quinta-feira, 31 de março de 2011

Sociais-democratas questionaram a Ministra da Saúde sobre o Hospital de Braga

A Dra. Teresa Fernandes, deputada terrabourense, questionou a Ministra da Saúde sobre o Hospital de Braga, tendo-se referido ao facto da empresa Escala Braga ter de pagar ao Estado 15 milhões de euros pelos valores dos activos do Hospital de São Marcos que foram transmitidos para a actual entidade gestora e questionou, ainda, os critérios que estiveram na base da avaliação.
Nuno Reis, Teresa Fernandes e Pedro Rodrigues colocaram várias questões à Ministra.
A Comissão de Saúde recebeu, na quarta-feira em audição, a Ministra da Saúde, na sequência do requerimento do Grupo Parlamentar do PSD para esclarecer vários aspectos relativos ao regime de trabalho e condições contratuais dos trabalhadores do Hospital de Braga. Nuno Reis começou por se referir às palavras da Ministra, de que a acusação do Governo estar a passar ao lado dos problemas do Hospital era uma ideia falsa, para sustentar que, da parte do PSD, essa acusação mantém-se. Segundo o deputado, retirando os últimos dias em que um deputado do PS finalmente se manifestou sobre o assunto, o Executivo nada fez. O social-democrata frisou ainda o caricato que foi a entrega, por parte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), nos jornais de um comunicado dando conta do trabalho realizado, desde finais de 2009, por um Provedor do Utente que, até ao momento, ninguém conhecia.
Nuno Reis recordou os vários requerimentos e iniciativas tomadas pelo Grupo Parlamentar do PSD e frisou que se não fosse a chamada da Ministra à comissão e a aproximação de eleições esta situação continuaria por resolver.
De seguida, o deputado pediu esclarecimentos sobre ao facto de cerca 700 doentes terem sido referidos indevidamente do Hospital de Braga para o Hospital S. João e sobre a suposta necessidade dos trabalhadores terem de assinar um contracto de trabalho.
A concluir a sua intervenção, Nuno Reis frisou que o contrato de gestão é extremamente complexo e questionou se não faria sentido existir uma equipa da ARSN a acompanhar permanentemente esta Parceria Público-Privadas.
Seguiu-se a intervenção de Teresa Fernandes. A social-democrata referiu-se ao facto da empresa Escala Braga ter de pagar ao Estado 15 milhões de euros pelos valores dos activos do Hospital de São Marcos que foram transmitidos para a actual entidade gestora e questionou os critérios que estiveram na base da avaliação.
A concluir as intervenções da bancada do PSD, Pedro Rodrigues afirmou que relativamente ao Hospital de Braga, o Governo mostra duas atitudes distintas antes da demissão e depois da demissão. Até há duas semanas atrás, recorda o deputado, verificou-se uma total ausência de respostas e de acompanhamento, em especial do Ministério da Saúde. O social-democrata demonstrou a sua estranheza por apenas um ano e meio depois ser tornado público o nome do Provedor do Utente e por na véspera da vinda da Ministra à Comissão ter sido substituído o Gestor do contrato. Pedro Rodrigues questionou os motivos que originaram a saída deste Gestor e se já existe algum nome para ocupar este cargo.

Ministério da Saúde substitui gestor do Hospital de Braga

A Administração Regional de Saúde do Norte acaba de anunciar a nomeação de Emanuel de Barros, até agora vogal executivo do Centro Hospitalar do Alto Ave, como novo gestor da parceria público-privada do Hospital de Braga – com gestão liderada pela Mello Saúde –, depois da ministra Ana Jorge ter anunciado ontem, no Parlamento, a demissão do anterior responsável, Francisco Cabral. «Essa pessoa já não está à frente. O que o senhor que fazia a gestão do Escala Braga fará a seguir não é da nossa competência intervir, como é óbvio», disse a ministra Ana Jorge, em resposta a uma pergunta do deputado João Semedo, do Bloco de Esquerda, partido que tinha apontado a hipótese de Francisco Cabral abandonar o cargo para trabalhar para o grupo Mello, desta vez na parceria do futuro hospital de Vila Franca de Xira.
Fonte: Diário do Minho, em 31-03-2011

Os números do desemprego em Terras de Bouro

Só Vila Verde baixou o desemprego face a Janeiro e ao período homólogo de 2010
Amares foi um dos seis concelhos que registou, em Fevereiro, um aumento do número de desempregados, face ao mês anterior, tendo conhecido mais 18 casos de desemprego. Pelo contrário, Terras de Bouro e Vila Verde tiveram menos dois e menos dez desempregados inscritos, respectivamente.
Assim, se tivermos em conta o registado no mês de Janeiro, assistimos à descida do desemprego na maioria dos concelhos do distrito de Braga: Barcelos (-127); Esposende (-12): Guimarães (-237); Póvoa de Lanhoso (-23); Terras de Bouro (-2); Vila Nova de Famalicão (-201); Vila Verde (-10) e Vizela (-62). Nos restantes concelhos assistimos à subida do desemprego: Amares (+18); Braga (+76); Cabeceiras de Basto (+4); Celorico de Basto (+31); Fafe (+18) e Vieira do Minho (+4).Por outro lado, tendo em conta os dados do mês homólogo do ano anterior, verificamos que Terras de Bouro foi um dos seis concelhos que viu aumentado o número de desempregados, com mais sete casos que em 2010. Por seu turno, Amares viu-se esse número descer em 11 casos, ao passo que Vila Verde teve menos 36 desempregados.
Desta feita, continuamos a assistir a uma descida do número de desempregados na maioria dos concelhos do Distrito: Amares (-11); Barcelos (-90); Celorico de Basto (-84); Fafe (-19); Guimarães (-1.326); Vila Nova de Famalicão (-871); Vila Verde (-36); Vizela (-301). Nos restantes concelhos registamos uma subida dos desempregados face ao ano anterior: Braga (+757); Cabeceiras de Basto (+28); Esposende (+58); Póvoa de Lanhoso (+71); Terras de Bouro (+7) e Vieira do Minho (+6).
Em termos globais, o desemprego no distrito de Braga atingiu, no mês de Fevereiro, 52.788 pessoas, ou seja, menos 523 que no mês anterior e menos 1.811 pessoas que em igual período do ano passado, o que continuou a representar uma descida de 3% no número de desempregados, face a Fevereiro de 2010. Ao nível do continente a variação também baixou, fixando-se agora nos -2%.
Já as ofertas de emprego (1.295) registaram uma subida comparativamente ao mês anterior (+51), mas relativamente ao mesmo período do ano transacto representaram menos 1.093 ofertas. As colocações realizadas pelos Centros de Emprego do Distrito, por sua vez, foram sensivelmente iguais ao mês anterior (antes 484 e agora 493).
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Falta de serviços de Saúde em Terras de Bouro preocupa comandante

As preocupações ao nível da protecção civil no concelho de Terras de Bouro vão bem mais para além do agravamento dos riscos e dos potenciais efeitos dos incêndios. “Mais preocupado estou com o que se passa, em Terras de Bouro, ao nível dos cuidados com a saúde. Nalgumas freguesias deste concelho, alguém que precise de um médico urgentemente, tem que se fazer chegar ao Hospital de Braga – situado, em muitos casos, a 50 quilómetros de distância – às suas próprias custas, porque será onde encontra o médico mais próximo”, alerta o comandante José Dias.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Plantações em Santa Isabel do Monte para celebrar Dia Mundial da Árvore

O município de Terras de Bouro associou-se aos alunos dos Jardins-de-infância do concelho para assinalar o Dia Mundial da Árvore, tendo levado todos os alunos à freguesia de Santa Isabel do Monte para aí participarem na plantação de carvalhos-alvarinho (Quercus robur) oferecidos pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.No entender dos responsáveis locais, para que a protecção e preservação do meio ambiente seja efectiva, “é fundamental sensibilizar as nossas crianças para uma cidadania activa e para uma boa relação com o património natural e ambiental onde residem”. “Todos temos o dever de proteger e valorizar esta maravilha natural onde vivemos. Aliás, com a chegada da Primavera, o nosso concelho está repleto de mil cores, tornando-se, por isso, uma excelente altura para apontar ao Gerês”, referem as autoridades terrabourenses, numa alusão clara ao nosso plano de comunicação traçado para cativar mais turismo àquele concelho.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Agros e Tetra Pak ajudam a reflorestar Parque Nacional da Peneda-Gerês

No próximo sábado, dia 2 de Abril, pelas 11h30, a Agros e a Tetra Pak promovem uma acção que marca o início de um projecto de reflorestação no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Com este evento, as empresas entram na segunda fase da campanha “O melhor para si e para a natureza”, lançada no final de 2010, que vai terminar no final deste ano, com a reflorestação de mais cinco hectares de terrenos baldios em Vilar da Veiga.
Data: 2 de Abril, Sábado
Hora: 11h15
Local: Ponto de encontro Pousada da CaniçadaNesta primeira acção de reflorestação marcam presença várias figuras públicas como Sandra Cóias e Pedro Bianchi Prata, Diana Pereira e Tiago Monteiro e Joana Seixas, entre outros. Representantes da Agros, da Tetra Pak, do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Instituto de Conservação da Natureza estarão presentes para assinarem o protocolo que formaliza a parceria. A Junta de Freguesia de Rio Caldo, Junta de Freguesia de Vilar da Veiga e a Câmara Municipal de Terras de Bouro também vão estar representadas.
Programa do evento:
11h15 – Encontro na pousada (ou Vila do Gerês)
11h30 – Partida para Parque Nacional da Peneda-Gerês – Vilar da Veiga
11h45 – Boas-vindas e assinatura do protocolo
12h00 – Plantação das primeiras árvores
12h45 – Brunch
13h45 – Regresso à pousadaCom posicionamento ambiental semelhante a Agros e a Tetra Pak lançaram a campanha “O melhor para si e para a natureza”. Com enfoque na melhoria ambiental, as duas empresas uniram-se pela preservação da natureza e pela pedagogia ambiental, envolvendo o consumidor, apelando para a correcta reciclagem das embalagens da Tetra Pak, contribuindo assim para a reflorestação do PNPG, uma área protegida com uma extensão de cerca de 70 mil hectares e que tem vindo a ser atingido por diversos incêndios.
Fonte: Ciênciapt.net, em 31-03-2011

Crise e mau tempo afastaram amantes da gastronomia de Terras de Bouro

Não correu tão bem como o esperado o ‘Fim-de-semana’ gastronómico realizado, no passado fim-de-semana, em Terras de Bouro. Quem o admite é o próprio presidente da Câmara Municipal terrabourense, Joaquim Cracel, que reconheceu que “apenas num ou noutro restaurante houve um aumento significativo do consumo”, mas que, regra geral, “o certame ficou aquém das expectativas criadas.
Para além da crise que afecta a generalidade das famílias portuguesas, “o mau tempo também não terá ajudado”, palpitava o edil.
Esta era uma iniciativa conjunta do município de Terras de Bouro e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal que promoviam, entre os dias 26 e 27 de Março, em 18 restaurantes do concelho, o tradicional ‘Cozido de Terras de Bouro’.Também conhecido por 'Cozido de Couves com Feijão', este prato distingue-se pela originalidade dos ingredientes e pela sua confecção que, em conjunto, dão origem a uma genuína e ancestral refeição minhota que faz lembrar um dos modos alimentares do campo nos tempos idos e que, hoje, é considerado um manjar de gente rica e amiga do mundo rural, que aproveita a apresentação desse festival gastronómico para “matar saudades” da vida do campo, através da degustação de uma refeição feita de produtos vindos da horta. A sua confecção e os temperos como o azeite e os pedacinhos de alho fazem o resto. Se a isto acrescentarmos, à sobremesa, a aletria ou as rabanadas, completa-se a refeição do lavrador em dias de grandes serviços no campo ou de festa. Para digestivo, tem pleno cabimento a bagaceira de lavrador.
Uma receita ancestral
O modo de confeccionar este prato é conhecido por “cozedura monumental”, pois as carnes são colocadas a cozer num pote e, depois, é que se lhe juntam as couves galegas traçadas, frescas, da horta, e o feijão amarelo, também difícil de encontrar, pois é originário das terras altas e frias, o qual também é cozido. O gosto do azeite em abundância e os dentes de alho, dão-lhe um paladar especial.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Vale do Homem com Escolas Solidárias

Várias escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde vão participar numa campanha de recolha de alimentos a favor dos sem abrigo das ruas da cidade do Porto e famílias carenciadas apoiadas pela ADRA-Norte. Nesta iniciativa, promovida pela ADRA Portugal, através da delegação Norte, participarão, ainda, algumas escolas do Porto, Celorico e Mondim de Bastos.A acção serve, ainda, para assinalar o Ano Europeu do Voluntariado, contando, por isso, a ADRA Norte, ter voluntários a doar parte do seu tempo para “fazer do nosso mundo um mundo melhor”. No que diz respeito à campanha de recolha de alimentos propriamente dita, designada ‘Escolas Solidárias’, tem como madrinha a atleta portuense, Aurora Cunha, que vestiu as cores do FC Porto.
A iniciativa, que procura convencer as pessoas a “oferecer um quilo ou um litro”, está a decorrer nas escolas dos concelhos citados até ao dia 4 de Abril.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Obrigar proprietários a limpar terrenos

O Governo deve obrigar os proprietários a limpar os seus terrenos como forma de ultrapassar a redução dos meios de combate a incêndios. A ideia é defendida pelo presidente da associação de técnicos de segurança e protecção civil (AsproCivil).
A limpeza e preparação do terreno é, para Ricardo Ribeiro, “determinante” para que os incêndios tenham “menor impacto”, pelo que se deve “começar já a pensar na prevenção, nomeadamente com a limpeza do combustível nas zonas verdes”.
Admitindo que a redução de gastos com o combate aos incêndios, anunciada pelo presidente da Protecção Civil, “já era esperada no contexto da actual crise”, Ricardo Ribeiro sublinhou que a prevenção é a única forma de ultrapassar a situação.
“Não envolve assim tantos custos e os municípios, as associações de agricultores e os próprios agricultores e proprietários deveriam desde já começar a fazer isso”, referiu, defendendo que “se fosse feito, não se gastaria depois tanto dinheiro” no combate a fogos.O presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Arnaldo Cruz, admitiu no domingo que serão feitos cortes no orçamento para meios de combate a fogos na ordem dos 20 por cento, sendo que os meios aéreos serão os que sofrem maior redução.
“Esta situação do corte – que não é positiva obviamente – pode ser grave ou suportável”, adiantou o presidente da AsproCivil.
“Os meios aéreos são sempre os mais caros para o Estado e o contribuinte português” e são “um meio importante de combate aos incêndios” pelo que pode, de facto, “pôr algumas condicionantes e limitações ao ataque directo ao incêndio” especialmente quando “houver vários incêndios grandes ao mesmo tempo”, reconheceu.
No entanto, insistiu, “a nossa grande preocupação enquanto técnicos de protecção civil é que o Governo actue imediatamente, obrigando câmaras, associações de agricultores e proprietários a fazer aquilo que a lei já obriga há vários anos - a limpeza e medidas de prevenção de incêndios -, mas que nunca é cumprido e que depois se traduz no agravar da dimensão e intensidade dos incêndios”.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Preocupação redobrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês

No Parque Nacional Peneda-Gerês, a preocupação é muita. É que “mesmo com forte apoio aéreo o parque tem sido fortemente fustigado”, com o salienta o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, ainda com memória muita fresca dos efeitos devastadores dos fogos do ano passado.
“Se já com o apoio aéreo tem sido difícil fazer frente aos fogos, sem ele, ou com menos meios, é que os bombeiros estão desgraçados”, alertou Joaquim Cracel, não escondendo a preocupação face ao anúncio de cortes no orçamento para meios de combate a fogos na ordem dos 20 por cento, sendo que os meios aéreos serão os mais afectados.
Para “contornar de alguma forma o flagelo dos incêndios”, o autarca terrabourense revela que “estão a ser estudadas opções de vigilância do Parque”, mas sublinhou que se tratam de iniciativas que terão de ser desenvolvidas “à custa da autarquia”.A limpeza dos terrenos que englobam o Parque Nacional Peneda-Gerês e zonas envolventes é outra das estratégias de intervenção do município de Terras do Bouro, mas o responsável autárquico reconhece que há alguns entraves e dificuldades acrescidas que terão necessariamente de ser superadas. Joaquim Cracel explica que “os proprietários já foram notificados, mas em muitos casos são idosos sem condições económicas para fazer a limpeza”.
Na Ponte da Barca, o município também está apostado na limpeza dos terrenos. O presidente da Câmara, Vassalo Abreu, adianta mesmo que a época de fogos já está a “ser preparada”, pois já “se está a fazer a limpeza dos terrenos afectos à autarquia”. No entanto, o “problema” diz respeito às zonas de “minifúndios”, pois “não se sabe quem são os proprietários, o que dificulta o processo de notificação para que seja feita a limpeza” – segundo salienta este autarca socialista, que opta por desvalorizar os cortes orçamentais nos meios de combate aos incêndios, assegurando que não são “alarmantes”.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

“Verão vai ser muito complicado”

O comandante dos Bombeiros de Terras de Bouro recusa-se mesmo a acreditar que os cortes orçamentais e a redução de meios venham a reflectir-se na região, sob pena de pôr-se em causa um sistema já deficitário de reacção aos incêndios. É que no último ano os fogos deixaram um rasto particularmente desolador no Gerês e no Vale do Homem.
“A eventual redução de meios disponíveis é, de facto, uma preocupação que nós temos, embora eu pessoalmente não acredite muito que esses cortes se venham a reflectir na nossa região. Não acredito que seja possível retirarem-se meios de combate ao incêndio aqui na nossa região, porque estes já são extremamente escassos e, se o combate ao fogo já é extremamente difícil com o actual dispositivo à nossa disposição, muito mais complicado se tornaria depois de eventuais alterações”, avisou José Dias.Em seu entender, “o distrito de Braga deve continuar com os dois helicópteros” que já dispunha no ano passado. “Assim o espero porque, nesta zona, os meios aéreos são fundamentais para uma primeira abordagem ao incêndio e para o combate efectivo do mesmo, uma vez que as acessibilidades terrestres são escassas”, sustenta o comandante terrabourense.
No entanto, salvaguarda que, “infelizmente, nesta altura, tudo é possível”. Por isso, José Dias avisa, em tom grave, que, “se realmente diminuírem o dispositivo, o Verão vai ser muito complicado”.
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

Cortes nos meios de combate a incêndios agravam Verão de alto risco

O próximo Verão pode ser de alto risco no que toca a incêndios. A crise económica e financeira levou o Governo a anunciar cortes orçamentais ao nível dos recursos para combate aos fogos florestais, com particular incidência nos meios aéreos. Mas os cortes também atingem as equipas terrestres. A situação está a gerar muita preocupação entre bombeiros e autarcas, face às perspectivas de mais um Verão de temperaturas elevadas.A limitação de recursos está já a levar responsáveis de Protecção Civil a apelar à mobilização e ao esforço redobrado das populações e dos proprietários de áreas florestais à limpeza preventiva, numa intervenção que envolve igualmente os municípios. É evidente o reconhecimento de que não haverá meios para atender de forma eficaz e célere às situações de emergência, caso se repitam os picos de calor dos anos anteriores, com efeitos devastadores ao nível da proliferação de fogos e destruição de área florestal e mato. (…)
Fonte: Terras do Homem, em 31-03-2011

O prazer de ler estendido a um país inteiro

Postamos texto do terrabourense José Guimarães Antunes, Director do Agrupamento de Escolas de Palmeira.
Tradicionalmente dinamizada no mês de Março, a Semana da Leitura tem procurado envolver, numa celebração festiva da leitura e do livro, docentes, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação.
No ano 2011, a 5.ª Semana da Leitura, que decorreu durante a última semana, resultou de uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, e pretendeu centrar-se na relação leitura – energia – floresta.
Neste âmbito, e em articulação transversal com o currículo, foram propostos pelo PNL desafios às escolas a partir de um conjunto de motes: Florestas de Leituras; Ler+ Verde; Ler+ na floresta é para todos; Ler+ é +Vida; Circuitos de Leitura; Florestas de Livros; Leituras luminosas; Ler+ com energia; Choques de Leituras; e Árvores de Livros.A partir destes motes, cada escola organizou e planificou a sua Semana da Leitura de modo a contemplar a dinamização de iniciativas e de actividades em torno da floresta e das árvores, da biodiversidade e das energias renováveis. Num verdadeiro desafio à imaginação e à criatividade, muitas das actividades que foram realizadas procuraram promover a leitura e educar para a sustentabilidade, envolvendo de Norte a Sul as crianças e os jovens de todos os níveis de ensino, os pais e todos os docentes das diversas áreas disciplinares.
Nas bibliotecas, foram facultados ambientes educativos em que a leitura e os livros estiveram “de mãos dadas” com actividades e iniciativas de promoção, de defesa e de preservação do ambiente.
Durante a última semana, as escolas para além de terem promovido a leitura assinalaram o Ano Internacional das Florestas formando para a promoção, defesa e preservação do ambiente e para a sustentabilidade, com recurso a especialistas, a palestras e a tertúlias. Realizaram-se múltiplas actividades de leitura e de escrita nas salas de aula, nomeadamente nas aulas de Área de Projecto e de Formação Cívica, que num verdadeiro exercício de cidadania culminaram, muitas vezes, em verdadeiros workshop’s. Também se realizaram concursos, jogos, exposições, dramatizações, hora do conto, encontros com escritores, feiras do livro e outras iniciativas, algumas delas no exterior do espaço escolar, tais como: marchas pela leitura e actividades variadíssimas, nomeadamente nas ruas, em cafés e jardins, o que permitiu que o livro, a leitura e o prazer de ler se estendessem a um país inteiro. Ao longo da Semana da Leitura, mereceram um destaque especial as feiras do livro que se realizaram em muitas escolas. Palmeira não foi excepção e também promoveu duas feiras do livro: uma na Biblioteca da Escola EB 2,3 e outra na Biblioteca da Escola EB1 de Dume.
Apesar dos convites e dos apelos feitos aos pais para que visitassem as feiras do livro, acompanhando os seus filhos, verifiquei que estes aderiram pouco a esta iniciativa. Contudo, nunca será demais solicitar aos pais que ofereçam livros aos seus educandos. A oferta de livros incentiva à leitura e ao desenvolvimento dos hábitos de leitura que passam, principalmente, pelo apoio e pelo acompanhamento das crianças feito no seio familiar. Ao fazê-lo, os pais criarão nos filhos “o bichinho da leitura”.
No entanto, uma criança deverá ter regras muito precisas de modo a garantir-se que não lhe falte tempo para ler. Assim, não poderá estar permanentemente a ver televisão, a jogar ininterruptamente no computador ou agarrada a uma playstation durante horas a fio a deixar-se tomar pela obesidade. Muito menos entregue a si própria e sem qualquer controlo parental acedendo livremente à internet e perdendo-se inocentemente nos “likes” do “facebook” e até noutros labirintos.
Defendo que as crianças devem brincar e ter muito tempo livre para o fazer. Mas a formação da personalidade crítica, criativa e consciente das nossas crianças e dos nossos jovens deve passar, necessariamente, pelo desenvolvimento das literacias, promovendo-se a formação de leitores para a vida.
Como não queremos uma “geração rasca”, formar para a cidadania é uma exigência e um desafio constante que se coloca à escola em geral e, em particular, aos pais.
Fonte: Correio do Minho, em 31-03-2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Bloco de Esquerda falta à verdade sobre o Parque Nacional Peneda Gerês

O PSD respondeu ao Bloco de Esquerda no seguinte comunicado que passamos a transcrever integralmente.
O Bloco de Esquerda divulgou ontem, 29 de Março, um comunicado em que, faltando à verdade, acusou o PS e o PSD de recusarem discutir no Parlamento um projecto de resolução do BE sobre o Parque Nacional Peneda Gerês.
Ora, tal acusação é falsa e não corresponde ao ocorrido na reunião da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento e Poder Local. O referido projecto de resolução do BE não foi, nem podia ser discutido nesta reunião da Comissão. Pelo contrário, este projecto constava da agenda da reunião apenas para que o BE indicasse se pretendia discutir o mesmo no Plenário ou em futura reunião da Comissão. Tendo o BE indicado pretender a discussão em Comissão, o Partido Socialista exerceu um seu direito potestativo de agendar a discussão para a reunião seguinte da Comissão.
O PSD não interveio nem se pronunciou nesta discussão, nem em qualquer momento recusou discutir qualquer iniciativa sobre o Parque Nacional Peneda-Gerês. Apesar de saber que nunca o seu Projecto de Resolução poderia ter sido discutido na reunião da Comissão, o Bloco de Esquerda não hesitou em faltar à verdade e “inventar” uma intervenção do PSD que nunca existiu.
O Bloco de Esquerda mostrou assim, e mais uma vez, uma atitude lamentável na vida política, sem hesitar em faltar a verdade para tentar fazer esquecer as populações e os autarcas da região do Parque Nacional Peneda-Gerês de que o PSD tem sido claramente o partido que no terreno e no Parlamento mais tem defendido uma gestão do Parque Nacional que seja mais eficaz e mais compatibilizadora dos interesses de conservação da natureza com os interesses e o envolvimento das populações e autarquias locais.
O PSD reitera a sua preocupação e atenção para com o Parque Nacional Peneda-Gerês e para com a necessidade de rever o respectivo modelo de gestão e de reapreciar o novo Plano de Ordenamento do Parque. O PSD prosseguirá o caminho que o tem tornado o partido que mais trouxe ao Parlamento os problemas no Parque Nacional e o descontentamento das populações e autarquias locais.
Grupo Parlamentar do PSD

Parque de Exposições de Braga abre portas à Agro 2011: organização espera receber mais de 50 000 visitantes

Amanhã, o Parque de Exposições de Braga (PEB) abre portas à Agro 2011, iniciando-se a 44.ª Edição da Agro.
Esta feira, que será inaugurada amanhã, vai estar patente ao público até ao próximo domingo, dia 3 de Abril.
Publicamos texto que nos foi remetido pelo PEB.
A 44ª edição da Agro 2011 começa já amanhã, dia 31 de Março, e vai estar no Parque de Exposições de Braga – PEB - até ao próximo dia 3 de Abril. A cerimónia de inauguração tem inicio marcado para as 11h e vai abrir as portas a quatro dias em que para além da forte aposta na reintrodução da fileira do leite, a administração do PEB pretende recuperar o prestígio da maior feira de agricultura do norte do país.
São esperadas mais de 50 000 pessoas no recinto da Agro 2011 que tem perto de sete mil metros quadrados de exposição, o maior recinto de exposição destinado à agricultura do norte do país e um dos maiores em todo o país.
“A Agro é uma referência no sector, são várias as gerações que por cá passaram e este ano temos a convicção que o número de visitantes será superior ao dos últimos anos”, afirma Jorge Miguel Corais, administrado do PEB.
O número total de expositores presentes no certame sofreu também um crescimento positivo, apresentando valores bastante superiores aos do ano passado. É um total de 265 expositores, entre 155 expositores directos, 140 nacionais e 15 estrangeiros, e 110 indirectos, com 30 representações nacionais e 80 estrangeiras.
“Os expositores são um elemento muito importante na feira e só com um grande número de expositores conseguimos atingir os objectivos que pretendemos. Conseguimos criar novas parcerias que nos permitem ter um número de expositores maior que o das edições transactas”, explica o responsável.
Aposta em animação apela a um crescimento do número de visitas
Para além dos stands de expositores que vão preencher a Agro, a confiança da organização para o número de visitas prende-se com o reforço que foi feito em termos de animação.
A Agro 2011 vai receber quatro espectáculos musicais que vão trazer muita animação ao evento.
Já amanhã, às 21h30,actua Maria Celeste e Carlos Ribeiro, na sexta-feira, à mesma hora, sobe ao palco Augusto Canário, no sábado, também à mesma hora, é a vez do Toy actuar e no domingo a Orquestra Flash Show, às 16h, faz o concerto de encerramento da Agro.
A Agro vai ser também foco de cobertura mediática com a presença da equipa do Portugal no Coração, programa da RTP, com emissão à tarde, na próxima quinta-feira. A primeira intervenção é às 15h50 e a segundo às 17h50.
Na sexta-feira, a Praça da Alegria, também emitido na RTP, durante a manhã, vai contar com uma equipa de promoção do PEB.
Na sexta-feira, às 14h30, vai decorrer uma actividade desenvolvida pela Confagri em cooperação com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima e vai colocar em cima da mesa a ‘Situação actual e futura do sector leiteiro’.
Também com cariz académico vão decorrer no Fórum Agro, um espaço inserido na Grande Nave, um conjunto de apresentações desenvolvidas por entidades envolvidas na Agro.
A primeira actividade desenvolvida dentro do Fórum Agro é da responsabilidade da Agros Comercial. O tema discutido vai ser ‘O Abeberamento das vacas leiteiras: necessidades e comportamento’, vai para o ar às 15 h e tem como oradores Martin Renet da Sociedade La Buvette, França, e Diogo Salgueiro da Agros Comercial.
O espaço disponível na feira vai ser também ocupado com actividades que pretendem atingir os objectivos dos visitantes. Para além do recinto da Raça Frísia e dos 5 concursos de diferentes raças, existe alojamento coberto para 60 animais, mais de 20 000 m2 de exposição para Maquinaria, mais de 400 máquinas agrícolas, mais de 50 fabricantes de maquinaria, 100 expositores de maquinaria, 250 marcas representadas.
Existe também um espaço dedicado às energias renováveis e acessórios, para a Imprensa Especializada, para a exposição Vinhos e Sabores e para as principais Instituições do sector.

terça-feira, 29 de março de 2011

Poeta da Montanha canta o Rio Homem

No dia 5 de Fevereiro último, na apresentação da obra poética "Coração de Algodão" de João Luís Dias, escritor terrabourense e presidente da Calidum, Pedro Barroso, um dos maiores cantores e compositores portugueses, afirmou que a existência dos «poetas maiores e com grandeza metafórica» como João Luís Dias são imprescindíveis por serem grandes artistas. Disse, ainda, que «os grandes artistas são homens que adoçam o Mundo, tornando-o mais brando e mais belo».
Subscrevemos as palavras de Pedro Barroso porque tu, João Luís, adoças o Mundo!
Hoje, com este vídeo, pretendemos homenagear-te, Poeta da Montanha!
Orgulhamo-nos de ti! Mas também nos orgulhamos da beleza ímpar do nosso Rio Homem e das actuações e da jovialidade da nossa banda centenária: a Banda Musical de Carvalheira.
Juntamos neste vídeo os três, numa simbiose quase perfeita!


PS e PSD desprezam populações do Gerês

Recebemos do Grupo Parlamenta do Bloco de Esquerda o seguinte comunicado: “O PS e o PSD defraudaram as populações do Gerês e os seus autarcas que desde a primeira hora se manifestaram contra o novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda Gerês” afirmou Rita Calvário, no final da reunião da Comissão Parlamentar do Ambiente, onde os deputados daqueles dois partidos recusaram discutir o Projecto de Resolução do Grupo Parlamentar do BE que recomendava ao governo a suspensão e revisão do Plano de Ordenamento daquela área protegida.
A deputada do BE acusa os deputados dos dois partidos de “não quererem resolver as debilidades do novo Plano que penaliza duramente as populações locais e as actividades tradicionais, virando as costas a quem sempre cuidou do Parque e dele é parte integrante”. Rita Calvário alega que “não há política de conservação da natureza que possa ter sucesso sem atender às populações que vivem ou usam as áreas protegidas” e acusa os deputados do PS e do PSD de “desprezarem e não darem saída ao descontentamento dos autarcas e das populações do Parque do Gerês”. Apesar deste revés a deputada adianta que o Bloco de Esquerda não vai desistir de ver o Plano de Ordenamento suspenso e garante que na próxima legislatura o BE voltará a apresentar o mesmo Projecto de Resolução.
GP/BE

Sem meios aéreos os nossos bombeiros estão desgraçados!

Autarcas do Gerês temem cortes nos meios de combate aos fogos Os autarcas de dois dos cinco municípios do Parque Nacional Peneda Gerês reagiram ontem com «cautela» ao anúncio de cortes nos meios de combate aos incêndios mas assinalam «preocupação» pois «mesmo com apoio aéreo o parque é sempre fustigado».
Os presidentes de câmara de Terras do Bouro e Ponte da Barca reagiram de forma diferente às declarações do presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, que no domingo admitiu cortes no orçamento para meios de combate a fogos na ordem dos 20 por cento, sendo que os meios aéreos serão os mais afectados. «Se já com o apoio aéreo tem sido difícil fazer frente aos fogos, sem ele, ou com menos meios, é que os bombeiros estão desgraçados», afirmou o autarca de Terras de Bouro.
Fonte: Diário do Minho, em 29-03-2011

Banda Musical de Carvalheira: dissolução da Assembleia pode comprometer concerto no Palácio de S. Bento

No dia 16 de Fevereiro último informamos neste blogue que no dia 13 de Abril, pelas 14h30m, a Banda Musical de Carvalheira daria um concerto no Salão Nobre do Palácio de S. Bento.
Informamos, também, que o Salão Nobre da Assembleia da República não dispõe de câmaras fixas, nem dos meios técnicos indispensáveis para efectuar a transmissão em directo e que, por isso, o concerto seria gravado pelo Canal Parlamento e divulgado pela ARnet.
Informamos, ainda, que as despesas relacionadas com esta deslocação à Assembleia da República seriam suportadas pela Câmara Municipal de Terras de Bouro e pela deputada terrabourense, Dr.ª Maria Teresa Fernandes.Pelo que o blogue Terras de Bouro apurou, prevê-se que durante esta semana a Assembleia da República venha a ser dissolvida pelo que, lamentavelmente, este concerto poderá não vir a concretizar-se.

segunda-feira, 28 de março de 2011

“Pintar a Páscoa 1” em Terras de Bouro

Na Vila de Terras de Bouro, estará patente de 5 a 26 de Abril, no Largo do Município, uma exposição de ovos de Páscoa.

Um milhão e 800 mil euros para dezasseis projectos

Entre trinta e cinco candidaturas aprovadas no âmbito do POCTEP — Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007-2013), representando um investimento comunitário na região de 3,1 milhões de euros, há dezasseis que abrangem a área geográfica do Alto Minho, significando um investimento de 1,8 milhões de euros pelo FEDER — Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Projectos aprovados Estas candidaturas contam com a participação institucional de entidades como a Comunidade InterMunicipal Minho Lima/ CIM Alto Minho (quatro projectos aprovados), a Associação Empresarial de Viana do Castelo (três projectos aprovados), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (dois projectos aprovados), o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo (um projecto aprovado). As quatro candidaturas que envolvem a CIM, que deverão ser executadas até Dezembro de 2012 incidem sobretudo em acções relacionadas com a cooperação transfronteiriça, no âmbito da temática das ecovias, a valorização do Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés, a gestão conjunta de serviços e equipamentos públicos dos dois lados da fronteira e a protecção activa do património do mar.Parque Transfronteiriço Liderada pela CIM Alto Minho, a candidatura relativa ao Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés tem como objectivo a valorização económica deste espaço através da conclusão da rede de 'Portas do Parque' e da construção de mais seis nos concelhos do Xurés, assim como da gestão e animação conjunta das cinco Portas do lado português e do lançamento de um programa de iniciativas de eco-empreendedorismo, tendo em vista a instalação de empresas que utilizem os recursos naturais do Parque. Com uma dotação global do FEDER de 1.352.528,35 euros, esta candidatura tem como parceiros, do lado português, as câmaras municipais de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Terras de Bouro, a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho - IN.CUBO e o Ecomuseu - Associação de Barroso, e do lado espanhol, os concelhos de Lobios, Bande, Calvos de Randín, Entrimo, Muiños, Lobeira e Ourense.

Fonte: Correio do Minho, em 28-03-2011

“Fim-de-Semana Gastronómico” em Terras de Bouro/Gerês

No último fim-de-semana, o Município de Terras de Bouro e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal promoveram, em 18 restaurantes do Concelho, o tradicional “Cozido de Terras de Bouro”, também conhecido por “Cozido de Couves com Feijão”.

Incêndios: Autarcas do Parque Nacional Peneda Gerês preocupados com cortes anunciados

Os autarcas de dois dos cinco municípios do Parque Nacional Peneda Gerês reagiram hoje com “cautela” ao anúncio de cortes nos meios de combate aos incêndios mas assinalam “preocupação” pois “mesmo com apoio aéreo o parque é sempre fustigado”. Os presidentes de câmara de Terras do Bouro e Ponte da Barca, contactados pela agência Lusa, reagiram de forma diferente às declarações do presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, que no domingo admitiu cortes no orçamento para meios de combate a fogos na ordem dos 20 por cento, sendo que os meios aéreos serão os mais afectados. São cinco os municípios que compõe os PNPG - Ponte da Barca, Terras do Bouro, Melgaço, Arcos de Valdevez e Montalegre. Para o autarca de Ponte da Barca, António Abreu, estes cortes não são “alarmantes”, pois a autarquia tem “meios de combate extra-subsídios estatais”.
“Em Ponte da Barca temos três brigadas financiadas pela autarquia e que não dependem dos subsídios que julgo serem afectados nestes cortes”, revelou. Aliás, adiantou António Abreu, a época de fogos já está a “ser preparada” pois já “se está a fazer a limpeza dos terrenos afectos à autarquia”. O “problema”, segundo este autarca, diz respeito às zonas de “minifúndios”, pois “não se sabe quem são os proprietários, o que dificulta o processo de notificação para que seja feita a limpeza”. A limpeza dos terrenos que englobam o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) também preocupa o autarca de Terras do Bouro, Joaquim Cracel.

“Os proprietários já foram notificados mas em muitos casos são idosos sem condições económicas para fazer a limpeza”, explicou à Lusa. Sobre os anunciados cortes, Joaquim Cracel reagiu com preocupação, “até porque o ano passado, sem estes cortes, os meios aéreos também não foram muito eficazes”. “Se já com o apoio aéreo tem sido difícil fazer frente aos fogos, sem ele, ou com menos meios, é que os bombeiros estão desgraçados”, afirmou. Para “contornar de alguma forma o flagelo dos incêndios” na autarquia, Joaquim Cracel revelou à Lusa que a “estão a ser estudadas opções de vigilância do Parque à custa da autarquia, pois o parque é sempre fustigado pelos fogos florestais”. A Lusa tentou ouvir os autarcas de Melgaço, Montalegre e Arcos de Valdevez, mas até ao momento não foi possível. Fonte: Lusa, em 28-03-2011

domingo, 27 de março de 2011

Apresentação do livro “Coração de Algodão” de João Luís Dias no Brasil

Em Abril, no Brasil, será apresentado pela Editora LP-BOOKS de São Paulo o livro do poeta terrabourense, João Luís Dias, «Coração de Algodão». Todos os terrabourenses se recordam que no dia 5 de Fevereiro do corrente ano o Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu-se para a apresentação desta obra poética do nosso Poeta da Montanha, que também é Presidente da CALIDUM.

É com muita alegria e satisfação que damos esta notícia! De facto, «Coração de Algodão» já atravessou o Atlântico e, tal como as naus de Pedro Álvares Cabral, “descobriu” o Brasil e irá “colonizá-lo” com os seus belíssimos poemas. Felicitamos o nosso poeta e todos os brasileiros por terem a oportunidade única de ler poesia “made in” Terras de Bouro.

Comemoração do dia da Banda Musical de Carvalheira

Hoje, comemorou-se o Dia da Banda Musical de Carvalheira. Esta banda centenária, baluarte do concelho de Terras de Bouro, foi fundada em 1839. Depois da Missa cantada, seguiu-se uma homenagem aos músicos já falecidos. A Banda Filarmónica de Magueija – Lamego associou-se a esta comemoração. Antes do concerto dado à tarde pela da Banda Filarmónica de Magueija e pela Banda Musical de Carvalheira, ambas as bandas confraternizaram num almoço servido na Pensão Rio Homem.

Aguardamos pelos próximos aniversários e desejamos a comemoração do bicentenário! Aproveitamos para felicitar a Banda Musical de Carvalheira a quem desejamos os maiores sucessos!

Grupo Desportivo do Gerês 1 – Gandra 1

Hoje, no Campo da Pereira, em jogo a contar para a 23.ª jornada da AF 1.ª Divisão Série A de Braga, o Grupo Desportivo do Gerês cedeu ume empate a uma bola frente ao Gandra. Com este resultado, a equipa da Vila do Gerês interrompeu um ciclo de vitórias que, certamente, não comprometerá a subida à Divisão de Honra. O Gerês, obviamente, já provou que tem uma boa equipa e que dependerá muito de si para a subida de divisão.À vigésima terceira jornada, a equipa do Gerês soma 47 pontos na tabela classificativa, com menos 5 pontos do que o Águias da Graça que mantém a liderança. Na próxima jornada, o Grupo Desportivo do Gerês desloca-se ao reduto do Soarense, que é terceiro classificado com 45 pontos. Desejamos, nesta deslocação ao Soarense, um resultado positivo!

Juvenis: Terras de Bouro 3 – Palmeiras FC 5

Ontem, no Campo Municipal de Terras de Bouro, em jogo a contar para a 21.ª jornada da AF Braga Juniores B 2ª Divisão Série B, os juvenis do Terras de Bouro perderam o encontro com Palmeiras FC (3-5). Com este resultado, o Terras de Bouro manteve o 9.º lugar na tabela classificativa. O Amares e o Palmeiras FC lideram a classificação, com 50 pontos respectivamente.

Pela primeira vez, o Município marcará presença na Feira de Nanterre

Pode ler-se no site da Câmara que: “O Município de Terras de Bouro irá marcar presença pela primeira vez na Feira de Nanterre, em França.O evento, que irá decorrer de 1 a 3 de Abril, trata-se de uma aposta do Município junto da extensa comunidade emigrante radicada em França e visa a promoção e venda de produtos típicos do concelho, nomeadamente, mel, chá, compotas, queijos, azeite e vinagre condimentado, naquela que é considerada a maior feira de produtos portugueses fora das fronteiras de Portugal. Uma vez mais os produtos locais vão estar presentes e o mesmo se passa com as mais recentes apostas da edilidade ilustradas nos painéis, extraordinariamente concebidos, que por norma são exibidos no stand do município”.

O supra referido texto, que foi publicado no site da Câmara Municipal (CM), está errado porque a participação do Município na feira de Nanterre já ocorreu em 2005, ano em que o Município esteve presente através da Associação "Pedras Brancas" de Covide. Pelo que o blogue Terras de Bouro apurou, o Município em 2005, depois de considerar a relação custo/benefício, decidiu não participar nos anos seguintes nesta feira. Entretanto, a Câmara para a inscrição no ano de 2011 gastará 1.700 €uros. Tendo em conta a situação de crise que o país atravessa, desejamos que a presença da "comitiva" do Concelho seja coroada de êxito.

sábado, 26 de março de 2011

Porto D’Ave 3 – Terras de Bouro 2

Hoje, em jogo a contar para a 23.ª jornada Divisão de Honra, a AD Terras de Bouro foi ao Porto D’Ave perder o encontro por (3-2). Mais logo saber-se-á se o Santa Eulália (3.º classificado) conseguiu um bom resultado no Celoricense e também o resultado do AC Martim (4.º classificado) que se desloca ao Ronfe. O Vilaverdense e o Marinhas, 1.º e 2.º classificados, jogam em casa esperando-se à partida resultados positivos.

Futsal: Núcleo Rio Homem 4 – AST Futsal 8

Hoje, no Pavilhão Municipal da Vila de Terras de Bouro, em jogo a contar para a 22.ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores da AF Futsal de Braga, o Núcleo Rio Homem, a jogar em casa, perdeu com o AST Futsal por (4-8). Na próxima jornada, dia 2 de Abril, o Núcleo Rio Homem defronta o Vieira Futsal.

Terceira ronda do 1.º Torneio Inter-freguesias em Futebol de 11

Na terceira ronda do 1.º Torneio Inter-freguesias em Futebol de 11 organizado pela ADR Terras de Bouro, registaram-se os seguintes resultados:
- Moimenta 3 – Chorense 1
- Valdosende 3 - Carvalheira 2
Nesta ronda a equipa dos Lírios do Gerês ficou isenta.
Nesta ronda, a equipa de Carvalheira entrou em campo com menos um jogador. Quando faltavam 20 minutos para o fim do encontro o Carvalheira vencia por 2-1, mas o árbitro expulsou dois dos seus jogadores . Mesmo assim, a jogar com oito deu uma boa réplica à equipa de Valdosende. O melhor jogador da noite foi sem dúvida o n.º14, Sérgio, jogador do Carvalheira.
Quando faltavam cinco minutos para o fim do jogo o árbitro também expulsou um jogador do Valdosende.
No final do jogo, ambas as equipas estavam muito insatisfeitas com o árbitro.
No próximo sábado, dia 31 de Março, teremos a quarta ronda com os seguintes jogos:
19h30 – Lírios do Gerês – Valdosende
21h30 – Carvalheira – Moimenta
Isento: Chorense

Kuduro no 6.º Sentido

Logo à noite, o 6.º Sentido, em Paredes – Carvalheira, organiza mais uma grande noite. Com Dj Carlos Guerreiro na "mesa", e a oferta de prémios para as danças Kuduro mais originais, prevê-se muita animação e diversão.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vilar da Viega: Comissão de Festas do Senhor da Saúde organiza Torneio de Sueca

Dia 2 de Abril, às 20h00, a Comissão de Festas do Senhor da Saúde organiza um Torneio de Sueca.
Este torneio, que decorrerá no bar do Senhor da Saúde, terá os prémios seguintes:
1.º prémio dois galos caseiros;
2.º prémio dois coelhos caseiros
3.º prémio duas garrafas de “WhiskY”
4.º prémio duas garrafas de “Porto”

Para além dos momentos de convívio que esta iniciativa proporcionará, as receitas das inscrições destinam-se a uma boa causa: às festividades em honra do Senhor da Saúde.
Participe!

Plano para alocar meios ao Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai ser dotado de meios próprios em matéria de incêndios florestais.
A ideia de um plano operacional para o único Parque Nacional do país foi abordada numa reunião que, ontem, juntou em Braga, na sede do PNPG, representantes de várias entidades, incluindo o 2.º comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), coronel José Codeço.
Vigilância e 1.º intervenção
O representante da ANPC avançou ao 'Correio do Minho' que existe um consenso no sentido do PNPG ser uma entidade autónoma em termos de meios de vigilância e primeira intervenção em incêndios florestais.
A ideia que ontem começou a ser debatida passa por alocar meios no Parque Nacional, que serão recursos do próprio PNPG e de outras entidades.

O próximo passo é identificar as entidades que podem afectar meios para integrar um dispositivo próprio do Parque Nacional, revelou o coronel José Codeço.
Em causa estão meios terrestres. De fora fica a alocação de qualquer meio aéreo ao PNPG, tal como chegou a ser recomendado, em Novembro do ano passado, pela Assembleia da República.
Esta recomendação da AR foi considerada 'irracional' do ponto de vista financeiro pelos secretários de Estado do Ambiente e d a Protecção Civil, com o argumento da coordenação de meios e do facto do Parque Nacional dispor de meios aéreos alocados nos três distritos, que podem ainda ser reforçados por meios nacionais, sempre que necessário.
Área em três distritos
Importa lembrar que o Parque Nacional tem área dispersa por três distritos: Braga, Viana do Castelo e Vila Real.
Da reunião de ontem saiu também o consenso no sentido da coordenação operacional, sempre que o plano for activado, ficar a cargo do Comando Distrital de Braga de Operações de Socorro, independentemente do local da ocorrência, embora em articulação com os CDOS de Viana do Castelo e de Vila Real, antecipa o 2.º comandante da ANPC.
Nesta primeira reunião foram já identificadas duas áreas críticas do Parque Nacional: a Mata da Albergaria/Cabril e o Soajo.
Falta saber se o plano operacional irá contemplar a vertente da prevenção de incêndios florestais.
Apesar de várias tentativas, não foi possível contactar o director das Áreas Protegidas do Norte, onde se inclui o PNPG, até à hora de fecho desta edição.
Em Portugal, o Parque Natural da Serra da Estrela dispõe já de um plano operacional que é activado entre Novembro e Abril, embora com características diferentes.
Fonte: Correio do Minho, em 25-03-2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

Alfa Pendular Braga-Porto

A deputada terrabourense, Dr.ª Maria Teresa Fernandes, juntamente com os deputados Nuno Reis e Francisca Almeida, entregou uma pergunta na Mesa da Assembleia da República em que questiona o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações na sequência das várias greves que se têm verificado na CP – Comboios de Portugal, EPE, nos últimos dois meses. Publicamos o requerimento apresentado.Assunto: Alfa Pendular Braga - Porto
Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Como será do vosso conhecimento, nas empresas públicas de transportes têm-se verificado várias greves ao longo dos últimos meses.
No caso particular da CP, de acordo com os sindicatos, as paralisações constituem a forma de protesto encontrada contra a falta de negociação por parte da empresa, o regime laboral dos maquinistas e a redução salarial, que resultou das medidas de austeridade previstas no Orçamento de Estado para 2011.
Com as paralisações programadas, as empresas públicas de transportes deverão chegar ao final do mês de Março com prejuízos directos entre 1,2 e 1,5 milhões de euros.
A CP – Comboios de Portugal, EPE, tem sido a empresa mais penalizada.
Segundo dados fornecidos pela própria CP, com as paralisações de 10, 15 e 16 de Fevereiro, foram contabilizadas perdas de 264 mil euros.
Com as greves parciais, os prejuízos do referido mês ascendem a 580 mil euros.
Relativamente ao impacto financeiro em Março, a empresa ainda não dispõe de dados.
Na passada quarta-feira, dia 23 de Março, a CP confirmou a supressão de todos os comboios, com excepção dos internacionais Sud Expresso e Lusitânia. No dia 25 de Março, haverá uma nova greve de 24 horas.
Na sequência de todas estas paralisações, os Deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga têm recebido inúmeras queixas dos clientes da CP, que, constantemente, vêem as suas vidas «viradas do avesso» por falta de transporte.
E são, precisamente, os clientes dos comboios Alfa Pendular, que efectuam o percurso entre Braga e Porto (Campanhã) e vice-versa, que têm sido mais prejudicados com todas estas greves.
Desde o passado mês de Fevereiro que os cidadãos são impedidos de viajar nestes comboios rápidos, recebendo dos funcionários da CP como justificação para a supressão dos mesmos, as greves às horas extraordinárias.
Como é evidente, tal acarreta também prejuízos financeiros para os trabalhadores de empresas do Distrito de Braga e do Distrito do Porto, bem como para as próprias empresas.
Acresce ainda, que a CP, apesar de ter conhecimento das paralisações com vários dias de antecedência, continua a proceder à venda dos bilhetes e tomou a decisão de não devolver o dinheiro aos clientes, alegando que as greves são da responsabilidade, única e exclusiva, dos sindicatos.
Por outro lado, a maioria das supressões que afectam os Alfas Pendulares, não incide sobre a totalidade do seu percurso, ou seja, entre Braga e Lisboa, mas apenas no percurso entre Braga e Porto.
É com muita apreensão e preocupação que os Deputados do PSD, nos últimos dias, têm recebido várias informações que dão conta da supressão definitiva dos comboios Alfas Pendulares neste percurso, tanto mais que a CP não oferece aos clientes alternativas reais, sobretudo em tempo de viagem.
Os próprios funcionários desta transportadora nas estações de Braga e Porto (Campanhã), confrontados com o teor destas notícias, ou as confirmam ou guardam silêncio.
Assim, importa questionar o Ministro responsável pela tutela política da empresa CP:
1- Que explicação tem o Governo, se alguma, para o facto das greves estarem a afectar primordialmente o serviço Alfa Pendular entre Braga e Lisboa, comparativamente ao mesmo serviço entre Porto (Campanhã) e Lisboa?
2- Tem o Governo noção dos prejuízos causados a empresas dos Distritos de Braga e Porto pelo cancelamento deste serviço entre Braga e Porto (Campanhã) ?
3- Que tem o Governo a dizer das dificuldades artificialmente causadas aos clientes nos pedidos de reembolso de viagens não efectuadas e quanto ao facto da CP, através do seu website, continuar a vender viagens que sabe antecipadamente virem a ser afectadas por greves já anunciadas?
4- Ainda no seguimento da questão 3, que tem o Governo a dizer relativamente ao facto de vários clientes da CP estarem a ver recusados pedidos de reembolso de viagens não efectuadas, com a justificação da empresa de que “as greves são da responsabilidade, única e exclusiva, dos sindicatos” ?
5- Por último, confirma o Governo a supressão anunciada da linha Alfa Pendular entre Braga e Porto (Campanhã) ?

Palácio de São Bento, 24 de Março de 2010
Os Deputados do PSD
Teresa Fernandes
Nuno Reis
Francisca Almeida

Furtavam gasóleo de viaturas de combate a incêndios

Este caso surgiu no mesmo dia em que a GNR do Gerês desmantelou uma quadrilha suspeita de furto de gasóleo agrícola em viaturas, parte das quais camarárias e destinadas à prevenção e combate contra os fogos florestais.
Numa operação que decorreu em duas localidades do Gerês, Rio Caldo e Covide, a GNR deteve um grupo conhecido por "Pistolas", alegadamente liderado por "Paco", um antigo trabalhador do Parque Nacional da Peneda Gerês, que por essa razão conhecia bem as zonas mais ermas onde havia veículos cheios de combustível.
Uma retroescavadora da Câmara Municipal de Terras de Bouro, destinada a abrir caminhos para facilitar o combate aos fogos e tractores cujos donos andam a recolher madeira, limpando assim as matas do Gerês, ficavam sem o gasóleo, quase sempre durante a noite, segundo apurou a GNR do Gerês.
Fonte: Expresso, em 24-03-2011

Escondido junto à casa de Cristiano Ronaldo foi apanhado por namorados

Jovem invadiu casa junto à futura vivenda de Cristiano Ronaldo, no Gerês. Assaltava casas de férias para alimentar-se até ser apanhado por um casal de namorados.
Um jovem de Famalicão passou incógnito durante mais de meio ano, na zona do Gerês, escondido numa casa de férias junto à futura vivenda de Cristiano Ronaldo, na freguesia de Valdosende, situada na outra margem do Rio Cávado onde tem vivenda de férias o seu empresário Jorge Mendes.

A odisseia do jovem durava desde o verão de 2010, quando se apercebeu da existência de centenas de casas de férias que ficam fechadas meses a fio, algumas das quais apenas ocupadas no Outono e no inverno sempre que há finais de semana prolongados.
Segundo investigações da GNR do Gerês, na sequência de várias queixas de pequenos furtos de alimentos guardados nas despensas das casas assaltadas, o jovem alternava as suas ações por várias casas mas tudo se precipitou esta semana.

Escondido na casa de banho
Numa dessas residências de veraneio quase sempre desocupadas durante o ano, o jovem estava a ver televisão, tranquilamente, num dos quartos, quando se apercebeu da chegada do casal proprietário, acompanhados pelo filho e a namorada deste. O intruso só teve tempo de esconder-se na casa de banho desse quarto (tipo suite), onde se deixou ficar.
O princípio do fim da aventura do jovem assaltante e ladrão surgiu quando os namorados fecharam o quarto e mantiveram relações sexuais, tendo, entretanto, a rapariga descoberto o intruso escondido na casa de banho. Traumatizados, os namorados fecharam o ladrão até à chegada da GNR do Gerês, que viria a relacionar o suspeito com a autoria de outros casos de assalto e furto de alimentos na zona.
GNR do Gerês desmantelou quadrilha suspeita de furto de gasóleo agrícola em viaturas destinadas à prevenção e combate contra os fogos florestais
Para evitar situações idênticas futuras, que poderão ter consequências graves, a GNR do Gerês aconselha os donos destas centenas de casas de veraneio a darem conta do período em que estão desocupadas.
Fonte: Expresso, em 24-03-2011

Parque Transfronteiriço Gerês-Xurès - participaçâo na Turexpo Galicia

A ADERE-Peneda Gerês, em parceria com o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés e com o Parque Nacional da Peneda Gerês, irão participar na edição 2011 da TUREXPO Galicia, que se realizará de 25 a 27 de Março, na Feira Internacional de Galicia.
Esta participação conjunta, enquadrada no âmbito do projecto de Gestão conjunta do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés – Parque Nacional da Peneda Gerês, financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal, pressupõe a promoção da oferta turística integrada de todo o território, como Parque Transfronteiriço Xurés-Gerês.

Sendo um dos grandes objectivos do projecto Natura Xurés Gerês o de favorecer o desenvolvimento económico da região, potenciando e valorizando produtos turísticos comuns, que tenham por base recursos ambientais endógenos, fomentando um destino turístico sustentável de qualidade e um tecido de agentes económicos locais mais coeso, a participação em grandes eventos e feiras do sector turístico torna-se fulcral.
Convidamo-lo então a visitar-nos, na Feira Internacional da Galicia, de 25 a 27 de Março.
Fonte: ADERE – Peneda-Gerês, em 24-03-2011