouro – Soarense, em jogo grande na próxima jornada

Em jogo a contar para a 10ª jornada, o Terras de Bouro recebe no campo Municipal da Vila de Terras de Bouro o Soarense, 1.º classificado da I Divisão da AF Braga.
Neste jogo que promete, vem apoiar a equipa que quer vencer para encurtar a distância ao lugar que dará acesso à divisão Pró-Nacional.

Assembleia Municipal de Terras de Bouro reúne a 30 de novembro

 
 Dr. Ricardo Manuel Ferreira Gonçalves, Presidente da Assembleia Municipal supra, faz público, de acordo com as disposições legais aplicáveis, que no dia 30 de novembro, às 20:30h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, se realizará, uma sessão ordinária desta Assembleia que versará a seguinte ordem de trabalhos:




quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Campanha «Um Gesto Solidário»

Os alunos do 12º B da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro (Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro) estão a promover uma campanha de solidariedade designada ‘Um gesto solidário’, desenvolvida no âmbito da disciplina de Geografia.
O projecto visa a recolha de vestuário, calçado, brinquedos e alimentos, para distribuir por famílias carenciadas do concelho.
A campanha ‘Um gesto solidário’ decorrerá até ao dia 14 de Dezembro, culminando com uma corrida solidária, pelas 11 horas, com saída e chegada na Câmara Municipal de Terras de Bouro. O percurso e os locais de inscrição serão oportunamente divulgados.
As pessoas interessada em participar neste gesto solidário poderão entregar o seu contributo até às 11 horas do dia 14 de Dezembro, na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. Para participar na ‘corrida/caminhada solidária’ será necessário contribuir com bens alimentares que devem ser entregues no dia da corrida.
Fonte: Amarense, em 28-11-2012

Vila de Terras de Bouro animada com desfile de moda

Os centros das vilas de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro vão ser animados nesta época pré-natalícia com desfiles de moda e muita música para atrair clientela ao comércio de proximidade. É a ‘Moda em Movimento’ que vai acontecer nos próximos dias 1, 8, 11 e 15.
Horários de funcionamento alargados, garantia de qualidade nos produtos e serviços e um atendimento personalizado com o melhor aconselhamento possível são as ofertas especiais deste evento promovido pela Associação Comercial de Braga (ACB), em parceria com o projecto ‘Idei@Cinco’.
Domingos Barbosa, da ACB, destaca a importância deste género de iniciativas, que têm o grande objectivo de “mitigar os efeitos desta crise ao nível da redução do consumo”.
O director-geral da ACB, Rui Marques, sublinhou a sua “grande satisfação” com as parcerias estabelecidas com os empresários e lojistas para promover esta campanha e dinamizar o comércio local, dando-lhe um novo impulso comercial.
A iniciativa ‘Moda em Movimento’ vai abranger duas dezenas de empresas dos mais variados sectores, desde o calçado, vestuário, beleza, ópticas, decoração até à pastelaria.
“O que nós pretendemos é que as pessoas voltem a fazer compras no seu comércio de proximidade, sendo ao mesmo tempo surpreendidos pelo movimento atractivo ao seu redor, pela qualidade da oferta e pelos preços competitivos”, explicou Rui Marques.
Segundo o responsável, até há bem poucos anos atrás, este comércio de proximidade representava cerca de 80 por cento do consumo dos clientes loca is, enquanto que hoje em dia, essa representação se situa apenas nos 20 por cento. Uma situação que a ACB, juntamente com as entidades parceiras, pretende vir a inverter, através de iniciativas de promoção e animação deste género.
O comércio tradicional é o grande foco desta campanha promocional, defendeu Carlos Silva, da ‘Idei@Cinco’. “A nossa única regra é ajudar o comércio tradicional neste período de Natal no sentido de que consigam obter a entrada de dinheiro neste final de ano”.
“Finalidade é estimular compra no momento”
A Praça do Comércio de Ferreiros, em Amares, vai ser o primeiro centro de vila a ser animado pela ‘Moda em Movimento’ já no próximo feriado de 1 de Dezembro. O desfile colectivo das várias empresas envolvidas vai ter lugar a partir das 11.30 horas, prometendo atrair com várias e inovadoras propostas de moda. O feriado seguinte, 8 de Dezembro, vai animar Vila Verde com dois desfiles especialmente concebidos para o efeito, agendados para as 14 e para as 16 horas.
Ainda em terras vilaverdenses, vai ser promovida, no dia 11, uma campanha promocional distinta na loja ‘Caramelle’, que vai mimar os clientes com várias ofertas dos seus produtos e serviços.
A campanha de animação do comércio tradicional volta a sair à rua no dia 15 de Dezembro, nos centros de Vila Verde e de Terras de Bouro, com desfiles a decorrerem em simultâneo às 14 e 15.30 horas.
“A finalidade desta campanha promocional é estimular à compra no momento”, referiu Rui Marques, director-geral da ACB.
Fonte: Correio do Minho, em 28-11-2012

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Crianças dinamizam exposição em Terras de Bouro

Os trabalhos realizados pelas crianças terrabourenses que frequentam os JI's e EB 1's do concelho, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, resultaram numa exposição sobre a Convenção Internacional sobre os Direitos da Crianças ratificada pela ONU em 20 de Novembro de 1989, que está patente no Balcão Único de Atendimento do município, até ao final do dia de amanhã.

A promoção da exposição esteve a cargo da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Terras de Bouro, que o fez em parceria com a Câmara Municipal.

Na inauguração da referida exposição, estiveram presentes a presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Terras de Bouro, Filipa Moreira, bem como o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Teixeira, e ainda a vereadora com os pelouros da Educação e Ação Social, Liliana Machado.
A exposição é composta por dois globos repletos de desenhos de crianças em cartão devidamente personalizadas, contendo no seu verso a inscrição dos direitos das crianças. Dada a "riqueza dos trabalhos em exposição", a autarquia e a CPCJ convidam todos os interessados a visitar o espaço.
Fonte: Terras do Homem, em 27-11-2012

Campanha para eliminar a violência sobre as mulheres

A cooperativa Aliança Artesanal, em cooperação com o Município de Terras de Bouro, lançou na manhã de ontem a Campanha de Sensibilização sobre a Violência Contra as Mulheres, como forma de assinalar o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres.
Desta forma, pretende-se apelar a todos os terrabourenses para que adoptem uma conduta de respeito e tolerância pelo próximo, dado que, em pleno século XXI continuam a existir casos de violência doméstica, um flagelo que assola maioritariamente o género feminino.
Fonte: Amarense, em 27-11-2012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Gondoriz já tem casa mortuária


A freguesia de Gondoriz, concelho de Terras de Bouro, inaugurou, ao início da tarde de hoje, uma obra há muito ansiada pela população local, a casa mortuária. A cerimónia englobou também a inauguração dos arranjos realizados na zona envolvente da igreja. O presidente da Junta sublinhou a importância da obra, que permite «receber com maior dignidade aqueles que nos deixam. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, realçou o esforço que a edilidade realizou em tempos de crise, «não é uma boa altura para realizar obras grandes, mas grandes obras como esta».
Fonte: Amarense, em 26-11-2012

Formação para treinadores de futebol com 30 formandos

Fechou ontem o período de admissão de candidatos à Acção de Formação ao Nível do Grau I de Treinador de Futebol, levado a cabo pela Associação de Treinadores de Futebol do Vale do Homem (ATFVH). Inicialmente apenas 25 alunos poderiam ser admitidos, todavia, por motivos da afluência de candidatos de outras regiões do pais (Porto, Vila Nova de Gaia, Barcelos e Famalicão), a direcção do Núcleo de Formação daquela Associação entendeu admitir todos os candidatos, num total de 30.
Para o presidente da ATFVH, José Pedro o número de participantes superou as expectativas: «sinceramente não estava à espera de tantas pessoas, mas é sinal que estamos a trabalha».
A Acção de formação arranca, no próximo sábado, em Amares.
Desportivo Vale do Homem, em 26-11-2012

Jovens ficaram a conhecer melhor a castanha numa palestra na Biblioteca

Inserido nas iniciativas da semana da floresta autóctone que estão a decorrer no município, realizou-se esta manhã na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma palestra intitulada "O Castanheiro, esse velho conhecido", ministrada pelo Coordenador Distrital dos Clubes da Floresta de Braga, Jorge Lage. Os cerca de quarenta jovens presentes puderam conhecer mais sobre a castanha, sobre os tipos de castanheiro e formas de a utilizar na gastronomia.
Fonte: Vilaverdense, em 26-11-2012

Eurodeputado José Manuel Fernandes conheceu problemas e potencialidades do Gerês

O eurodeputado José Manuel Fernandes realizou uma caminhada pedestre pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, numa iniciativa promovida pelos Bombeiros Voluntários de Terras Bouro. Com esta atividade puderam conhecer melhor um território de excelência e de grandes potencialidades, mesmo em tempo turístico de época baixa, assim como as dificuldades acrescidas ao trabalho de proteção civil nesta zona.
O eurodeputado socialdemocrata salientou o facto da Vila do Gerês ter tudo para ser destino turístico por excelência em época baixa e mostrou-se sensibilizado pelo trabalho desenvolvido pelos bombeiros na defesa do parque, sobretudo perante as grandes adversidades que enfrentam diariamente, e lamentou não haver uma maior envolvência dos voluntários da corporação na sinalização e prevenção de riscos desta da região.
José Manuel Fernandes aproveitou ainda para realçar a importância da valorização de percursos pedestres e de vivências no seio da Natureza, seja como recurso de dinamização económica da região, seja como espaço de excelência para o reforço da consciência ambiental e ecológica dos cidadãos, de diferentes idades e estratos sociais.
Fonte: Amarense, em 26-11-2012

Juvenis do Rio Caldo no 6.º lugar

A equipa de juvenis do Rio Caldo está a realizar um excelente no campeonato. A equipa orientada por Pizarro ocupa o 6º lugar no campeonato distrital da AF Braga no seu ano de estreia neste escalão. Em nove jogos disputados soma 11 pontos fruto de três vitórias e dois empates.
Resultados:
Campelos - Lordelo 3-6
Landim-Colégio Caldinhas 5-1
FJ Antunes -Guimarães Futsal 3-1
Rio Caldo-JUNI 1-2
Contacto – Sp. Braga 5-2
AST Futsal -Piratas de Creixomil 2-7
Desportivo Vale do Homem, em 26-11-2012

domingo, 25 de novembro de 2012

AF Braga 1ª Divisão: GF Pousa 0 – Terras de Bouro 1

Na Série A AF Braga 1ª Divisão, jogou-se a nona jornada. O Terras de Bouro, que ocupa o 6.º lugar na tabela classificativa, foi ao reduto do GF Pousa e venceu com um tento sem resposta.
Na próxima jornada, o emblema da vila de Terras de Bouro recebe o líder o Soarense.
O Martim venceu fora de portas em Roriz e mantém a dois pontos o atraso em relação ao líder, o Soarense que, nas Mata da Ordem, bateu o Panoiense.
Roriz e Panoiense, com estas derrotas, continuam na cauda classificativa. Também o Tadim e o Leões das Enguardas triunfaram fora, estes no recinto do terceiro classificado, Cabreiros, averbando pontos que podem ser preciosos no objectivo de subir na tabela.

CDS de visita a IPSS's do concelho de Terras de Bouro

O Centro Social de Covide "necessita de apoios para novas infraestruturas", de forma a continuar a prestar o seu bom serviço à comunidade. Num dia dedicado às IPSS's do concelho de Terras de Bouro, uma comitiva do CDS/PP, constituída pelo presidente da distrital do partido e deputado na Assembleia da República, Altino Bessa, o presidente da distrital da JP, Sérgio Lopes, o presidente da concelhia da JP de Terras de Bouro, Michel Machado, e membros da concelhia do CDS-PP de Terras de Bouro, visitou o Centro de Solidariedade Social de Valdozende e os Centros Sociais e Paroquiais de Rio Caldo, Vilar da Veiga e Covide.
No seguimento de inúmeras visitas pelas instituições do distrito, o CDS quer "tomar contacto com estas instituições para a reflexão de políticas sociais a implantar". Dentro deste mesmo contexto, estas instituições deram a conhecer as suas respectivas instalações, principais dificuldades e as metas de acção, assistência e apoio a diversas faixas etárias e realidades sociais.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer, em Valdozende, o trabalho desenvolvido pela instituição à comunidade através de serviços ao domicílio e a qualidade das suas instalações e serviços para com os seus utentes tais como ATL, berçário, creche e pré-primária. Em Rio Caldo e Vilar da Veiga, foi possível testemunhar o bom funcionamento de apoio à terceira idade e ATL. De realçar, ainda, a situação especial do Centro Social de Covide, que sendo o primeiro e mais antigo Centro de Solidariedade Social do concelho de Terras de Bouro necessita de apoios para novas infraestruturas de forma a continuar a prestar o seu bom serviço à comunidade.
Desde viaturas até à construção e/ou aquisição de novos equipamentos, foram estas as principais necessidades que as instituições salientaram como imediatas, preocupações essas que o deputado Altino Bessa se comprometeu a "fazer chegar quer ao o diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira, quer também ao Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Luís Mota Soares.
Altino Bessa, deputado do CDS-PP por Braga, salientou ainda a importância das instituições e realçou o papel preponderante da Segurança Social, bem como o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo director da mesma na aproximação à realidade e às IPSS.
Terras do Homem, em 25-11-2012

Baixa adesão na 1ª Feira de Oportunidades de Terras de Bouro

A vila de Terras de Bouro recebeu hoje pela primeira vez uma Feira de Oportunidades. Os presentes puderam ver uma grande variedade de produtos, dos enchidos ao artesanato, passando pelo vestuário e pelos eletrodomésticos, entre muitos outros. No entanto, em comparação com outros concelho, a organização afirma que a adesão popular acabou por ser inferior ao habitual, o que consideram compreensível por estarmos a falar de um meio que não á muito densamente povoado.
Fonte: Amarense, em 25-11-2012

AF Braga Divisão de Honra: Celoricense 1 – Grupo Desportivo do Gerês 0

A equipa do Arões venceu em casa do ex-líder Prado por 2-1 subindo assim para o primeiro lugar da tabela classificativa. A equipa de Celoricense venceu um casa o Gerês por uma bola a zero e é agora segundo classificado com os mesmos pontos do líder.
Na próxima jornada, equipa geresiana, que ocupa o 13.º posto na tabela classificativa, recebe no Campo da Pereira o Brito.

PSD debate o futuro do concelho de Terras de Bouro

Realizaram-se durante a tarde de hoje as jornadas do PSD de Terras de Bouro, uma iniciativa que teve como propósito debater o futuro do concelho e tentar encontrar soluções para combater o fenómeno de desertificação que tem assolado muitas freguesias do município. O líder dos sociais democratas terrabourenses, António Afonso, mostrou-se satisfeito com o contributo dado por oradores convidados e populares, no sentido de garantir maior sustentabilidade para o desenvolvimento do concelho.
Fonte: Amarense, em 25-11-2012

sábado, 24 de novembro de 2012

AF Braga 1ª Divisão Futsal: Núcleo Rio Homem 4 - 2 AEIPCA

Em jogo a contar para a 7ª jornada, o Núcleo Rio Homem recebeu no Pavilhão Municipal o AEIPCA e venceu o encontro por (4-2).
Com este resultado ascendemos à 11ª posição e pudemos festejar uma vitória que nos fugia há muito tempo.
Parabéns aos nossos atletas e à equipa técnica!
 
 

Amanhã, ainda pode ir à Primeira Feira de Oportunidades no Quartel dos Bombeiros Voluntários

Amanhã, ainda pode ir ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro à Primeira Feira de Oportunidades, que estará aberta das 10:00 às 22:00 horas. 
Disponibilizamos alguma fotos.

Divisão Honra Juniores: ADRC Terras de Bouro 1 – Ninense 2

Em jogo a contar para a oitava jornada do campeonato da Divisão de Honra, os Juniores do Terras de Bouro receberam no Campo Municipal os Juniores a AD Ninense e perderam o encontro por duas bolas a uma.
Com este resultado mantivemo-nos no fundo da tabela classificativa.
Lembramos que a nossa equipa, recém-promovida, perdeu a sua espinha dorsal que reforçou a equipa sénior.

CDS-PP visita IPSS’s do concelho

Num dia dedicado às IPSS’s do Concelho de Terras de Bouro, a comitiva do CDS/PP constituída pelo Presidente da Distrital do CDS-PP de Braga e deputado na Assembleia da República, Engenheiro Altino Bessa, o Presidente da Distrital da Juventude Popular de Braga, Sérgio Lopes, o Presidente da Concelhia da Juventude Popular de Terras de Bouro, Michel Machado e membros da concelhia do CDS-PP de Terras de Bouro visitaram o Centro de Solidariedade Social de Valdozende e os Centros Sociais e Paroquiais de Rio Caldo, Vilar da Veiga e Covide.