sábado, 31 de julho de 2010

Programa da VI Feira do Livro

O Núcleo Rio Homem organiza, na Vila de Terras de Bouro, a VI Feira do Livro com o seguinte programa:
Hoje, dia 31 de Julho, às 22h30, actua David Gonçalves;

Dia 1 de Agosto, às 21h30 sobe ao palco o grupo de teatro da Associação Cultural Nova Vida da Freguesia da Balança que representará as peças de teatro: “Petição” e “Os Crónicos”;

Dia 2 de Agosto, às 21h, Cinema ao Ar Livre;
Dia 3 de Agosto, às 21h30, cantares ao desafio com “Loureiro de Barcelos e Lolita” e, ainda, concertinas.

Incendiários não merecem consideração nenhuma

Lembramos aos terrabourenses que para se proteger dos incêndios as habitações, os edifícios e as instalações industriais é obrigatória a criação de uma faixa de 50 metros à sua volta.

O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, apelou ontem, em Braga, à denúncia de presumíveis incendiários.
O governante terminou em Braga uma ronda de reuniões que o levaram aos distritos que têm sido mais afectados por incêndios florestais, durante este mês.
Vasco Franco afirmou, referindo-se aos incendiários que “estes criminosos não merecem consideração nenhuma e não podem ficar impunes”.
O secretário de Estado relevou que “o esforço que está a ser feito pelas forças de segurança e pela Polícia Judiciária está a produzir resultados”, mas sublinhou que “aquilo que é mais difícil que é a constituição de prova pode ser ajudado pelo testemunho”, daí o apelo directo à denúncia.
A ‘mão criminosa’ foi, segundo Vasco Franco, um problema em comum apontado nas reuniões que manteve com representantes da Protecção Civil e com presidentes de Câmara.
O governante referiu-se ainda aos cerca de 40 por cento de incêndios nocturnos do distrito de Braga como “um indício muito claro” dessa acção criminosa.
Mas uma percentagem grande dos incêndios decorre da acção negligente, reconhece o secretário de Estado, que apelou às pessoas para redobrarem o s cuidados.
Em relação à limpeza dos terrenos e à obrigatória criação de uma faixa de 50 metros à volta das habitações, edifícios e instalações industriais, Vasco Franco disse ontem que esta semana de muitos incêndios revelou que “nos concelhos onde isso tem sido feito sistematicamente foi mais fácil resolver os problemas”.
“As maiores aflições em termos de defesa de casas e até de instalações industriais foi onde não havia essas faixas de contenção” apontou.
Neste contexto, “pedimos aos autarcas, das freguesias e dos municípios para convencerem as pessoas e para se substituírem, nos casos mais graves, às próprias pessoas porque é fundamental continuarmos este esforços” afirmou.
O objectivo das reuniões mantidas pelo secretário de Estado da Protecção Civil em vários distritos foi ouvir dos responsáveis no terreno, o que correu menos bem, até porque, face às previsões meteorológicas, “admitimos que pode houver, noutro momento, uma concentração tão grande de ocorrências” reconheceu.
Vasco Franco já anunciou que regressa em Outubro para fazer um balanço.
O reforço de medidas estruturais de prevenção é já um objectivo traçado pelo governante, avançou ontem.
Fonte: “Correio do Minho”, em 31-07-2010

Restaurante Lua de Mel

O Restaurante Lua de Mel dispõe de dois restaurantes com capacidade para 720 pessoas (sala n.º1 para 120 pessoas e sala n.º2 para 600 pessoas). De ambos os restaurantes, que vivamente recomendamos, para além de um manjar dignos dos deuses, desfruta-se de uma paisagem ímpar e belíssima. No Restaurante Lua de Mel, para além do Bacalhau à Lua de Mel, pode-se saborear, entre outros, um bom cabrito, um bom peixe e uma boa vitela. Estes e todos os pratos aqui servidos apresentam um tempero excelente e divinal.Ao longo dos seus 25 anos, para além do serviço de restaurante, já foram aqui servidos centenas e centenas de casamentos, de baptizados, de bodas de prata e, também ali tiveram lugar, nesta unidade de restauração terrabourense, inúmeros eventos. Para além do serviço de restauração e bar, o Restaurante Lua de Mel dispõe de 9 quartos com casa de banho privativo e TV.Lembramos que amanhã, dia 1 de Agosto, o Restaurante Lua de Mel festeja 25 anos. Saudamos toda a família Barros que com o seu trabalho tem provado que é possível ter-se uma empresa de sucesso no nosso concelho. Parabéns!
E porque o merecem desejamos-lhes os maiores sucessos profissionais e pessoais!
Bem haja!
Eis o programa:
12 horas – Sessão de morteiros;
14 horas – Tocadores de concertinas;
21 horas – David Gonçalves;
22 horas – JB;
24 horas – Sessão de fogo-de-artifício a cargo do pirotécnico António Pereira.
Parabéns ao Restaurante Lua de Mel!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vila do Gerês homenageia a sua padroeira Santa Eufémia

De 20 a 22 de Agosto, a Vila do Gerês vai estar em festa para homenagear a sua padroeira Santa Eufémia.

Eis o programa destas festas:

Dia 20 (sexta-feira):
- 10h - alvorada de morteiros;
- 21h - procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima;
- 22h - actuação do Grupo “Bandaneia”;
- 24h - fogo-de-artifício a cargo da Pirotecnia Barquense.

Dia 21 (sábado):
- 10h - alvorada de morteiros;
- 14h – actuação do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso;
- 15h30 - actuação do grupo “Amigos da Concertina”, de Verim;
- 17h - cantares ao desafio com Duarte, Irene, Eurico e Sara;
- 22h - espectáculo pela orquestra “Zona Norte”;
- 24h - fogo-de-artifício.

Dia 22 (domingo):
- 9h - alvorada de morteiros e entrada da Banda de Música da Associação Cultural e Musical de Avintes, Vila Nova de Gaia; - 11h - eucaristia solene em honra da padroeira do Gerês;
- 14h30 – actuação da Banda de Música da Associação Cultural e Musical de Avintes;
- 15h – entrada da Fanfarra Olival, Vila Nova de Gaia;
- 16h30 - majestosa procissão com andores e figurados;
- 18h – actuação da Banda de Música da Associação Cultural e Musical de Avintes;
- 22h - espectáculo pelo conjunto típico “Raízes do Minho”;

- 24h - fogo-de-artifício a cargo da Pirotecnia Barquense.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Braval ‘circula’ a biodiesel

Começou ontem a ser utilizado o biodiesel produzido na unidade de produção da Braval, “mais um passo importante” na história do ecoparque da empresa multimunicipal, que ontem recebeu os presidentes de câmara e vereadores dos seis municípios accionistas (Braga, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Amares e Vieira do Minho), naquela que foi a inauguração oficial da unidade

“O dia de hoje é sem dúvida, do ponto de vista ambiental, muitíssimo importante para a Braval”, disse aos jornalistas o director geral executivo, Pedro Machado, garantindo que nesta primeira fase o biodiesel será utilizado apenas nas viaturas da Braval, que passam a abastecer em posto próprio instalado no ecoparque da Serra do Carvalho, na Póvoa de Lanhoso.
“Só há uma semana é que a unidade está legalizada para produzir e abastecer as viaturas municipais”, salientou Pedro Machado, justificando que a “unidade já funciona há um ano mas nunca foi utilizado o biodiesel”, devido à inexistência de certificado de pequeno produtor autorizado, com isenção de imposto sobre produtos petrolíferos.
A Unidade de Produção de Biodiesel é a primeira em Portugal a tratar resíduos de óleos alimentares usados, um projecto que foi apoiado pelo Feder.
O projecto que custou 600 mil euros, financiado em 79 por cento pela União Europeia, foi, de acordo com Pedro Machado, “considerado de excelência ambiental porque visa a recolha de óleos alimentares usados porta a porta nos seis municípios accionistas da Braval”.
A capacidade de produção é de 1 milhão e 500 mil litros por ano, sendo que neste momento só estão licenciados 200 mil litros por ano.
“Esperamos chegar, o mais tardar, daqui a sete/oito anos a 1 milhão e 500 mil litros, sinal de que a população dos seis municípios colocam o óleo no oleão”, desejou o director geral executivo da empresa multimunicipal.
Neste momento, por cada litro de gasóleo 10 por cento é biodiesel, explicou o responsável, afirmando que “o excelente seria por cada litro de gasóleo termos um litro de biodiesel”.

Apetrechar as viaturas
Nesta altura, um dos principais obstácu los são as viaturas, que “ainda não estão apetrechadas para receber, neste rácio, o biodiesel”, referiu Pedro Machado, assegurando que “quando se atingir a meta dos 500 mil litros, o biodiesel passará também a ser utilizado pelas viaturas municipais das seis câmaras accionistas da Braval”, uma meta que deve ser atingida no próximo ano, apontou Pedro Machado.
Para continuar a sensibilizar a população

para a recolha de óleos alimentares usados, a Braval está a estudar a colocação de mais uma linha verde para as populações se poderem inscrever. Para além das mais-valias em termos ambientais, o biodiesel permite a redução dos custos em termos da utilização de combustível.
De salientar que a inauguração da Unidade de Produção de Biodiesel ficou, ontem, também marcada pela atribuição da certificação dos sistemas em Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.

Braval insiste na renovação da licença para tratar resíduos industriais
À margem da cerimónia de inauguração da Unidade de Produção de Biodiesel, o director geral executivo da Braval, Pedro Machado, lamentou a falta de abertura do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território para renovar a licença de recolha de resíduos industriais.
“A Braval licenciou o único ecocentro em Portugal de resíduos industriais num sistema multimunicipal” e “o nosso objectivo é valorizar ao máximo os resíduos provenientes da indústria” garantiu Pedro Machado, sublinhando que a empresa tem “a tarifa mais barata em Portugal, desde sempre, para o tratamento de resíduos industriais”.
“É lamentável que quando abre um privado a 60 quilómetros, os empresários tenham de pagar mais do dobro” pelo tratamento dos resíduos, criticou o director executivo da Braval, afirmando que “alguma coisa tem que estar aqui oculta” porque a empresa “sempre deu lucro equilibrado”.
“Este é um projecto que está na eminência de não continuar e isto vai penalizar os nossos industriais e os nossos munícipes”, lamentou Pedro Machado, convencido de que “a nossa maior força é que temos a razão”.
Fonte: “Correio do Minho”, em 29-07-2010

Festas em honra de S. Pantaleão

No próximo fim-de-semana, dias 31 de Julho e 1 de Agosto, realizam-se as festas em honra de S. Pantaleão. Para além da cerimónia religiosa, a organização promete muita alegria e confraternização e, pelo que o blogue terrasbouro apurou, está já confirmada a actuação do Rancho Folclórico de Carvalheira e de um grupo de concertinas da mesma freguesia.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Terras de Bouro promove nova caminhada pela Geira

Hoje, o jornal “Diário do Minho” e o jornal “Terras do Homem” divulgam a caminhada pelo Trilho da Geira.
No sapo, em “Terras de Bouro - Local - SAPO Notícias”, também é divulgada esta iniciativa.

Eis o texto de divulgação:
O município de Terras de Bouro, irá promover, uma vez mais e no seguimento da sua actividade turístico-cultural, de regularidade mensal, uma caminhada pelo 'Trilho da Geira', actividade que se iniciará pelas 9h00 do próximo sábado, em S. Sebastião da Geira - Chorense, e que tem uma duração aproximada de 3h30m.
O percurso pedestre, que se caracteriza por diversos locais de âmbito histórico, cultural e paisagístico, está classificado de pequena rota, com um grau de dificuldade médio e conta com uma extensão aproximada de 8 quilómetros pelos caminhos agrícolas das freguesias de Chorense e da Balança. Por estes locais, os caminhantes encontrarão, entre outros, o sítio de Cantos ou Bico da Geira, na Milha XV. Na Milha XVI, poderão apreciar o Lugar do Penedo dos Teixugos ou, na Milha XVIII, a Mutatio Saliniana, na Chãos de Vilar.
De referir ainda que, como é hábito, a acção terá o respectivo apoio logístico da autarquia e dos seus técnicos assim como o apoio de vários organismos, como o Instituto do Desporto, o Instituto Português da Juventude, a Fundação INATEL e a empresa "Águas do Fastio".
As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até dois dias antes do início de cada actividade, junto da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural do Município, pelo telefone 253 350 010, nos Postos de Turismo do concelho ou através do e-mail ddsc@cm-terrasdebouro.pt, sendo que, outras informações poderão ser recolhidas em www.cm-terrasdebouro.pt ou http://www.visitgeres.com/.

Mais uma placa que jaz neste lugar há 5 séculos

No dia 30 de Março, escrevi o seguinte texto neste blogue:
Quando subimos a Rua do Rio, na Vila de Moimenta, deparamos com esta placa de STOP numa posição invulgar! Garanto que este boneco jaz aqui recostado há pelo menos 5 séculos?
Será que é assim tão difícil mandar alguém pô-la no lugar?
Pelo jeito, ninguém com responsabilidades vê!...
Publiquei também a seguinte fotografia:
Hoje, publico outra fotografia porque este sinal de stop continua caído à espera que alguém o levante…
Fica a pergunta do costume: Será que ninguém com responsabilidades vê?...

Colégio La Salle acampa em Pesqueiras

Junto ao Rio Homem em Pesqueiras, na “Quinta do Senhor Nogueira”, estão acampados alunos do Colégio La Salle de Barcelos. Há dias, estiveram acampados alunos do colégio de S. Caetano de Braga também na “Quinta do Senhor Nogueira. Todos os anos no verão o mesmo ritual se repete e o Rio Homem neste local ganha mais vida e mais cor com a presença destes jovens. Tanto o Colégio La Salle como o Colégio de S. Caetano há muitos anos que acampam na margem do Rio Homem (do lado de Vila Verde) respeitam o rio e, obviamente, solicitam autorização aos donos da “Quinta do Senhor Nogueira”.Com a presença destes jovens, todo o espaço nas margens do nosso rio se humaniza e pode-se verificar o carinho com que tratam a zona ribeirinha. Achei, particularmente, curioso o nome que deram às Passadeiras de Pesqueiras: “Ponte Beija Flor”.
Como tratam muito bem o nosso rio, ambos os colégios são para nós terrabourenses bem-vindos!

Site do Colégio La Salle: Clique AQUI

terça-feira, 27 de julho de 2010

Informação meteorológica para as regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, das quais apresentamos o documento resumido para os cinco concelhos do PNPG, nos próximos dias as temperaturas nas regiões do PNPG serão muito elevadas.
Por este motivo, a ADERE- Peneda Gerês recomenda o máximo cuidado na realização de actividades ao ar livre, desaconselhando a realização de percursos pedestres ou actividades que exijam esforço físico elevado ou moderado durante este período.
Fonte: ADERE em 27-07-2010

Caminhada pela Geira (MILHA XVII À XXIII)

Terras de Bouro promove caminhada pela Geira (MILHA XVII À XXIII)
O Município de Terras de Bouro, irá promover uma vez mais e no seguimento da sua actividade turístico-cultural, de regularidade mensal, uma caminhada pelo “Trilho da Geira”, actividade que se iniciará pelas 9 horas do próximo dia 31 de Julho, em S. Sebastião da Geira (Chorense) e que tem uma duração aproximada de 3h30m. O percurso pedestre, que se caracteriza por diversos locais de âmbito histórico, cultural e paisagístico, está classificado de pequena rota, com um grau de dificuldade médio e conta com uma extensão aproximada de 8 km pelos caminhos agrícolas das freguesias de Chorense e da Balança. Por estes locais encontrará, entre outros, o sítio de Cantos ou Bico da Geira, na Milha XV, na Milha XVI, o Lugar do Penedo dos Teixugos ou na Milha XVIII, a Mutatio Saliniana, na Chãos de Vilar.

De referir ainda e como é hábito a acção terá o respectivo apoio logístico da Autarquia e dos seus técnicos assim como o apoio de vários organismos, como o Instituto do Desporto, o Instituto Português da Juventude, a Fundação INATEL e a empresa “Águas do Fastio”.
As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até dois dias antes do início de cada actividade, junto da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural do Município, pelo telefone 253 350 010, nos Postos de Turismo do Concelho ou através do e-mail: ddsc@cm-terrasdebouro.pt, sendo que, outras informações poderão ser recolhidas em www.cm-terrasdebouro.pt ou
http://www.visitgeres.com/.

Fonte: Câmara Municipal

Mais um secretário pessoal no Município de Terras de Bouro

Foi prometida a redução de despesas, mas afinal a máquina está bem maior! Já vão dois!.. Pelo jeito, o nosso município até pode suportar mais despesas e a prová-lo estão as nomeações de dois secretários pessoais: Um deles para o senhor Presidente da Câmara e outro deles para o senhor vereador Luís Teixeira. Eis os avisos publicados. MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO
Aviso n.º 14112/2010

Nos termos do n.º 3 do artigo 74.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com a nova redacção introduzida pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, nomeei Filipe Manuel Mota Pires, como Secretário do meu Gabinete de Apoio Pessoal, com efeitos a partir de 17 de Novembro de 2009.
Paços do Município de Terras de Bouro, 17 de Novembro de 2009. — O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim José Cracel Viana, Dr.

Aviso n.º 14113/2010
Nos termos do n.º 3 do artigo 74.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com a nova redacção introduzida pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, nomeei Manuel Fernandes Martins da Silva, como Secretário do Gabinete de Apoio Pessoal do Sr. Vice-Presidente e vereador a tempo inteiro, Dr. Luís António de Sousa Teixeira, com efeitos a partir de 1 de Julho de 2010.
Paços do Município de Terras de Bouro, 1 de Julho de 2010. — O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim José Cracel Viana, Dr.
Para ler as nomeações no Diário da República clique AQUI.

Aumentos de vencimentos no município de Terras de Bouro

Afinal o nosso país pode e o município também! Consulte aqui o Diário da República. Clique AQUI

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Restaurante Lua de Mel festeja 25 anos

No próximo dia 1 de Agosto, o Restaurante Lua de Mel festeja 25 anos. Saudamos toda a família Barros que com o seu trabalho tem provado que é possível ter-se uma empresa de sucesso no nosso concelho.
E porque o merecem desejamos-lhes os maiores sucessos profissionais e pessoais!
Bem haja!
Eis o programa:
12 horas – Sessão de morteiros;
14 horas – Tocadores de concertinas;
21 horas – David Gonçalves;
22 horas – JB;
24 horas – Sessão de fogo de artifício a cargo do pirotécnico António Pereira.
Parabéns ao Lua de Mel!

Inscrições abertas para a Cruz Vermelha

Encontram-se abertas as inscrições para voluntários/socorristas da Cruz Vermelha da Vila de Terras de Bouro.Se tens mais de 18 anos (concluídos em 2010) e a escolaridade obrigatória vem juntar-te a nós para ajudares a fortalecer a nossa equipa.
Poderás inscrever-te até ao dia 30 de Agosto na sede da Cruz Vermelha Portuguesa da Vila de Terras de Bouro ou pelo telefone: 253351444

Programa das Festas de S. Brás

Eis o programa das festas concelhias.


Trilhos pedestres da Geira e da Cidade da Calcedónia

A programação anual da realização de trilhos pedestres no nosso concelho prevê para o dia 31 do corrente, às 9 h, a Trilho da Geira (Via Romana) Milha XVII à XXIII, com início em S. Sebastião/ Chorense, na distância de 8 Kms e a duração de 3,30h.Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles."
Miguel Torga, Diário VII
Em homenagem ao escritor Miguel Torga, no dia 12 de Agosto, data do seu nascimento, terá lugar o Trilho Cidade da Calcedónia, com início às 18 h, no lugar do Calvário, Covide, com 4 h de duração e a distância de 7 Kms.

Miguel Torga - Clique AQUI

domingo, 25 de julho de 2010

Festas de Chamoim

Hoje, quando passei em Chamoim, verifiquei que os altifalantes das festas tinham sido colocados num camião bomba de betão. Os altifalantes altaneiros estavam na ponta do tubo da bomba de betão que fora elevado na vertical e lhes dava uma considerável altura. Foi de facto uma ideia genial!

Banda de Carvalheira na Festa do Senhor

Hoje, dia 25, a banda de Carvalheira actuou na Festa do Senhor em S. João do Campo. No próximo dia 1 de Agosto, actuará em S. Martinho de Dume – Braga.

Portagens: o bom senso imperou…

O facto de, a partir do passado dia 1 de Junho, o ICNB -Departamento das Áreas Protegidas do Norte ter começado a cobrar, na Mata de Albergaria, a portagem de 1,50 euros aos habitantes de Lobios que por lá passassem, criou um clima de revolta e mal-estar entre os nossos vizinhos, para mais por nunca lhes ter sido exigido qualquer franquia na travessia daquela Mata. Os protestos foram muitos da parte do município, imprensa e população locais, que chegaram a ameaçar com o corte da estrada, enquanto do lado. português, solidariamente, e como se refere noutra peça desta edição, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro aprovou por unanimidade, em 21 de Junho, uma moção apresentada pelo deputado municipal Agostinho Moura, do seguinte teor:
"Considerando que a Comunidade Económica Europeia veio derrubar de vez as barreiras que impediam o normal relacionamento entre os povos europeus, nomeadamente as fronteiras terrestres entre os diversos países; Considerando que, no Noroeste Peninsular no âmbito do bom entendimento entre os povos raianos e aproveitamento comum das sinergias locais, foi criado o único Parque Internacional Transfronteiriço entre o PNPG e o PN do Xurés, reconhecido pela UNESCO como a primeira Reserva Ibérica da Biosfera; Considerando que, a partir de 1/06/2010, o ICNB -Departamento das Áreas Protegidas do Norte começou a cobrar a portagem de 1,50 aos habitantes de Lobios, residentes no referido Parque internacional Transfronteiriço, sempre que pretendam atravessar a Mata de Albergaria; Considerando que essa prática, além de inabitual, é injusta, porque diferencia o tratamento concedido aos habitantes de Terras de Bouro, a quem, por razões óbvias, tal taxa não é cobrada, propõe-se, que tal decisão, porque discrimina, com tratamentos desiguais, os habitantes raianos pertencentes à mesma área protegida internacional transfronteiriça, seja, de imediato, abolida, já que está a gerar grande contestação entre a população afectada, com evidentes prejuízos no comércio e turismo de ambas as regiões raianas".
Certamente por, entretanto, ter reconsiderado a medida tomada, o ICNB - Departamento das Áreas Protegidas do Norte deu ordens, no dia 7 do corrente, para que aos habitantes de Lobios deixasse de ser cobrada a referida taxa na travessia da Mata de Albergaria, o que lhes agradou plenamente..
Afinal, o bom senso imperou. E ainda bem…
Fonte: Jornal Geresão, em 20-07-2010

Mais três águias no Xurés

Três águias-reais procedentes da criação em cativeiro no Centro de Recuperação e Reabilitação da Fauna Autóctone (GREFA), foram libertadas no passado dia 22 de Junho, num ninho artificiar instalado na serra de Santa Eufémia (Lobios). Os três exemplares com apenas dois meses de idade, apresentam uma constituição de animais adultos ainda que continuem a ser alimentados com ratos e coelhos pelos serviços do PN do Xurés, e vão ser submetidas a um acompanhamento através de satélite-GPS, que em cada momento, permite saber o lugar onde se encontram, assim como a área onde fixam a sua reintrodução.Esta solta faz parte de um programa iniciado em 2001, intitulado"Plano de recuperação da águia-real na Galiza", sendo que na área do PN do Xurés, já foram soltos nove exemplares, ainda que dois dos quais fossem, depois, encontrados electrocutados em Setembro do ano passado.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-07-2010
Águia-real do Gerês - Clique AQUI

Recordando o Professor Emídio Guerreiro (VII)

Agora que se aproxima a data da merecida homenagem que está a ser preparada ao Professor Dr. Emídio José Ribeiro, no centenário do seu nascimento ocorrido em 1 de Janeiro de 1910, publicam-se, de seguida, alguns depoimentos recolhidos junto de várias pessoas que trabalharam ou privaram de perto com este eminente valor da medicina portuguesa, de que as crónicas anteriores, tal como os testemunhos de hoje, constituem, aliás, uma prova inequívoca.
Pode ler os depoimentos no jornal “Geresão” de 20-07-2010.

O Gerês Antigo

Porque o tema se enquadra perfeitamente no âmbito desta rubrica, publica-se, de seguida, o texto que nos foi enviado pelo nosso colaborador, Armando Pinto Lopes, um geresiano pelo coração que muito admira a nossa vila: "É sempre com alegria que, mensalmente, recebo o "Geresão", que traz, normalmente, as boas novas da terra onde passei os melhores anos da minha juventude e onde criei amizades tão sólidas que nem o passar do tempo, nem a dispersão dos amigos pelos vários cantos do mundo, provocada pelas vicissitudes da vida, diluíram. Mas a vida, como os jornais, nem sempre nos trazem boas notícias ...As mortes recentes da Dra. Mimi Baltasar e do Lino Capela, noticiadas pelo nosso "Geresão" de Maio último, chocaram-me bastante. A amizade que me liga às famílias de ambos e o conhecimento que tinha deles, desde a sua infância, chocaram profundamente este jovem de 85 anos.
Recordo, a esse propósito, o pic-nic organizado no S. Bento da Porta Aberta pelas famílias Baltasar e Gonzalez, salvo o erro no ano de 1951, em que tive o prazer de participar como convidado do meu grande amigo Vítor Gonzalez, e desse convívio junto a fotografia anexa n.º1, onde, ao centro, se reconhece o Toneca Baltasar, ainda muito jovem.
Recordo também, com saudade, o Lino Capela, do estabelecimento do seu pai, o João Capela, no desaparecido, mas para mim inesquecível "Cantinho da má língua ". Enfim, recordo todos os jovens dessa época... como os que, ainda que mais novos do que eu, constam na 2.ª gravura anexa, tirada em 9 de Setembro de 1951, nos jardins da Vacaria onde, ao centro, se encontra o saudoso Lino Capela, ladeado, entre outros, pelo Ismael Guimarães, o meu falecido irmão Gaspar, o Chico Rabeca e o Carlos Guedes, este também já falecido. Jamais poderei esquecer a sã camaradagem que, sem preconceitos, vivi com alegria e amizade nesses bons velhos tempos. Às famílias Baltasar e Capela, um abraço do mais profundo pesar.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-07-2010

sábado, 24 de julho de 2010

Deliberações do Município

O Município de Terras de Bouro, na sua reunião de 2 de Junho, deliberou: aprovar o orçamento das Festas Concelhias/2010; atribuir um apoio monetário à Junta de Freguesia da Balança, no valor de 2.610,00 euros para melhoria das condições habitacionais de Cidália Sousa Filipe; atribuir um subsídio à Junta de Freguesia de Rio Caldo para arranjo do estradão municipal Senhor dos Passos/Pedreirinha no montante de 2.625,00 euros + IVA; atribuir um subsídio à Junta de Freguesia de Rio Caldo para melhoramento do caminho na parte Baixa do lugar de Parada no montante de 1.083, 75 euros + IVA; atribuir um subsídio à Junta de Freguesia de Chamoim para construção de um muro de suporte no caminho que liga Chão de Pinheiro a Pergoim, no montante de 2.400,00 euros + IVA; instalar a rede informática no Posto da GNR de Terras de Bouro; aprovar o protocolo de colaboração entre o Município de Terras de Bouro e o Agrupamento de Escolas de Rio Caldo, Junta de Freguesia de Rio Caldo e Junta de Freguesia de Vilar da Veiga tendo em vista o desenvolvimento das actividades de apoio à família para as crianças do pré-escolar e 1.º Ciclo; aprovar o protocolo entre o Município e a Associação de produtores Biológicos de Terras de Bouro, tendo em vista o desenvolvimento de uma actividade de apoio e incentivo à produção agrícola em modo biológico; ratificar o protocolo no âmbito de Investigação Move; transferir para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro a quantia de 53.800,00 euros, para assinalar o 25.º aniversário daquela associação; suportar a energia eléctrica do recinto desportivo da Pereira a pedido do Grupo Desportivo de Gerês; aprovar a proposta para a reorganização dos serviços municipais nos termos do Dec-Lei n.º305/2009; proceder à concessão do posto de abastecimento de combustíveis - Marina de Rio Caldo após apreciação/autorização da Assembleia Municipal; aprovar a proposta abertura de procedimento concursal para provimento de um cargo de direcção intermédia de 2.0 Grau -Chefe de Divisão e Financeira. Entretanto, na reunião de 1 de Julho, deliberou-se: deferir o pedido apresentado por Custódia José Fernandes para substituição do telhado da sua habitação, no valor de 873,34 euros; atribuir um subsídio aos formandos do curso EFA, Operador Florestal, de Vilar da Veiga, para despesas com a palestra sobre "Prevenção de Incêndios Florestais", no montante de 129,96 euros; aceitar o convite da Federação de Câmaras do Comércio e Indústria da América do Sul - Membro do Conselho Honorífico para este Município ser Membro do Conselho Honorífico Institucional da Federação em Portugal; atribuir um subsídio ao Centro de Animação de Verão de Valdosende para despesas com o salário da animadora sócio-cultural, montante de 900 euros; aprovar o protocolo de colaboração entre este Município e o Instituto da Segurança Social, Centro Distrital de Braga, tendo em vista o atendimento e acompanhamento social aos indivíduos e famílias em situação de pobreza e de exclusão social.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-07-2010

PNPG: Maravilha que merece mais que ser eleita

Tem merecido um destaque significativo nos meios de comunicação social a eleição das Sete Maravilhas da Natureza, corrida em que o Parque Nacional da Peneda-Gerês continua envolvido, agora que o processo; se encontra numa fase mais avançada e, consequentemente, com um leque de candidatos mais reduzido e apurado. Como seria aliás de esperar. Não é por acaso que o território que o constitui foi o único a merecer, no nosso país, o estatuto máximo de parque nacional.
Mas, como já foi evidenciado num anterior editorial dedicado a este tema, importa meditar no objectivo para cujo alcance pretende contribuir quem vota no património natural que mais aprecia ou quando se apela a que outros votem neste mesmo sentido.
A Peneda-Gerês só continuará a ser a Peneda-Gerês se a integridade territorial dos seus 70.000 hectares for garantida e salvaguardada. Referimo-nos à integridade sob o ponto de vista natural, está claro, precisamente a que diz respeito à vertente patrimonial que agora se promove, e tantos motiva neste concurso. Integridade que é posta em causa quando para eles se exige a concretização de projectos, sempre envolvendo infra-estruturas violadoras do espaço.

Só a defesa do território no seu conjunto poderá preservar preciosidades que subsistem no interior desta área protegida como é o caso da Mata de Albergaria e de outros redutos que, lamentavelmente, na maior parte das vezes só merecem uma referência quando uma calamidade - como um grande incêndio - se abate sobre eles.
É importante dar maior visibilidade a um património que se pretende salvaguardar para as gerações futuras, por ser raro, por ser ímpar, mais ainda num país que maltrata a paisagem, a biodiversidade, as espécies autóctones, sejam elas vegetais ou animais. Mas não podemos ficar por aí, sob pena dessa visibilidade poder contribuir para uma maior pressão potenciadora da delapidação do património que todos dizemos admirar e por isso merecer a escolha no momento de votar. Visibilidade não é necessariamente sinónimo de conhecimento. E desconhecimento é algo que não contribui para o respeito e para uma usufruição sustentada, dos valores que estão na origem desta movimentação.
É pois, do maior interesse que dinâmicas como a realização deste concurso tenham em conta o interesse da necessária divulgação dos valores em causa e da forma de os melhor preservar. O melhor prémio que podemos dar ao espaço natural por nós eleito é (também) contribuir para o debate das questões que comprometem a sua preservação, no sentido de encontrar os indispensáveis consensos entre os diversos pontos de vista das várias entidades envolvidas na região de modo a que esta maravilha da natureza seja preservada no futuro. Independentemente do resultado deste concurso.
Fonte: Jornal Geresão, em 20-07-2010